Saúde e Bem Estar

Além do ganho de peso: as consequências do hipotireoidismo

Você sabia que o hipotireoidismo, uma das doenças endócrinas mais comuns, atinge mais
as mulheres?

Memória fraca, intolerância ao frio, pele e cabelos secos, constipação e irregularidades menstruais são alguns dos sintomas.

Entenda o que é o hipotireoidismo e o que você deve fazer para descobrir a doença.

O que é hipotireoidismo?

Segundo o Dr. Bernardo Almeida, diretor médico do Hilab, o hipotireoidismo é caracterizado pela baixa função dos hormônios da tireoide (T3/T4), normalmente causado pela baixa produção destes.

“É uma condição muito comum e muitos não sabem que possuem a doença pelo fato de não causar sintomas nas fases precoces ou por causarem sintomas muito inespecíficos, o que dificulta o diagnóstico”, destaca Bernardo.

Para identificar essa doença, assim como outras da tireoide, o primeiro exame solicitado é a dosagem do TSH, que já pode ser feita em sua própria casa, no conforto do seu lar, com o Hilab.

Existem duas formas de hipotireoidismo: o hipotireoidismo declarado, que é a deficiência grave de hormônios da tireoide e o hipotireoidismo subclínico, que é a forma moderada.

Raramente a forma moderada apresenta sintomas, no entanto está associada a maior risco de evolução para hipotireoidismo e aumento do risco cardiovascular.

O hipotireoidismo subclínico ocorre em 10% da população. Portanto, o exame pode auxiliar na identificação dessa condição.

Atenção mulheres!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e American Thyroyd Association, o exame de TSH é recomendado principalmente para as mulheres com idade igual ou superior a 35 anos. Mas esta é apenas uma das recomendações para fazer o exame.

Ele também é recomendado para pessoas que têm um maior risco de disfunção na tireoide como presença de bócio (conhecido popularmente como papo), história prévia de cirurgia na glândula ou história de doenças da tireoide na família.

Um leve ganho de peso, que não está entre os sinais principais. Fique de olho!

Embora o hipotireoidismo seja muitas vezes associado ao ganho de peso, a doença não causa obesidade, diferente do que muitas pessoas acreditam. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, quando não tratado, o hipotireoidismo pode gerar um leve ganho de peso, cerca de 2 ou 3 quilos, geralmente relacionado à retenção de líquidos.

Este leve ganho de peso não é o sinal mais frequente. Os sintomas mais comuns incluem memória fraca, intolerância ao frio, constipação, olhos inchados, voz rouca, voz mais grave, irregularidades menstruais e pele seca.

Uma vez que os sintomas clínicos não são específicos do hipotireoidismo, ou seja, também são característicos de outras condições clínicas, a determinação do TSH é o passo inicial para o diagnóstico da doença.

O que acontece se eu não tratar o hipotireoidismo?

Se o hipotireoidismo não for tratado, os níveis de colesterol no sangue podem se elevar, o que aumenta as chances de uma pessoa desenvolver problemas do coração. Além disso, o hipotireoidismo também prejudica o desempenho físico e mental, o que afeta a qualidade de vida.

Por isso, se você não sabe seus níveis de TSH, ou se encaixa na população de risco para hipotireoidismo, não deixe de fazer o exame. As mulheres acima de 35 anos são o grupo mais favorecido pelo teste.

Preciso cuidar somente da tireoide?

Além de cuidar da tireoide, também é importante que você fique atenta à sua saúde sexual.

Você utiliza camisinha em todas as relações sexuais?

A relação sexual sem proteção é a principal forma de transmissão das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis, antes denominadas DSTs). HIV, Sífilis e Hepatites são apenas alguns exemplos de infecções que podem ser transmitidas desta forma.

No Brasil, que hoje está vivendo uma epidemia de sífilis, a população mais afetada pela infecção são as mulheres. Por isso, é imprescindível fazer, pelo menos uma vez ao ano, os exames que detectam as ISTs.

Sobre o Hilab

Com o Hilab você pode realizar um exame e receber um laudo, pronto para levar ao médico, em apenas 15 minutos.

Você instala o aplicativo, realiza a compra do exame que deseja fazer e um profissional de saúde vai até a sua casa ou trabalho para realizá-lo.

Perfil lipídico (colesterol), Beta-hCG (gravidez), HIV, Sífilis e Hemoglobina Glicada (Diabetes), além do exame de TSH (Hipotireoidismo).

Faça seu exame na hora! Disponível em Android e iOS, baixe agora mesmo e chama o Hilab.