fbpx
Saúde e Bem Estar

Água com limão. É mesmo um “santo remédio”?


          Esse é um dos temas preferidos em publicações, o consumo da água com limão já virou ritual entre a maioria das pessoas. Justamente devido à proporção que esse assunto tomou, voltaremos a ele para esclarecer o que é realidade e o que é mito.

         As mídias vendem essa prática como uma estratégia milagrosa para emagrecer. A verdade é que emagrecer não é um efeito direto do consumo da água com limão. Mas sua prática, segundo estudos científicos, contribui para uma série de reações benéficas no nosso organismo, que poderão contribuir para a saúde e até mesmo uma consequente perda de peso.

IMAGEM ÁGUA COM LIMAO 2

          Ao que tange o metabolismo, a água com limão atua como alimento termogênico, aumentando o gasto de energia para ser absorvida. O limão, assim como outros cítricos, embora seja uma fruta ácida, tem o poder de auxiliar na manutenção da alcalinidade do pH sanguíneo e eliminação de toxinas. Essa ação melhora o metabolismo dos nutrientes e reduz o acúmulo de líquidos, que é tão indesejado, principalmente entre mulheres.

          Alguns estudos ainda conferem a essa bebida outro feito, a redução da vontade da ingestão de café. Isso é muito interessante para pessoas que sofrem de ansiedade, pressão alta, enxaqueca, gastrite entre outras desordens, onde o consumo de café agrava os sintomas.

          Falando um pouco de saúde em geral, o limão ocupa o primeiro lugar na lista de frutas preventivas. Tem papel antioxidante, bactericida e cicatrizante, atuando no sistema imunológico. Então como ser contrária ao seu consumo?

IMAGEM AGUA COM LIMAO 1

          A menos que você seja intolerante ao limão (caso em ocorre em raras pessoas e é descoberto em exames sanguíneos ou salivares) essa pratica tem seu valor, está aprovada.

          E se é para falar dos benefícios do limão vamos aprofundar um pouco o assunto, estudos recentes descobriram uma substância no limão que pode sim ser milagrosa, não para o emagrecimento, mas na prevenção ao câncer. Estamos falando sobre o D-limoneno, que faz parte de quase 100 estudos científicos realizados em animais e seres humanos, para prevenção e tratamento de câncer. É um composto natural que, quando devidamente usado, é livre de toxicidade, age aumentando a capacidade do corpo em desintoxicar-se, induzindo a morte natural das células cancerosas e/ou inibindo o seu crescimento celular. A dosagem preventiva de d-limoneno é o consumo diário de 2 limões (polpa e casca).

          A dica para consumir essa dose diária é utilizar a polpa na água e a casca batida no suco verde. Uma vez esclarecido o assunto, que tal começar agora?

Atenciosamente, Poliana StabileNutricionista.

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO