Saúde e Bem Estar

Doação de Sangue Diminui no Frio

No período mais frio do ano é comum que o número de doadores de sangue diminua muito em todos os bancos de coleta. Mas a demanda nos hospitais se mantém. Por isso, é importante manter a rotina de doação de sangue, caso já seja um doador assíduo, ou se tornar um colaborador e ajudar a salvar vidas.

O processo de doação de sangue é rápido e simples. Geralmente, o doador não gasta mais de 40 minutos desde o momento em que chega ao banco de coleta até deixar o local. Uma única doação de sangue, de 450 ml, é suficiente para salvar a vida de até 4 pessoas. E não precisa se preocupar com a “falta” do que é retirado do corpo: essa quantidade é reposta no organismo em 24 horas. A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue.

Como fazer doação de sangue?

Para doar sangue basta ter entre 16 e 69 anos. Quem tem mais de 60 anos precisa ter feito a primeira doação antes dos 60 anos. Já os menores de 18 anos devem tem o consentimento formal do responsável legal. É preciso também pesar no mínimo 50 kg. No dia em que for fazer a doação, é importante estar alimentado, não ingerir alimentos gordurosos antes da doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento oficial de identificação com foto.

As equipes dos Hemobancos têm um protocolo rígido para garantir a segurança e bem-estar do doador. Dessa forma, alguns medicamentos e condições clínicas podem ser um impeditivo para doar. Ainda assim, é importante verificar junto à equipe do hemobanco se existe algo que possa barrar sua doação.

Planos de Saúde e Odontógico Amil – consulte uma corretora parceira do Clube da Alice e confira as vantagens extras que o Clube da Alice oferece para clientes novos Amil

Doação de Sangue no Paraná

No Paraná, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemepar) é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue. Ao todo, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos de todas as regiões do Paraná recebem as doações.

Para doar sangue na rede Hemepar é possível agendar previamente o horário de coleta nas unidades de Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. Isso é possível por meio do site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue. Nas demais unidades, a coleta é feita por ordem de chegada.

Campanha de doação de sangue

Com o mote “Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue. Segundo a Agência Brasil, a baixa nos estoques vem sendo enfrentada desde o início da pandemia. Em 2019, foram realizadas 3.271.824 coletas no país, enquanto em 2020, o número caiu para 2.958.665. Já em 2021, houve uma alta: 3.035.533 bolsas de sangue foram coletadas. Ainda assim, a mudança foi tímida e neste ano os índices estão avanço de forma lenta.. Até março de 2022, foram coletadas aproximadamente 732 mil bolsas de sangue.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a taxa de doadores de sangue na população ideal é de 1% a 3%. A taxa de doação de sangue no Brasil foi de 1,4%, em 2021.