Empreendedorismo & Negócios

Muitos produtos, muita organização

Lojas com grande quantidade de produtos ou com um mix bastante diversificado precisam de cuidado extra para elaborar suas exposições. É o caso da loja Coisas De Alice. Organizar itens diversos em volume e categoria é um desafio, e uma das formas de avaliar o visual desses espaços é pensar na disposição dos itens partindo de princípios básicos de equilíbrio, simetria e composição de cores.

coluna-clubedaalice-exemplo1

Observe cada item que precisa estar em determinado espaço expositivo e crie a composição do móvel como um todo: pense na estante, e não em cada prateleira individualmente. Outra boa dica para começar a montar uma estante com produtos é alocar primeiro as peças maiores. Por “aparecerem mais”, são elas que irão ditar o equilíbrio do espaço. Não aglomere esses produtos em uma mesma prateleira ou todos de um mesmo lado. Intercalar suas cores também é uma boa ideia.

coluna-clubedaalice-exemplo2

Peças maiores colocadas, hora de pensar nos produtos menores de forma a criar equilíbrio de volume e cor. No exemplo da vitrine da Coisas De Alice, um nicho pequeno foi colocado para “dar altura” aos produtos de banho para deixá-los proporcionais à almofada disposta ao lado. Observe também que objetos decorativos em patchwork foram dispostos na lateral oposta da almofada com a mesma proposta, na prateleira inferior, criando equilíbrio de cor. Cores fortes como amarelo, pink e vermelho precisam ser distribuídas ao longo do expositor (as estante, nesse caso) e intercaladas entre si para que não se formem áreas muito pesadas visualmente, que podem “apagar” produtos pequenos.

coluna-clubedaalice-exemplo3

Tem uma estante vazada na vitrine? Tente preencher o fundo de cada nicho com produtos maiores, evitando que os produtos dispostos confundam-se com o fundo da loja, o que pode prejudicar a visibilidade deles.

Meu nome é Ivy Lemes, sou visual merchandiser, e presto consultoria visual e de conteúdo (voltado para sites e fanpages) para marcas e lojas. Entre em contato através do [email protected] e ou acesse facebook.com/cenamoda e saiba mais.

assinatura-blog-clube-Ivy-Lemes