Empreendedorismo & Negócios

Conheça agora quem será o seu melhor vendedor

Você gostaria de saber quem pode ser o melhor vendedor do seu produto e que não vai te cobrar nenhuma comissão? O cliente satisfeito!!!

Estes dias eu li esta frase em um post no Facebook e fiquei pensando em como é a maior verdade, e como o inverso também é verdadeiro, um cliente insatisfeito pode te custar caro.

No caso de empresas que utilizam as redes sociais para divulgar, o cliente satisfeito passa a ser o melhor vendedor do mundo, e você não pode ter vergonha de pedir para que os mais tímidos se manifestem também.

É claro que você não vai pedir para mentirem ou exagerarem, mas a opinião sincera na avaliação da sua Fanpage (se você empreende no Facebook tem que ter uma) é muito importante e também a validação quando verem um post seu.

Se você explicar para o seu cliente, eu disse explicar e não pressionar, a importância dessas atitudes para ajudar no crescimento do seu negócio, ele com certeza vai se sentir importante no processo. Todo mundo gosta de saber que a sua opinião tem valor.

Então, concorda comigo que o cliente satisfeito é o seu melhor vendedor?

Se você concorda, eu vou te dar 5 dicas de ouro para fidelizar o seu cliente:

Dica 1 – Cumpra com o prometido

Lembra da frase antiga: o que é combinado não é caro?

Se você combinou alguma coisa com o seu cliente, cumpra com a sua palavra.

Aqui se encaixam qualidade, prazos, entrega e tudo mais que envolver a venda. Se você não for conseguir cumprir com algum dos itens é necessária uma boa conversa com o cliente e cabe a ele concordar ou não com o novo cenário.

É claro que imprevistos acontecem, mas se você não comunicá-lo adequadamente dificilmente ele indicará você para outra pessoa. E alguns imprevistos não são desculpas aceitáveis em muitas situações.

Dica 2 – Esteja disponível

Não faça o consumidor perder tempo procurando as informações que ele precisa para comprar seu produto, procure deixar tudo o mais fácil possível.

Se você pode colocar preço no seu post, faça isso e coloque sempre o link para a sua Fanpage. Informações como tamanhos, cores e outras variações também ajudam o cliente a ficar mais confortável, mas a dica aqui é outra.

O cliente quer alguém que esteja disponível para atendê-lo e isso não quer dizer que você é obrigada a responder imediatamente após a solicitação.

Estipule horários para responder mensagens de acordo com o seu tempo e comunique seu cliente destes horários. O melhor é sempre informar por qual canal de comunicação você irá responder.

Quando responder seu cliente preste atenção nas informações e seja prestativa, as pessoas querem se sentir especiais e não apenas mais uma pessoa que comprou o seu produto. Quando estiver com ele mostre a importância que ele tem lhe dando a atenção necessária e tirando suas dúvidas.

Dica 3 – Ofereça promoções e crie uma exclusiva para ele

Quer ver um cliente feliz? Ofereça algo exclusivo e mostre que você lembrou dele.

“Disponibilize ao seu cliente descontos que sejam realmente atrativos e vantajosos.  Para oferecer uma experiência de compra bem-sucedida, antes mesmo de lançar a promoção, verifique a sua capacidade de atender a demanda (tanto do ponto de vista de entrega quanto de estoque). Não esqueça que as promoções também podem ser ótimas aliadas para fidelizar clientes.” (Blog Diálogo)

Dica 4 – Valorize mais ainda o seu cliente fiel

Muitas vezes nossos clientes fiéis são os menos valorizados e isto é um grande erro.

Quando você tem um cliente que te prestigia sempre ou é aquele que fez o comentário ou a avaliação que citei no começo do post, ele merece mais ainda da sua atenção.

Olhem que legal o que diz o site do programa Pequenas Empresas, Grandes negócios:

Se os clientes fiéis podem responder por até 65% de todo o faturamento de sua empresa, eles merecem, no mínimo, um tratamento diferenciado. Para isso, invista em ações de relacionamento como newsletters exclusivas, cupons de desconto e vantagens de um clube de fidelidade.

Para esse clientes, vale antecipar lançamentos e ofertas e investir em conteúdo personalizado. Lembre-se de que eles são o maior capital de sua empresa.

Dica 5 – Faça para os outros como gostaria que fizessem para você!!!!

Aqui a nossa dica de ouro mesmo, sempre se coloque de verdade no lugar do cliente e faça a pergunta: eu gostaria de ser atendida assim?

Você pode se surpreender com a resposta.

Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido
Comece encarando o atendimento como um diferencial. Ele é, talvez, o diferencial menos perene dentro de uma empresa, já que “quase” todo o resto pode ser reproduzido pela concorrência. Assim, ter — e manter — um bom atendimento é o primeiro passo para encantar clientes.

E assim podemos ter o que as empresas mais procuram hoje em dia: ótimos vendedores.

Lembrando sempre que o Cliente é o maior patrimônio da sua empresa.

Vem você também pro nosso Clube de Vantagens!!!