Empreendedorismo & Negócios

Clube da Alice Maringá: 45 dias e muitas histórias de sucesso

Programas de aceleração, benefícios, formações gratuitas e muita conexão: os primeiros 45 dias do Clube da Alice Maringá foram marcados por inúmeras transformações nas vidas das participantes. Passando da marca de 10 mil integrantes, a comunidade demonstra a força da união de propósitos com postagens cada vez mais engajadas e focadas no compartilhamento de experiências – o que acaba convertendo em vendas. Além disso, diferentes parcerias e o uso da tecnologia são aliados no processo de contribuir para a formação e o crescimento das empreendedoras.

Mentorias e cursos gratuitos

“O Clube da Alice fechou uma parceria com a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) para oferecer às empreendedoras o acesso aos cursos gratuitamente. Estamos oferecendo mentorias para ajudá-las a utilizar as redes da melhor maneira possível”, pontua Monica Berlitz, fundadora do grupo.

A oportunidade tem sido bastante aproveitada pela empreendedoras. Janaína Quadros destaca a qualidade do material oferecido: “Finalmente um curso on-line que eu posso dizer ‘ufa, vou aprender algo à distância’. Bem direto, super explicativo, interativo, além de falar sobre ferramentas e técnicas das quais eu não tinha nenhum conhecimento”. E não é apenas a área técnica que tem se aprimorado. É o que Juliana Zanini, uma das mentoras, tem sentido na pele: “Tem tanta coisa se movimentando em mim e comigo! As energias tem se movimentado de uma forma magnífica”.

As relações entre as integrantes têm se fortalecido. O sentimento de pertencimento já se mostra forte nas participantes da nova comunidade de Maringá e região, repetindo a história do Clube em Curitiba e região. A plataforma se tornou uma importante extensão do trabalho desenvolvido no offline.

A gerente executiva de educação do Sistema Fiep, Giovana Chimentão Punhagui, reforça a importância de contribuir com o desenvolvimento das empreendedoras. “A missão do Senai é formar profissionais de excelência. Resolvemos, então, apoiar esse projeto por meio da capacitação. É uma forma de desenvolver o empreendedorismo criativo, desenvolver possibilidades de inovação no empreendedorismo e contribuir para que a gente possa desenvolver a economia no Paraná”.

Inúmeros benefícios

Faz tempo que o Clube da Alice deixou de ser “apenas” uma vitrine virtual e passou a fazer parte da rotina das integrantes de diversas maneiras. Uma delas é o Clube de Benefícios para as Alices de Carteirinha, que têm descontos exclusivos em estabelecimentos da cidade. E Maringá não fica de fora: a novidade também já chegou por lá – e o melhor: de maneira personalizada. É o que explica o CTO do Clube, Paulo Berlitz. “Hoje possuímos mais de 200 convênios. Implementamos a geolocalização desta área em nosso site para entregarmos a melhor experiência às nossas assinantes. Quando uma visitante acessa de uma região próxima à Maringá, por exemplo, o site carrega os convênios daquela região e os de âmbito nacional, como é o caso da Bluefit que possui operações em diversas cidades do Brasil.

De olho no presente e no futuro

O trabalho continua. Ao fim do período de mentoria, as empreendedoras que participaram do projeto piloto de formação terão a oportunidade de se tornarem “Blacks”. A categoria, já em andamento no grupo curitibano, permite mais postagens semanais na comunidade, acesso a treinamentos e um acompanhamento da administração do Clube, o que garante mais credibilidade entre as clientes.

O Clube da Alice Maringá é uma plataforma gratuita de conexões e negócios, com foco no fomento da economia local, através do empreendedorismo feminino. “Queremos nos tornar referência para as mulheres que compram e vendem em Maringá e região”, comenta Mônica Berlitz, fundadora do Clube da Alice.