Histórias de Alices

Após AVC, estudante se forma em Medicina e sua história bomba no Clube da Alice

Uma história contada pela nossa Alice Inubyélem Fiúza bombou no Clube da Alice e foi matéria no Fantástico no último domingo.

A história é a da primeira estudante do Brasil a se formar em medicina depois de perder a fala e os movimentos.

Impressionante né? A Elaine sofreu um acidente vascular cerebral aos 26 anos em decorrência de uma doença chamada trombofilia. Apesar de perder a fala e os movimentos, a jovem não desistiu do sonho de se tornar médica.

Elaine Luzia dos Santos tem de 33 anos, não fala, não anda e não tem o movimento dos braços e das mãos. Ela é a primeira estudante do Brasil, com essas condições, a se formar em medicina.

Aos 21 anos, Elaine foi aprovada no curso de medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Cascavel. Mas em 2014, aos 26 anos, um episódio mudou a vida dela pra sempre: depois de ter acordado com dor de cabeça durante a madrugada, ela caiu esperou socorro por 16 horas e no hospital recebeu o diagnóstico de que tinha sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).

Elaine tinha uma doença chamada trombofilia, que é talvez uma das maiores causas de AVC em pacientes jovens, homens e mulheres. Elaine ficou 30 dias na UTI, ela perdeu todos os movimentos do pescoço pra baixo e a capacidade de falar, mas manteve a lucidez e o intelecto.

Na UTI, um colega do curso de medicina apresentou pra Elaine esta prancha alfabética. São cinco linhas, cada uma com cinco letras. Com ela, Elaine reaprendeu a se comunicar. Em vez da fala, com o olhar.

“Conforme ela quer soletrar a palavra que ela quer dizer, nós perguntamos se linha 1, 2, 3, 4, 5. E ela pisca conforme a linha que ela quer soletrar. Quando é a letra que ela quer, ela pisca. Quando não é a letra, ela olha pra cima. Nesse sistema, vamos organizando palavras e frases até ir formando o discurso que ela quer proferir”, explica Clarice, cuidadora de Elaine.

Nós amamos o post que a Inubyélem Fiúza fez no nosso grupo do Facebook e onde encontrou muito carinho das Alices emocionadas com tamanha determinação.

“Boa tarde, Alices!!

Quero pedir licença à todas para compartilhar a história da minha tia, a Elaine. Que é uma história de superação e talvez inspire algumas de vocês!

Pois bem, vamos lá: A Elaine era formada em Farmácia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Cascavel quando decidiu cursar Medicina e passou na mesma universidade.
No terceiro ano do curso, com 26 anos ela sofreu um AVC e perdeu todos os movimentos do corpo, inclusive a fala. Para nós familiares e principalmente pra ela, foi um choque pois ela sempre foi muito saudável, praticava exercícios físicos, mas enfim… agora tudo teria que se readaptar, ela teve que aprender a “ FALAR COM OS OLHOS”
E assim ela fez com o apoio de todos nós, principalmente dos pais dela e da UNIOESTE decidiu olhar para frente e dar continuidade no curso. Hoje com 33 anos, depois de todos os obstáculos e enfrentamentos ela está terminando a faculdade e é a primeira pessoa a se formar em Medicina no Brasil com Tetraparesia e Afasia.
Muita gente se questiona como ela irá atuar, e ela optou por se especializar em Radiologia, laudando exames, o que não precisa ter contato direto com o paciente, caso não queira.

Ela é a minha inspiração de vida, nunca desistiu do sonho dela, ela é muito persistente, dedicada. É uma mulher maravilhosa.
Ela passou na RPC regional hoje e nos próximos dias provavelmente irá passar aqui em Curitiba e região também. E em alguns programas a nível nacional.

E é com os olhos cheios de lágrimas (pois eu SEMPRE me emociono kkk) que termino a minha publicação.

Obs: se alguém quiser seguir ela, o Instagram dela é @elaineluzia__ “

Desejamos tudo de melhor para a Elaine e muito sucesso na sua carreira.