fbpx
Entrelinhas de Mulher

Empate não ganha jogo


Empate não ganha jogo

O  coaching é um processo de autodesenvolvimento que muda o mindset das pessoas. Traduzindo em miúdos, permite que o coachee aprenda novas formas de pensar, enxergar o mundo e, principalmente, modifique positivamente a realidade que o cerca. Isso retroalimenta esta mentalidade, permitindo que este processo de mudança seja frequente, intenso e transformador.
Como coach, a gente aprende a “provocar” este movimento nas pessoas, inclusive em momentos de sessões informais.
Como a maioria de vocês já sabe, além da minha paixão pelo coach, eu atuo como gestora de pessoas e coordeno o grupo de Jovens Aprendizes da empresa onde trabalho.
Desenvolvemos, eu e minha colega Claudia, o projeto Biruta, que objetiva preparar os jovens para o primeiro salto de paraquedas no mercado de trabalho.
Fazemos reuniões semanais que buscam orientar as atividades práticas e propiciar experiências de autodesenvolvimento.
Todo início de reunião, há uma roda de partilha. Vivemos um momento muito bacana e instrutivo, que gostaria de compartilhar com vocês!

Como eu estou azarado

Um dos jovens comenta que a semana só teve novidades ruins. Brigou com a namorada, foi provocado por um motoqueiro no trânsito e perdeu o piercing. Comentou que uma coisa ruim trouxe a outra! Uma verdadeira onda de azar!
Todos rimos do jeito engraçado que ele narrou e perguntei para ele:
-Se uma coisa ruim traz a outra pela mão, o que você fazer para quebrar está ciranda?
Ele respondeu:
– Fazer uma coisa que me faz bem! Uma coisa boa!
Lancei ao grupo:
– Pessoal, vamos ajudar nosso colega! Que coisas boas M. pode fazer para mudar essa vibe sinistra?

E choveram sugestões: comer, orar, ouvir música, comer uma coisa boa e falar com um amigo. Já falei comer muito? Risos.

Complementei com algumas sugestões! Que olhassem fotos, pois as fotografias são verdadeiras máquinas do tempo que nos permitem revisitar pessoas queridas, momentos felizes e lugares especiais. Que vissem vídeos e fotos de lugares bonitos do planeta. Que assistem a um filme com uma mensagem edificante. E por ai afora!
Segui explicando que o universo nos obedece cegamente! Se ficamos focados no “azar”, no que nos aconteceu de ruim, teremos ainda mais do mesmo! E que isso no coloca em uma espiral de negatividade, onde um episódio ruim traz um ainda pior e assim, sucessivamente, vamos ficando cada vez mais dentro da vibe negativa. Os semelhantes se atraem.
Esclareci que, felizmente, o inverso era verdadeiro! Coisas boas atraem coisas boas e bastava que escolhêssemos algo feliz para mudar esta estação no rádio da vida. E assim, conectaríamo-nos com a espiral de positividade e a vida fluiria mais leve! Afinal, semelhantes se atraem!

Mas não deu certo isso Dani!

Ainda assim, os olhos de M. revelaram um misto de dúvida e desânimo diante do que falei. Logo ele se manifestou:
– Mas não deu certo isso Dani! Acho que é só comigo que não funciona! Eu cheguei em casa na noite do lance da moto, respirei fundo várias vezes, orei e disse pra mim mesmo que a partir dali, tudo ficaria bem de novo. E pá! Acordei sem meu piercing! Nem sai da cama e a meleca já estava ali de novo.

Foi a minha vez de respirar fundo (risos) e “devolvi a bola” pra ele!

– Quando você vai jogar futebol e toma um gol. O que você faz?
– Eu vou pra cima e tento marcar um gol no adversário!
– Certo! Aí temos um empate. E empate ganha o jogo?
– Não Dani, empate não ganha jogo! Tem que fazer mais gols para garantir a vitória!
– E como você vai fazer para vencer essa partida contra o “azar”?
– Marcar vários gols, tomando várias atitudes positivas!

O sorriso dele confidenciou que ele havia entendido! Os sorrisos de todos confidenciaram que eles haviam entendido! (agora torcer para que pratiquem!)

Sorte e azar existem?

Sorte e azar são apenas consequências de nossos atos e pensamentos!
Nossa postura e atitudes determinarão nossa (boa) vida!
Escolha, todos os dias, o melhor para você e siga rumo à felicidade!

E aí, quem está ganhando a partida na sua vida?

Beijos,

Dani

 

Quero te convidar para conhecer o meu livro! Envie um e-mail para: [email protected] e eu  te enviarei um “mini-livro” em pdf com textos afetuosos e conversas incríveis, que falam de coração para coração! O livro “Amiga, coloque a calcinha para dentro da calça e outras conversas”, está à venda na loja  Mimos e Caprichos e na Amazon.
Você também pode curtir a minha página do Facebook – Entrelinhas de Mulher!

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO