Alice na CASACOR

Seu produto bem na foto

Dicas para Fotografia de Produtos para o Clube da Alice

Introdução

Esta apostila foi elaborada com a intuito de tornar mais fácil compreender os elementos de uma boa foto bem como o passo a passo do “fazer a foto do produto”.

Fazer uma boa apresentação do seu produto requer que você saia da sua zona de conforto, isso quer dizer que não pode haver preguiça, se você precisar arrastar uma mesa, abrir bem as cortinas, recortar uma caixa grande de papelão, revestir ou mesmo pintar para rebater a luz, usar abajures, spots, luminárias, tecidos, texturas, objetos. Tudo isso envolve uma boa foto de produto.

Você verá a seguir cada item que é importante saber para se obter uma boa fotografia.

A minha dica é: estude, entenda, siga os passos e não tenha preguiça.

Vamos lá!

Qualidade da luz

É importante saber que não se faz uma boa foto sem iluminação de qualidade.

Por isso, certifique-se de ter luz suficiente para iluminar o objeto a ser fotografado, essa luz suficiente irá fazer aparecer todos os detalhes do produto.

Os tipos de iluminação podem ser:

Luz Natural

É a luz do sol, a luz do dia, que se obtêm ao ar livre, ou através de uma janela

Luz Artificial

É toda a luz que se consegue obter através de lâmpadas, abajures, luminárias, spots, lanternas, etc.

Luz Mista

É quando se utiliza da luz que entra pela janela e a complementa por outro ângulo com uma luz produzida artificialmente.

Luz obtida com Rebatedor ou Difusor

Estes dois elementos importantes para a iluminação na fotografia, ajudam a ampliar, duplicar e suavizar a iluminação.

Composição

A composição ajuda a criar um ambiente aconchegante e convidativo onde a pessoa é capaz de enxergar o uso do produto e passa a deseja-lo mais.

Ela também ajuda a criar um estilo ou identidade para a sua marca já que ele traz consigo elementos que traduzam a personalidade dela.

São elementos integrantes da composição:

Fundo e Base

Escolha um fundo que pode ser um tecido, toalha, papel, madeira, vidro, etc

Este fundo poderá variar de foto para foto, produto para produto.

Elementos da Composição

Estes elementos podem ser ingredientes (no caso de um produto gastronômico) louças, tábuas de madeira, potes, talheres, ou seja, algo que combine com o produto fotografado

Estes também podem variar e o seu intuito é valorizar e explicar melhor o produto (no caso dos ingredientes).

Seguem exemplo de composições feitas em fotografia de chocolates e confeitaria:

Fundo/ Base: branco
Elemento: ingrediente nibs de cacau
Fonte: Google/ CuorediCacao

Fundo/Base: Escuro/liso
Elemento: louça, prato

Fundo/Base: toalha de renda (textura)
Elemento: o doce no pote servido na colher, a louça/prato que dá um segundo fundo branco.
Fonte: Google/ CuorediCacao

Fundo/Base: preto
Composição: outros bombons fora do foco principal.

Trabalhe com o que você tem

Conheça bem como funciona o seu equipamento. Se você tem um celular ou mesmo uma câmera fotográfica, descubra todos as suas funções e aprenda a usá-las praticando.

Lembre-se que a prática leva a perfeição!

– Você pode usar os itens de iluminação que tiver em casa: abajures, lâmpadas, extensões, spots, lanternas, etc.

– Você pode fazer rebatedores com uma placa de papelão revestida de papel branco ou de papel alumínio.

– Você também pode criar seu próprio “mini estúdio”:

1° passo: em uma caixa de papelão grande, tire o meio deixando uma moldura de 3cm. Faça isso na parte superior e nas laterais.

2° passo:  feche este vão com papel vegetal, ele funciona bem como difusor suavizando a luz e ao mesmo tempo ampliando-a.

3° passo: crie um fundo infinito que pode ser branco, preto ou se qualquer cor que combine com seu produto

4° passo: posicione a iluminação até obter luz ao redor de todo o objeto a ser fotografado, se precisar posicione um rebatedor na parte frontal da caixa, logo abaixo da sua câmera ou celular.

5° lembre-se de que sua foto precisa ter o FOCO e nitidez no seu produto, podendo até desfocar o restante.

-Estudo e experiência com fotografia de produto*
– fotos do google e blogs da internet.

*Apostila escrito e idealizado por Adriana Bukowski e Jonas Rebicki – https://www.facebook.com/LabutaStudio/?timeline_context_item_type=intro_card_work&timeline_context_item_source=100002339621634

Quer ganhar um ensaio profissional para os seus produtos? Comenta a Live que fizemos na CASACOR. Sorteio neste domingo, dia 17/06. –

Uma imagem vale mais que mil palavras, imagine a diferença que els faz na hora de vender seu produto!!!Acompanhem o Clube da Alice na CASACOR de hoje para aprender as dicas dos profissionais do Labuta Studio e concorrer a um ensaio doa seus produtos.Para concorrer é só participar com suas duvidas nos comentários!!!!Para quem quiser conhecer os produtos da Simone e da Andreia – https://www.facebook.com/Arts-%C3%83S-180078982643529/. https://www.instagram.com/arts_as_deiamoneE a página da Elaine do Amor com Farinha – https://www.facebook.com/amorcomfarinhaf/

Publicado por Clube da Alice em Terça-feira, 5 de junho de 2018