fbpx
Alice TV

GLÚTEN: Vilão ou inocente?


Olá, Alices! Aqui, a gente sempre cuida da sua saúde. Aliás, você viu o post sobre rotulagem nutricional? Tem tudo a ver com o papo sobre glúten de hoje!

Toda quarta-feira, o Alice Mais Saudável traz temas relacionados à saúde com entrevistados especialistas. Essa semana falaremos sobre glúten! O programa é realizado em parceria com a Amil, empresa de planos de saúde, e a Nexo Administradora. Antes de falarmos sobre o último programa, confira essa mensagem super importante que a Amil trouxe pra gente sobre Síndrome de Burnout: 

Como é a sua relação com o trabalho?
Para alguns, as demandas profissionais são apenas uma parte do dia – e, quando o expediente é encerrado, as preocupações são suspensas até o dia seguinte.

Mas, para outros, o estresse vai muito além e influencia toda a rotina. Taquicardia, crises de choro, mãos tremendo e tantos outros sentimentos nervosos que se tornam comuns ao lidar com o trabalho podem ser sintomas da Síndrome de Burnout.

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fclubedaaliceoficial%2Fvideos%2F3728387390604240%2F&show_text=false&width=560" width="560" height="314" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowFullScreen="true"></iframe>

No último episódio da websérie sobre o que não dizer para quem está em tratamento, os convidados Beatriz Almeida, Michel Santana e Raquel Santos compartilham suas experiências com esse diagnóstico.

Vem assistir e, depois, saiba mais na página da Amil sobre saúde mental: http://bit.ly/BurnoutCDA

O que é a doença causada pelo glúten? 

No programa da última quarta-feira, falamos sobre o polêmico glúten. De vez em quando, alguns alimentos se tornam vilões e esse é o caso do glúten, mas será que ele é o vilão mesmo?
Esse tema é para lembrarmos que o mês de Maio é o mês da conscientização da doença celíaca, uma doença autoimune e genética desencadeada pelo consumo deste componente. 

A Dra. Danielle Kiatkoski Gastroenterologista e Especialista em Desordens Relacionadas ao Glúten veio conversar mais com a gente sobre o assunto! 

O glúten tem alguma coisa a ver com o emagrecimento? 
R: Não, de jeito nenhum! Até porque você pode tira-lo da sua vida e substituir por outros alimentos que sejam tão calóricos quanto. É um erro de interpretação apenas. Ele é o trigo, centeio, cevada e aveia por contaminação. 

O que são os distúrbios relacionados ao glúten? 
R: A doença celíaca, a sensibilidade e a alergia ao trigo. É fundamental que a gente lembre que se precisa de um diagnóstico, se você se tratar por conta própria e tirar o glúten da alimentação vai dificultar esse diagnóstico. Jamais tire da alimentação sem esse acompanhamento. 

Como é o processo de retirada do glúten? 
R: Quando a gente fala em doença celíaca, falamos em tirar o glúten do prato, mas é comum não prestarem atenção na alimentação cruzada, que é quando a gente acha glúten em alimentos e objetos que naturalmente não teriam. Por exemplo: purê de batata feito em uma panela que um dia já foi utilizada para cozinhar macarrão. O glúten adere nesse material e não sai numa simples lavagem, então ele acaba sendo liberado em outros alimentos que, ao serem consumidos, podem liberar um gatilho para outras doenças autoimunes que são acompanhadas pela doença celíaca, como diabetes, hipotireoidismo, osteoporose, infertilidade, abortamento de repetição, menopausa precoce. É um leque variado  que dificulta que o paciente procure o especialista correto por não associar as outras doenças à doença celíaca. 

Quais são os principais sintomas?
R: Dor abdominal, estufamento, excesso de gases, são sintomas clássicos e bem importantes! A anemia também é muito frequente, porque a secreção do glúten no nosso intestino faz com o que o intestino fique careca e a área de absorção diminui, o que causa carência de vitaminas, anemia, osteoporose…

Fazer a dieta sem ter a doença pode prejudicar o nosso organismo? 
R: Não, só tem que tomar cuidado com a falta de alguns nutrientes, por exemplo: vários alimentos com glúten são enriquecidos em ácido fólico e é possível que você fique com uma carência nutricional. Sempre, antes de retirar o glúten, tem que identificar e tratar a doença celíaca! 

A conversa foi longe e surgiram muitas dúvidas sobre doenças relacionadas. Se quiser conferir na íntegra, é só acessar a live completa abaixo: 

Espero vocês toda quarta-feira, às 19h, ao vivo na página do Clube da Alice! 

Até mais.