fbpx
Saúde e Bem Estar

Quem tem medo de cirurgia ocular a laser?


A gente foi olhar de perto, tirou dúvidas e conheceu todas as técnicas numa conversa com um dos maiores especialistas da área.

Curitiba, 06 de fevereiro de 2020

Veja bem…

Quanta gente não queria uma vida sem óculos mas tem medo de operar? Tem aflição ou ouviu falar naquela fumacinha, ou tem medo de ficar cego mesmo. Mas… tem pessoas que sonham em operar e ouviram que não podem ou que tem que esperar o grau estacionar. 

“ Todos os médicos diziam que eu não podia operar que a córnea era fina demais, o grau muito alto. Eu já tinha desistido mas ouvi falar na técnica nova e a esperança voltou.”

A história da Érica é emocionante. Seu post contando sua história no Clube da Alice fez tanto sucesso que outras Alices pediram pra saber mais sobre o assunto e nós fomos conversar com um dos maiores especialistas da área para saber mais sobre as novidades.

Mitos e verdades

Reunimos aqui algumas das perguntas mais frequentes sobre cirurgia ocular a laser.

Quais problemas da visão é possível corrigir com cirurgia ocular a laser?

A tecnologia da Cirurgia Ocular a Laser evoluiu muito. Hoje se pode operar todos os defeitos da refração, Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e também a Presbiopia, ou vista cansada. 

Dependo da técnica escolhida é possível corrigir miopia, astigmatismo, hipermetropia, e presbiopia (vista cansada)

A cirurgia dói?

Não. Nenhuma dor é sentida em qualquer das técnicas utilizadas no IOC. Para a anestesia somente gotas de colírio são suficientes.

Demora para retornar às atividades?

A reabilitação visual após o tratamento é muito, muito rápida, para a maioria das pessoas já é  possível dirigir no dia seguinte e dar uma passada rápida no trabalho, sendo que, a visão segue melhorando nos próximos dias, permitindo o uso de horas habitual no computador no terceiro dia.

É possível operar os dois olhos no mesmo o dia?

Hoje em dia, sim. A maioria dos pacientes trata os dois olhos no mesmo dia, em questão de segundos.

Depois de um tempo é necessário operar de novo?

Em mais de 97% dos casos, um único tratamento é suficiente. Em casos que apresentam anomalias na cicatrização, podem persistir graus residuais. Se isso ocorrer, recomendamos que dentro do período de um ano você faça o que chamamos de “retratamento”, sem custos, para a correção do grau residual.

Quanto tempo duram os resultados?

Os efeitos do tratamento a laser são permanentes, o que pode acontecer é que os seus olhos mudem com o tempo.

Quanto custa?

O valor de uma cirurgia ocular a laser é menor do que as pessoas imaginam. No IOC, por exemplo, cada plano de tratamento cirúrgico será diferente em cada caso. Ou seja, um bom especialista vai recomendar a você o melhor tratamento, com suporte de uma ampla gama convênios credenciados, ou por reembolso, além de oferecer orçamentos ajustados e condições especiais de pagamento.

Boas notícias para quem teve a cirurgia contra-indicada no passado

Novas tecnologias permitem que vários casos que tiveram a cirurgia contra-indicada no passado possam hoje ser operadas. Uma nova consulta pode trazer de volta a esperança de corrigir o grau.

Tratamento de casos especiais

Pacientes que fizeram cirurgias no passado, inclusive com o bisturi de diamante, podem ter corrigidas imperfeições que interferem com a qualidade da visão diurna e noturna. Hoje media existe tecnologia para tratar casos de córneas delicadas e graus elevados de miopia – inclusive aqueles que tiveram contraindicações no passado. O IOC é um dos poucos centros do Brasil que já possui essa  tecnologia que pode inclusive ajudar pacientes que operaram pelas técnicas antigas corrigindo os danos causados pelo bisturi de diamante. É realmente bem rara uma córnea fina que não possa ser operada com segurança. 

Cada caso, uma tecnologia.

Existem 3 gerações de cirugia ocular reformativa a laser: o PRK, o Lasik e a mais avançada delas, o SMILE.

Leg: O PRK é a primeira geração de cirurgia ocular a laser.

Pela técnica PRK, também chamada de Transepitelial de Superfície, o laser faz o desbaste (ablação) do epitélio da córnea (camada mais superficial) para depois corrigir o grau. O epitélio removido pelo laser se regenera em 4 dias, período que pode ser acompanhado de certo desconforto.

Leg: A segunda geração da cirurgia a laser é o Lasik.


A cirurgia feita com Lasik é a mais popular do mundo, utilizada para tratar a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia. O procedimento é muito rápido, levando segundos para cada grau tratado. Não havendo contraindicações, é realizado nos dois olhos, no mesmo dia.

Leg: Smile, a terceira e mais nova geração de cirurgias oculares a laser.

SMILE – a menina dos olhos.

A técnica Small Incision Lenticule Exctraction, também conhecida como SMILE é o que existe de mais atual em tecnologia para cirurgia ocular a laser. Minimamente invasiva e muito suave, ela permite o tratamento de graus considerados “inoperáveis”, com precisão e tempo de recuperação muito mais rápido. A suavidade dessa técnica é tanta que permite corrigir o grau com a córnea intacta, retirando uma pequena lentícula com através de uma microincisão de apenas 3 mm. O SMILE foi trazido primeiro e com exclusividade pelo IOC para o sul do Brasil e está disponível aqui em Curitiba.

Leg: O Visumax SMILE da alemã Zeiss é o laser mais avançado do mundo.

Como escolher o especialista?

Claro que a gente conversou com um dos melhores do Brasil e passou muita segurança. A equipe do IOC Instituto de Oftalmolgia de Curitiba é excepcionalmente preparada e está acostumada com as tecnologias mais modernas. Aliás, o IOC é pioneiro nessa área e chegou a introduzir tecnologias que os outros centros demoraram 10 anos para adotar. Ele também foi o primeiro a trazer com exclusividade para Sul do Brasil a avançada tecnologia SMILE, considerada a mais moderna do mundo.

Quer saber se você pode realizar uma cirurgia ocular a laser?

Isso você pode descobrir em minutos passando por uma avaliação no Laser Center no IOC.

Leg: O Laser Center do Instituto de Oftalmologia de Curitiba é um dos mais avançados centros para cirurgia ocular refrativa a laser da América do Sul.

Saiba mais aqui ou ligue direto: (41) 3322-2020.

Dr. Luiz Geraldo Simões de Assis

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO