fbpx
Saúde e Bem Estar

E as doenças de inverno estão de volta


Como prevenir e tratar as doenças de inverno?

O frio chegou e com ele o ar seco e gelado, carregado de poeira e poluição. Não tem jeito: entre o outono e o inverno é comum que algumas viroses se espalhem com mais facilidade ou então que nosso organismo não consiga se “defender” de algumas infecções e inflamações. A Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, e a Sociedade Brasileira de Infectologia reúnem algumas dicas de cuidados básicos que podem ajudar a evitar algumas doenças de inverno. Nós listamos as orientações por aqui:

Resfriado

Começa com uma coriza, nariz trancado, dor de garganta e alguns espirros. Os resfriados são muito comuns na época mais fria do ano, ainda que possam ser registrados em outros momentos. Geralmente, eles são causados por vírus e por isso podem ser evitados por meio de medidas simples, como lavar as mãos regularmente ou usar álcool em gel e desinfetar áreas tocadas por pessoas contaminadas. 

Gripe

Some aos sintomas do resfriado um mal-estar, dor no corpo, febre e tosse seca. A gripe costuma durar um pouco mais do que os resfriados e apresentar sintomas mais fortes, que podem “derrubar” o paciente. A principal maneira de evitá-la é, sem dúvida, a imunização. Mas os cuidados com a higienização das mãos e de áreas infectadas também são essenciais. Além disso, é importante manter uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, que ajudam a aumentar a imunidade do corpo.

E Mais…

Pneumonia

Se a imunidade não estiver em dia, a gripe pode evoluir e se transformar em uma pneumonia, que é uma infecção dos pulmões. Os sintomas são muito parecidos, mas ainda mais graves. A orientação médica é indispensável para combater a doença.

Rinite

Quem sofre com a rinite alérgica sente os efeitos dela durante o tempo mais frio. Entre os sintomas estão crises de espirro, coceira na região do nariz e coriza. O combate é feito com anti-alérgicos, que devem ser recomendados por médicos especialistas. 

Sinusite

Causada por uma inflamação dos seios perinasais, a sinusite causa dores no rosto e de cabeça, febre, tosse, espirros, secreção, nariz entupido, dificuldade para respirar e inchaço ao redor dos olhos. Entre as principais causas estão infecções bacteriana, fúngica ou viral, gripes e resfriados, alergia respiratória e desvio de septo nasal. É importante, também, buscar orientação médica para combater os sintomas. 

#amilcuidadocerto

Planos de Saúde e Odontológico Amil

Consulte uma Corretora Parceira do Clube da Alice e garanta benefícios extras na contratação do seu Plano Amil – Saiba Mais…

Como se manter longe das doenças de inverno?

A receita é básica e você já conhece: alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e boas noites de sono. Manter uma rotina saudável ajuda a aumentar a imunidade do corpo. Dessa forma, ele vai se defender melhor ao entrar em contato com vírus e bactérias. Ainda assim, é importante saber como estão as condições do organismo por meio de exames de sangue, que podem indicar os níveis de vitaminas e sinais de inflamações, infecções ou anemia. Para facilitar o acesso a esse tipo de avaliação, um plano de saúde pode ser uma boa solução. O caminho é simples: um médico faz a requisição para o exame e você faz a coleta em um dos laboratórios credenciados. Rápido e sem nenhum custo adicional – o que facilita muito a rotina, não é? 

Orientação médica

Se você já tem algum dos sintomas ou precisa de orientação médica para saber qual o melhor tratamento para sua condição, o melhor especialista para estes casos é o otorrinolaringologista. Novamente, ter um plano de saúde pode ser uma boa alternativa para ter acesso fácil e rápido ao profissional. Isso porque, no Sistema Único de Saúde o encaminhamento pode ser demorado. 

Por fim, em casos de emergência, como crises agudas, por exemplo, é importante buscar atendimento imediato. Diversos hospitais têm o serviço de urgência e emergência, onde o paciente pode encontrar orientação, como por exemplo o Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba.