fbpx
Alice em Forma

2016: O ano para alcançar as metas que a gente vem listando ao longo dos últimos anos


Olá Alices!

Hoje eu vim falar com vocês sobre atividade física, mas quero ir além das mesmas dicas que vemos por aí todos os anos.

É claro que início de ano tem sempre aquele clima de recomeço. Quando vira o ano, é como se a gente ganhasse um livro novinho com 365 páginas em branco para preencher, e aí começamos tudo de novo. Aquela dieta que vai fazer você se sentir a rainha da bateria do carnaval, aquela academia da moda que todas as celebridades estão frequentando, e que se funciona para eles é claro que vai funcionar para você. E não vamos esquecer também dos tratamentos estéticos que prometem milagres.

12299387_751884584917689_97332429151094401_n

      Eu, às vezes, penso que algumas clínicas devem estar trabalhando com varinhas de condão para conseguir os resultados que prometem. Veja bem, eu não estou aqui para criticar essas tendências. Que atire a primeira xícara de chá a Alice que nunca fez uma dieta mais rígida para caber no vestido de madrinha, ou que nunca contou com ajuda de uma esteticista para diminuir um número do manequim. Algumas ocasiões fazem a gente recorrer a ações emergenciais mesmo, mas temos que pensar no impacto que isso tem na nossa saúde.

      Todos os anos as academias brasileiras enchem de dezembro a março, e depois as pessoas vão simplesmente sumindo da academia. Nem aquela velha técnica de pagar o plano anual parece funcionar. Se você já pagou academia para ficar sentada no sofá, saiba que você não está sozinha. A mensalidade da academia está entre as 10 coisas que as pessoas mais pagam para não usar no Brasil. Pior que o prejuízo financeiro é aquela sensação ruim de mais uma vez não ter conseguido fazer uma mudança real nos seus hábitos e incluir o exercício físico na sua rotina. E é para acabar com essa frustração que eu queria sugerir algumas pequenas mudanças para você começar 2016 de uma forma diferente. Vem comigo ver as dicas!

      1. Keep calm e organize uma agenda de exercícios possível
Corredores de maratona sabem que se iniciarem a prova “acelerados” dificilmente terão energia para concluir o circuito. Gerenciar a energia durante todo o percurso é essencial para o atleta alcançar seu objetivo. E assim funciona com qualquer exercício físico.

      Se você entra na academia depois de meses de sedentarismo e acha que passar horas pegando pesado vai fazer você conseguir resultados rápidos, saiba que você tem mais chances de conseguir uma lesão do que de caber naquele biquíni incrível que você comprou para arrasar nesse verão.

      Analise a sua rotina, e veja como incluir a atividade física nela. Se possível, tente não usar as férias para fazer isso. Costumamos ter mais tempo livre durante as férias, e depois não conseguimos seguir o mesmo plano de exercícios quando voltamos a trabalhar. Planejamento é chave do sucesso para mudanças de hábitos.

      2. Procure ajuda de um profissional
Na prática de exercícios, ter orientação profissional além de manter a motivação para continuar sua agenda de exercícios, evita também lesões que podem te manter afastada da academia, ou até gerar um problema permanente de saúde. É muito comum pessoas que praticam atividades físicas sem acompanhamento profissional desenvolverem problemas crônicos de coluna e nas articulações.

      O acompanhamento de um fisioterapeuta ou personal trainer vai te ajudar com o planejamento da sua nova rotina, entendendo quais são as suas expectativas, avaliando a sua condição física, e irá te ajudar a traçar um plano com metas viáveis e seguras para você alcançar o resultado que tanto deseja, sem riscos para a sua saúde. Vamos malhar, mas com foco no bem-estar, Alices!

      3. A alimentação também entra na mudança de hábitos
Sabe aquela história de ficar 2 horas na esteira para comer uma panela de brigadeiro? Cilada! Já ouvi muitas pessoas dizendo que malham para poder comer, contando cada caloria de uma balinha para saber quantas abdominais vão ter que fazer para queimar depois, e assim ignoram a qualidade das calorias que estão ingerindo. Mais uma vez contar com as orientações de profissional especializado vão fazer diferença entre o sucesso e um problema de saúde.

      É muito comum que pessoas que fazem dieta sem orientação correta desenvolvam problemas de saúde, como cálculos renais e anemias, além de distúrbios alimentares muito sérios. Comer com saúde vai impactar nos resultados da sua rotina de exercícios, além de serem os principais “provedores” da energia que você precisa para se exercitar.

      4. Mantenha-se motivada
Depois de criar sua rotina de exercícios, e rever sua alimentação, é importante criar estratégias para se manter firme no seu propósito, afinal de contas, o maior desafio da prática de exercícios é torná-la um hábito.

      Para não deixar o desânimo bater, crie metas de curto prazo, e se premie quando alcançá-las. Você pode, por exemplo, pegar um jeans que você adora, mas não cabe em você, e definir uma data para voltar a vesti-lo. Se conseguir, saia com as amigas, ou com o companheiro para comemorar.

      Tente não estabelecer metas de peso, pois massa magra pesa mais que gordura, então você pode eventualmente estar perdendo medidas e ganhando peso. Quando não conseguir chegar na sua meta, reveja a sua rotina e veja o que você precisa ajustar para chegar lá.

      Mas trace metas reais! Caber naquele vestido que te caia super bem antes da chegada do bebê pode não ser algo que você consiga fazer com um mês de atividade física. Lembre-se: as metas são para motivar e não para frustrar.

10300774_1138846139473796_5258312491324280370_n

Eu quis compartilhar essas dicas com vocês, minhas amigas queridas, porque sei que até a mais desencanada das mulheres às vezes não se sente confortável com corpo, e elas estão longe de tentarem impor algum tipo de padrão estético.

      Essas sugestões são para todas as Alices que querem viver 2016 com mais saúde e de bem com seu corpo. Que nesse novo ano, a prática de atividade física deixe de ser uma meta e vire um hábito, e que se novo hábito transforme a vida de vocês. Como Einstein sabiamente falou: “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Caso precisem de orientação, contem comigo.

Um 2016 de muitos resultados diferentes, é o que eu desejo a todas vocês.
Um abraço carinhoso,
Ana Motta.

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO