Alice do Bem

Caminhada Agosto Lilás encerra a Meia Maratona do Clube da Alice

Com inscrição gratuita, Caminhada do Agosto Lilás marca os 16 anos da Lei Maria da Penha

Engajar-se contra a violência doméstica é uma necessidade urgente de toda a sociedade. Um marco nessa história é a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que define a violência doméstica contra a mulher como crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. A aprovação da lei se deu em 7 de agosto de 2006 e em 2020 foi instituído o “Agosto Lilás”, destacando o mês de proteção à mulher.

Corrida Pela Paz Clube da Alice – Foto Lucy Lima

Para celebrar os 16 anos da Lei Maria da Penha, Curitiba terá a Caminhada do Agosto Lilás. Um movimento que une vários agentes da sociedade, promovendo um evento mobilizador. A caminhada acontecerá no dia 7 de agosto, domingo, às 7h15 e tem inscrições gratuitas. A concentração acontece a partir das 7 horas no Shopping Crystal com largada em frente a entrada na Rua Benjamin Lins, 747, A entrada das participantes acontecerá pela Comendador Araújo, 731.

No mesmo dia será realizada a Meia Maratona de Curitiba Clube da Alice — única prova de meia maratona voltada exclusivamente para mulheres — que contará com mais de três mil corredoras. A caminhada marcará o encerramento da prova.

A Caminhada do Agosto Lilás tem realização do Clube da Alice e do Nosso Time Brasil e apoio da Pinó, Zet (ambos da Gazeta do Povo) Rádio 98 FM, RPC TV, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Justiceiras e Mulheres do Brasil e da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura de Curitiba.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no link

As primeiras mil inscritas receberão um presente da marca Natura ao final da caminhada. A organização pede que os participantes usem camisetas brancas ou lilás, para marcar a campanha.

Kit Natura presente para as mil primeiras inscritas na caminhada

Apoio e denúncia

Como forma de oferecer informações e apoio para as mulheres, o Ônibus Lilás, equipamento que atende e orienta mulheres em situação de violência doméstica e familiar, estará no evento. É uma unidade móvel da Prefeitura Municipal de Curitiba, que atende às demandas da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, no trabalho de combate e prevenção da violência doméstica. A unidade se desloca aos locais de maior vulnerabilidade e concentração de mulheres do município, levando informação e atendimento às mulheres em situação de violência.

O órgão da prefeitura reforça que violência doméstica é qualquer ação ou omissão que cause morte, lesão corporal, sofrimento físico, sexual ou psicológico, dano moral ou patrimonial à mulher, seja ela esposa, namorada, companheira, mãe ou parente em qualquer grau.

Em caso de violência a orientação é ligar para um dos órgãos: Polícia Militar, no 190; Central de atendimento à mulher, no 180; patrulha Maria da Penha e Guarda Municipal, no 153 e Casa da Mulher Brasileira, no (41) 3221-2701 ou final 2710.

Texto – Daliane Nogueira para a Pinó – Gazeta do Povo