Saúde e Bem Estar

Cuidados com a Dengue, inclusive no Inverno!

Os cuidados com a dengue, inclusive no Inverno merece esclarecimentos.

A circulação do vírus da dengue costuma ser maior em períodos mais quentes do ano. Mas isso não significa que os cuidados de prevenção não devem permanecer durante o inverno. Pelo contrário: mesmo nos meses mais frios, a água parada pode atrair a fêmea do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

Prova disso é o número de notificações da doença pelo país. Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, até maio de 2022 já foram notificados 757.068 casos prováveis de dengue Brasil. Uma variação de 151% desde o início do ano. Para se ter uma ideia, durante todo o ano de 2021 foram notificados 544 mil possíveis casos. Ou seja: em cinco meses, 2022 já ultrapassou o índice de notificações de todo o ano passado.

Quais os cuidados com a dengue?

A dengue é uma doença viral. O arbovírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito aedes aegypti. Ao picar uma pessoa contaminada, ela leva o vírus para outras pessoas com quem tenha contato. Por isso, a melhor forma de prevenir a proliferação da doença é eliminando o transmissor. A reprodução do mosquito é feita por meio de água parada, onde a fêmea deposita os ovos. O processo é extremamente rápido: dois ou três dias após o contato com o líquido, os ovos viram larvas e dias depois chegam na fase da pupa. Esse ciclo dura cerca de 48 horas e, ao término, se transformam em mosquitos adultos. Mais do que incomodar as noites de sono com o zunido, eles se tornam um perigo real por serem capazes de transmitir a doença.

Planos de Saúde e Odontólogico Amil

Consulte uma Corretora Parceira do Clube da Alice e garanta benefícios extras na contratação do seu Plano Amil – Saiba Mais…

Dessa forma, é importante estar sempre de olho em locais que possam servir de criadouro para o mosquito. Ou seja: qualquer ponto que acumule água parada. Vale ficar de olho:

Pratinhos de plantas

Recipientes no quintal, inclusive objetos decorativos

Comedouro e bebedouro de animais

Caixa d’água mau fechada

Criadouros naturais, como bromélias, bambus ou buracos em árvores que possam acumular água parada

Qualquer lugar que possa acumular água.

Mesmo que durante o inverno seja comum ter períodos com menor índice de chuva, é preciso fiscalizar essas áreas para garantir que não haja nem uma gota disponível para a fêmea do aedes aegypti botar os ovos.

Sintomas da dengue

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, os principais sintomas da dengue são:

• febre alta (38.5ºc)
  • dores musculares intensas
  • dor ao movimentar os olhos
  • mal estar
  • falta de apetite
  • dor de cabeça
  • manchas vermelhas no corpo

A infecção por dengue também pode não apresentar sintomas ou apresentá-los de forma leve ou grave. Mas a doença é séria e pode levar à morte. Normalmente a primeira manifestação da dengue é com febre alta acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações. Na fase febril inicial da dengue pode ser difícil diferenciá-la da forma mais grave da doença que inclui dor abdominal intensa e contínua. Por isso, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.