Alice home

Patchwork na decoração: A incrível missão de compor cores e estampas!

Quem vem a loja pela primeira vez, questiona: como é que conseguimos combinar tantas cores e estampas de diferentes conceitos em uma mesma peça e deixa-la tão maravilhosa? Sim, é essa palavra tão querida que nossos clientes costumam utilizar para definir nossas peças.

FOTO 1Foto: Bem Dito Canto

FOTO 1.1Foto: Bem Dito Canto

Foi-se o tempo em que decoração de bom gosto se resumia a cores neutras, tecidos lisos ou com estampas discretas. A moda agora é ser feliz, ousar e poder transparecer isso de modo que a sua casa seja o seu estado de espírito: que sua família e seus amigos se sintam aconchegados e felizes dentro dela.

Quando vamos criar um móvel ou um cômodo todo, escritório, restaurante ou residência, primeiramente precisamos conhecer QUEM vai viver ali, sua personalidade e gostos pessoais.
É romântica? Flores. Curte Rock? Caveiras/Rosas. Praieira? Abusar do azul não tem erro! E por aí seguimos uma linha de raciocínio!

Vamos começar essa transformação dentro de você? Aí vai o significado de algumas cores e estampas para se identificar.

Mandalas:
Mandala significa círculo – estampas de círculos mágicos desenhados e enfeitados, que concentram energia e harmonia. Remetem a busca da paz interior e orientação dos pensamentos.

FOTO 2Foto: Bem Dito Canto

Arabescos:
Inspirados na cultura árabe, os arabescos eram utilizados para decorar as mesquitas. As formas são uma representação do infinito, e possuem diferentes interpretações dependendo quem a vê. Normalmente representam Flores e plantas.

FOTO 3Foto: Bem Dito Canto

FOTO 3.1Foto: Bem Dito Canto

Bolinhas:
Também chamadas de polka dots, petit ou poá, as bolas remetem ao estilo vintage, e combinam muito bem com outras estampas fortes, como floral, animal, listras, etc.

FOTO 4

Floral:
As flores trazem o romantismo e carinho a qualquer ambiente. Maxi ou mini, discretas ou bem coloridas, sempre trazem boas vibrações e enchem os olhos de amor.

FOTO 5

Animais (Animal print):
Existe uma variedade delas, mas não combinam entre si. Prefira associá-las a tecidos lisos, listrados, bolinhas, florais ou outros com elementos da natureza.
Elefante: Sorte
Coruja: Sabedoria
Borboleta: Transformação
Passaros: Liberdade

FOTO 6Foto: Bem Dito Canto

Chiita:
Estampa tipicamente brasileira, item de identidade do nosso país! Cores alegres e vibrantes, com tramas mais abertas.
Ficam um arraso em objetos decorativos como almofadas, cortinas e toalhas de mesa.

FOTO 7FOTO 8Foto: Bem Dito Canto

Étnicas:
Inspirados nas culturas africanas e asiáticas, consagrou-se nos anos 70 – no início do movimento hippie, que buscava a igualdade e liberdade em diversas áreas. Essas estampas voltaram a tona com tudo, ficam lindas associadas a estampas florais e coloridas.

FOTO 9

Geométricos:
As estampas geométricas podem ser usadas em móveis, paredes, tapetes, objetos de decoração – em qualquer cômodo da casa elas ficam lindas e são facilmente combinadas com outras estampas. Em 2015 voltaram com tudo e vieram pra ficar. São inúmeras as opções, desde os mais tradicionais aos mais futurísticos, monocromáticos ou coloridos.

FOTO 10Foto: Bem Dito Canto

Lisos:

No patchwork, são utilizados para intercalar estampas e ressaltar elementos de tecidos estampados.

FOTO 11Foto: Bem Dito Canto

Retrô:

São aqueles que tem estampas que remetem os anos 20 a 60, com elementos como vinil, relógios antigos, bicicletas retrô, lanchonetes e pessoas que tem a característica de antigamente.

FOTO 12

assinatura-blog-clube-Ana-Carolina