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Empreendedorismo & Negócios

Nem conheço esse tal algoritmo e ele já me odeia


Você é uma daquelas pessoas que se acham invisíveis nas redes sociais? A culpa é do algoritmo…

Visual Hunt

Quando você posta somente poucos amigos curtem? E quando o post é em um grupo, como o Clube da Alice, você tem a impressão que ninguém nem vê?

Com certeza você já ouviu falar que a culpa deste seu problema é de um tal algoritmo do Facebook. Mas e como ele funciona? A resposta ainda é uma grande dúvida para muitas participantes do Clube da Alice.

Se é esse  algoritmo que faz uma “mágica” e calcula quais publicações são relevantes para cada pessoa e apresenta no feed delas somente o que ele acha que elas gostariam de ver, o que será que você fez para ele te odiar tanto e não entregar os seus posts?

Brincadeiras à parte, o Facebook leva principalmente em consideração, para entregar os seus posts, o quanto você interage com seus amigos na rede. Isso chama-se nível de interações entre usuários. Vários fatores influenciam nesta hora de entrega, como quantas vezes você o pesquisou na rede, quantas vezes vocês trocaram mensagens, curtiram postagens um do outro etc.

Interessante né?

Mais uma vez voltamos ao conselho que sempre dou para vocês: rede social é para socializar. Quanto mais você se relacionar com os seus amigos mais eles saberão sobre o que você anda aprontando de novidades.

Sabe aquela pessoa que você curte a foto, comenta o post ou conversa com ela inbox? Ela terá muito mais chances de ver o seu post no feed de notícias dela. Se você conversar com seus amigos e pedir para que sempre que verem seu post, no Clube da Alice por exemplo, comentem e curtam o mesmo, ele tende a aparecer para mais pessoas.

Segundo informações do próprio Facebook, o número de comentários e curtidas recebidos por uma publicação e o seu tipo (foto, vídeo, atualização de status) também podem torná-la mais propensa a aparecer no seu Feed de Notícias.

“Como sua rede de amigos interagiu com uma postagem? Eles curtiram, comentaram ou compartilharam? Então as chances desse post subir no seu feed são grandes.”

Olhem que legal esta informação que encontrei em um texto de um super especialista no assunto, Raphael Sperle: o algoritmo leva em consideração 3 grandes fatores: afinidaderelevância e tempo.

√ Afinidade: quanto os dois lados interagem entre si, visitando o perfil ou página, deixando mensagens no mural, visualizando fotos, curtindo, comentando ou compartilhando conteúdo. Maior interação representa maior afinidade.

√ Relevância: assim que uma nova publicação é feita, apenas os que têm mais afinidade visualizam, e conforme as pessoas engajam (curtem, comentam ou compartilham) o peso e a relevância do conteúdo aumentam, e a mensagem vai sendo exibida para mais e mais pessoas.

√ Tempo: basicamente, publicações mais novas possuem prioridade e são exibidas à frente das publicações mais antigas.

E ele ainda dá as dicas de como melhorar o alcance e o engajamento dos seus posts:

√ Publique conteúdo realmente relevante para seu público

√ Incentive a interação

√ Descubra os melhores horários para publicar

√ Fotos e vídeos chamam mais a atenção do usuário, aumentando a chance de engajamento

 

O assunto fotos e vídeos será o tema do nosso próximo blog, pois a qualidade dos mesmos influencia e muito no ranqueamento dos seus posts.

Em suas Fanpages existe a opção de pagamento para que os seus posts tenham maior engajamento, mas em grupos secretos como o caso do Clube da Alice, essa opção não existe. Nem para os membros e nem para os administradores. Então o engajamento depende do seu esforço, envolve dedicação, persistência  e não é da noite para o dia.

A concorrência é enorme e você precisa se destacar, portanto crie um conteúdo que desperte a atenção de quem está deslizando pela time line. As pessoas gostam de interagir com pessoas e não com comerciais e empresas. Humanize sua marca para criar mais credibilidade ao seu produto.

Estimular o diálogo no post é uma maneira super bacana de gerar engajamento. Faça perguntas, pergunte opiniões de novos sabores, novas cores, sugestões…. Ahhhh e não esqueça de responder todo mundo com carinho e atenção, você pode não ganhar um cliente naquele momento mas será lembrada em uma próxima ocasião.

Leia mais sobre este assunto – Se mantivermos as pessoas unidas, nós podemos mudar o mundo

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