fbpx
Ser Alice

O post da sua concorrente faz mais sucesso que o seu?


Você já se fez a seguinte pergunta: “Eu vendo um produto tão bacana, meu preço está alinhado com o mercado, mas por que a minha concorrente faz mais sucesso do que eu nas redes sociais?”.

 

Então, não existe uma resposta pronta para a sua dúvida, mas uma coisa é certa, as ferramentas de marketing digital podem te ajudar muito a melhorar a sua performance na divulgação dos seus produtos.

Hoje uma das nossas Alices Blacks sugeriu no grupo das meninas um curso de Marketing Digital gratuito da FGV Online, e eu achei muito interessante o que eles colocaram sobre o que o participante iria adquirir:

  • Ampla visão sobre a mudança no comportamento do usuário.
  • Entendimento sobre a cultura local e diferenças culturais .
  • Análise crítica sobre os sites culturalmente customizados

Antes de clicar no link e se inscrever, você sabe o que é marketing digital?

Segundo Vitor Peçanha, Co-fundador da Rock Content, uma grande empresa no segmento de marketing de conteúdo do Brasil, Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Segundo ele, o conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas, ao mesmo tempo, é muito subjetivo. Como compreender um assunto tão abrangente? Qualquer ação da minha empresa da internet caracteriza Marketing Digital? Quais são as melhores estratégias? Como extrair o máximo potencial dessas ações?

Muitas perguntas difíceis né? Principalmente para as empreendedoras que são donas das suas “EUpresas” onde fazem todas as funções, das compras da matéria prima até a entrega do produto.

Mas qual a diferença entre Marketing Digital e Mídias Sociais?

Olhem que interessante o que eu achei sobre o tema no site Onlinesites que está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado:

Ao pesquisar sobre as novas práticas de marketing, nos deparamos bastante com as expressões marketing digital e mídia social andando juntas. Talvez isso possa levar a crer que são o mesmo fenômeno e que uma estratégia de marketing digital se resuma à interação com potenciais clientes em mídias sociais. A questão vai um pouco além.

Está interessado em entender a diferença entre um e outro e como usá-los da melhor forma? Vamos te explicar tudo que você precisa saber!

Como diferenciar marketing digital de mídia social?

Segundo Phillip Kotler e Kevin Keller, marketing consiste em utilizar os meios digitais para “suprir necessidades lucrativamente” ou, mais tecnicamente:

O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para clientes, bem como a administração do relacionamento com eles.

Marketing digital nada mais é do que usar os meios e tecnologias digitais para alcançar esses objetivos.

A internet é o ambiente mais propício para estratégias digitais, com ferramentas úteis, como SEO, e-mail marketing e links patrocinados, bem como uma mensuração bem precisa dos resultados obtidos. Além disso, o marketing digital facilita, por meio de seus processos, a fidelização do cliente e a adaptação das ofertas às compras já realizadas.

É aí que entram as mídias sociais. Elas são um veículo extremamente importante em uma estratégia de marketing digital, um meio como ele se desenvolve. Elas são as redes sociais, os blogs, canais de YouTube: veículos que permitem a publicação de conteúdo e a interação com os seguidores.

Como trabalhar com os dois em conjunto?

A mídia social é uma parte importantíssima de uma estratégia de marketing digital. Isso por uma série de razões, e enumeraremos algumas a seguir:

  • custo-benefício: o espaço na internet para publicar conteúdo é gratuito, e o custo para divulgar links em destaque em páginas e mecanismos de busca costuma ser baixo;
  • visibilidade: pela internet, você tem acesso facilitado a todo um público interessado no que você tem a vender;
  • métricas: as mídias sociais como um todo possuem mecanismos bem precisos de mensuração de acessos. O estudo e documentação deles permite ajustar sua estratégia de acordo.

A seguir prosseguiremos na diferenciação entre mídia social e marketing digital, mostrando quanto usá-la e quando adotar outras abordagens.

Quando a mídia social tem lugar no marketing digital?

A mídia social é peça chave em estratégias de inbound marketing. É um espaço essencial para educar potenciais clientes que se encontrem especialmente no topo do funil de vendas por meio da difusão constante de conteúdo relevante. Isso eleva a presença digital da empresa, sua visibilidade e sua autoridade junto a mecanismos de busca.

Além disso, as mídias sociais são muito utilizadas no branding, tendo um papel indispensável na construção da personalidade da empresa, o estabelecimento de suas metas e a aproximação com os objetivos do consumidor. Um processo de branding bem-feito torna o processo de compra mais natural, como se fosse o compartilhamento de um ideal em comum.

Contudo, mídias sociais não são uma abordagem muito eficiente para mercados caracterizados por vendas complexas. Essa estratégia não oferece profundidade o suficiente para caracterizar esse tipo de processo, geralmente tratando-se de serviços de maior importância ou de produtos em modelo B2B (Business to Business).

Vendas complexas demandam um trabalho próximo entre vendedor e potencial cliente. Pedem a compreensão do problema do público, construção de confiança, e demonstração de como o produto ou serviço ofertado resolve aquele problema da forma mais eficiente. Portanto, é algo muito mais personalizado do que a educação e publicidade generalizadas e impessoais que a mídia social costuma proporcionar.

Percebeu que marketing digital e mídia social são duas coisas diferentes? Você não apenas pode, como deve incorporar a mídia social a seu marketing digital. Mas não deixe de lado os outros veículos de marketing que as tecnologias digitais proporcionam! Para ter uma estratégia completa, SEO, AdWords, e-mail marketing, um conteúdo de qualidade nas mídias sociais e boa mensuração são partes complementares.

Então minhas queridas empreendedoras, muitos fatores são importantes na hora do sucesso de um post ou de uma campanha em redes sociais. Sorte, ineditismo, carisma, criatividade,… ajudam muito no sucesso de um post, mas aliar o conhecimento nas ferramentas fará toda a diferença no resultado final de suas divulgações.

Grande beijo e muito sucesso para vocês!!!

Clube da Alice

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO