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Ansiedade Positiva

Alguém escuta o seu feedback? 6 Dicas fundamentais.


Alguma vez você já se pegou pensando: “Como vou falar para fulano tal coisa?”, ou então:
“quantas vezes vou precisar falar isso?”

Hoje eu quero começar te dizendo algo sobre a comunicação… Você sabia que a maioria dos conflitos ou resultados mal sucedidos acontecem por falha na comunicação?

Entre o que eu quero dizer <- o que eu digo -> o que a pessoa escuta -> e o que a pessoa interpreta do que ela escuta, há uma boa distância, não é verdade? É justamente neste percurso que aparecem as famosas distorções na comunicação – e consequentemente os resultados ruins.

Falar sobre feedback nada mais é do que falar sobre uma comunicação de valor que pode ajudar a melhorar a performance de algo ou alguém.
A primeira coisa que devemos entender é que todo feedback deve possuir uma intenção central, positiva – um foco. Sabendo disso, para quem recebe, cabe parar, ouvir, respeitar e analisar. E para quem dá, cabe observar se não existe vaidade, orgulho ou egoísmo.

Resumindo, cabem aos dois, analisar qual é a verdadeira intenção (a necessidade) do feedback, ou seja, a razão central, o foco, o objetivo. A postura mais madura possível é quando ocupamos uma visão racional sobre as coisas, e não emocional. Parece muito simples, mas quando se trata de ser humano, não envolver as emoções ou aspectos melindrosos se torna
um grande desafio para algumas pessoas.

Se relacionar de maneira qualificada envolvem muitas coisas. Aqui vou me pautar em 6 passos que considero importantes quando se fala em feedback. Leia também Descubra os 3 Cérebros que Impactam nos Relacionamentos , que com certeza te ajudará a entender melhor a comunicação de feedback.

Se comunicar é uma Arte. E como tudo na vida, para saber fazer bem, precisa treinar.

6 Dicas que eu considero fundamentais para começar


1) Pense no interesse em comum;
Antes de qualquer “negociação” é bom que se pense na liga entre ambas as partes. Qual seria o ponto de interesse em comum?

2) Fale da sua necessidade e da sua intenção com o comentário;
Muito provável que a intenção do feedback venha de alguma necessidade sua ou da empresa.
Qual seria?

3) Apresente a questão em pauta;
Aqui você falará da questão em si, que é observável. O que está acontecendo? Qual é o fato, a situação ou o comportamento? Atente-se para não apresentar nada relativo ou subjetivo. Caso seja subjetivo, diga “quando isso acontece, me parece que…”, pois é o seu ponto de vista,
apenas.

4) Apresente as soluções que você pensou;
Simples. Você pode dizer: “Tendo em vista este fato, eu pensei nestas possíveis soluções, o que você acha?”

5) Escute a outra pessoa, pergunte a opinião sobre a solução que ela enxerga;
Perguntar a opinião da outra pessoa faz com que ela não se sinta ameaçada, afrontada ou em risco, podendo considerar mais a sua necessidade e facilitar o acordo.

6) Agradeça e elogie;
Simples. A Psicologia Cognitivo Comportamental pode explicar: ao reforçar um comportamento positivo da pessoa – seja a abertura em ouvir, o esforço em melhorar, ou qualquer outra coisa relacionada – a chance dela se estimular é muito maior.

Pensando nestes 6 pontos, é muito provável que a “armadura” da pessoa que recebe o feedback se desfaça e a conexão de fato se estabeleça.

E aí? Gostou das dicas?

Comente aqui embaixo e compartilhe com quem você acha que pode se beneficiar.

O meu prazer é ajudar sempre.
Isabella Kobbaz
Life Coach e Psicóloga CRP: 08/22248
www.isabellakobbaz.com.br

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