Conexão China

Se não sei, devo conhecer quem sabe… assim é na CHINA!


Não precisamos saber tudo nesta vida, mas precisamos conhecer quem sabe…

… pelo menos assim é na China! …

Vivemos em um país que não dorme, que respira e transpira inovação, que desbrava a concorrência com sabedoria, com conhecimento, com expertise e principalmente com trabalho em equipe.

Estudar na China não é uma opção, é obrigação! É lei de sobrevivência. Desde cedo as crianças contam em seu currículo não só com as matérias da grade escolar tradicional, mas também com uma série de aulas extras que as levam a permanecer na escola os 7 dias da semana, por um longo período do dia. Com isso, hoje a China é destaque em matérias como matemática e tecnologia. Igualmente, forma e prepara alunos para o mundo, e depois de formados, os que em seu trajeto universitário se destacaram são convidados a voltar para o país, muito bem remunerados, para reforçar o gerenciamento das equipes chinesas em desenvolvimento, em crescimento.

Foto: visualhunt

Como em qualquer lugar do mundo, o empreendedor também tem consciência que é impossível saber de tudo a todo momento, mas com esse mesmo discernimento e sabedoria, sabe que é necessário, é imprescindível, acordar curioso, atento as novidades, as novas frentes e linguagens correlacionadas com seu produto, ao seu negócio.

Sabe que não dá para ter preguiça, não dá para deixar para depois, porque por aqui, deixar para depois significa estar ultrapassado. Não há opção, o aprendizado precisa e deve ser contínuo. Um aprendizado dinâmico, muitas vezes fora da sala de aula e conectado as novidades da vida real.

Fomos convidados a participar de grupos de estudos de empreendedores que discutem semanalmente capítulos de livros sobre empreendedorismo, que falam e “palpitam” sobre as melhores notícias sobre inovação, que compartilham as suas “maiores dores”, mas também suas melhores práticas, que ensinam e aprendem com e na vida real, com as dificuldades e facilidades do dia-a-dia.

Aula? Posso afirmar, melhor que muitas aulas vividas nos bancos e carteiras das faculdades que passei! Inspirador! E vamos pensar, algo simples, fácil, nada capcioso ou tecnológico: um café recheado de sabedoria! E com sabedoria, todos que estão lá dispostos a compartilhar o seu melhor, para o todo crescer, para o todo se fortalecer. Uma delícia de lugar, uma “biblioteca interativa de gente que faz”.

Por que não replicar? Ou melhor ainda, aprimorar, dando um toque só nosso nesta ideia?

Esse mesmo empreendedor sabe, reconhece que mesmo buscando se atualizar não sabe tudo, que busca, que estuda, que se relaciona, mas precisa mais. Reconhece com humildade que para o sucesso do seu negócio precisa se aliar, precisa contratar, precisa trabalhar com os melhores, com os que contribuirão na eliminação das falhas, dos erros, dos desperdícios que podem ocorrer pelo seu analfabetismo em assuntos específicos, em assuntos que não domina.

Precisa de gente criativa, precisa de gente entusiasta, precisa de multiplicadores, precisa de gente que contribua e não atrapalhe. Precisa de apoio, um apoio tão expressivo quanto o interno, precisa de um mentor.

Foto: visualhunt

Pensa que interessante! Ele conta com um mentor! E o mentor não faz por ele – orienta! Mostra caminhos que podem levar ao que se almeja! É uma pessoa mais experiente, vivida, que o ajuda a construir, ou reconstruir sua vida empreendedora e/ou o seu negócio.

Um gênio da lâmpada? Não! Uma pessoa de carne e osso com muito equilíbrio e maturidade para caminhar ao lado, ajudando a abrir os olhos e ouvidos para o novo, para o desbravar dos grandes desafios.

Assim, podemos concluir, que mesmo o chinês que parece uma fortaleza empreendedora, é gente como a gente. Não sabe de tudo, mas prima por procurar saber o máximo possível, sobre o que acontece ao seu lado e pelo mundo, sobre o seu negócio e tudo correlacionado, tem o aprendizado como uma ferramenta a ser praticada pela vida inteira. Reconhece que precisa ajuda, e se apoia a maturidade do conhecimento de uma pessoa que pode trazer equilíbrio e respostas para as suas dúvidas. Prima por estar rodeado por gente que sabe, por gente que faz, por gente que o completa com perfeição, entusiasmo e paixão, que soma, não subtraí.

Photo credit: liamhbray on Visual Hunt / CC BY-NC

Fácil? Não! Possível! Sim! Só depende de nós!

Até o próximo post!

Seja Você também uma Alice de Carteirinha