fbpx
Vamos falar de Autismo?

Ela tem apenas 15 anos e já é caloura de medicina


Natãmy Nakano foi aprovada no vestibular para Medicina e aos 13 anos foi diagnosticada com Síndrome de Asperger (um tipo de autismo).

Eu realmente fiquei muito feliz quando li esta matéria que a nossa colunista aqui do Blog, a jornalista Ana Flávia Silva, escreveu para o site da Band News sobre uma menina muito especial que com apenas 15 anos passou no vestibular de medicina este ano.

Pode até parecer uma notícia comum em uma época de jovens tão precoces, mas o surpreendente é que a Natãmy Nakano, foi diagnosticada com um tipo de autismo aos 13 anos e antes disso já tinha prestado o seu primeiro vestibular aos 11. No mínimo é surpreendente e serve para repensarmos sobre o assunto tão conversado aqui no nosso blog que é o Autismo.

Natãmy Nakano – foto perfil Facebook

“Uma adolescente de 15 anos é caloura do curso mais concorrido da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Natãmy Nakano foi aprovada no vestibular para Medicina e deve começar as aulas já no próximo dia 4 de fevereiro. Diagnosticada com Síndrome de Asperger (um tipo de autismo) aos 13 anos e com altas habilidades, a adolescente prestou vestibular pela primeira vez com 11 anos de idade.

Chegou a conquistar uma vaga em Engenharia de Bioprocessos na UTFPR dois anos atrás e cursou o técnico em gás e petróleo da instituição, se tornando a mais jovem acadêmica do país. A precocidade faz parte da vida da jovem desde que nasceu.

A mãe, que é professora e doutoranda da UFPR em Ciências e Engenharia dos Materiais, Andreia Pichorim conta que a menina começou a ler quando ainda era um bebê.

A inteligência acima da média também trouxe dificuldades. Na escola, ela passou pelo processo de aceleração e avançou nos estudos. Em partes porque tinha conhecimento além do que era ensinado na turma em que estava, mas também porque tinha dificuldade em encontrar pessoas dispostas a dividir a rotina lado a lado.

Tantos percalços foram recompensados no último dia 11 de janeiro, quando amenina finalmente pulou na piscina de lama do Câmpus Agrárias da UFPR.

A especialização ainda não foi decidida, mas ela pensa em trabalhar na área cirúrgica, especialmente porque tem muita habilidade motora.

Reportagem: Ana Flavia Silva para o site da Band News

Desejamos todo o sucesso do mundo para a Natãmy Nakano e que ela seja muito feliz em sua profissão.

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO