Estilo

Qual o modelo certo de óculos para você?

Você já deve ter ouvido falar que cada pessoa tem um formato de rosto diferente, certo? Então para seu rosto ficar harmonioso com seus óculos, na hora de escolher sua armação você precisa ficar atenta a alguns detalhes.

Eu adorei as dicas que a Dra. Tatiana Nahas deixou no seu site:

O rosto é a sede de quase todos os sentidos do corpo humano e pode revelar muitas informações sobre nós. Hoje, um dos conceitos mais usados na área de beleza e estética é a harmonização facial, que leva em conta o formato do rosto e as características individuais da pessoa para fazer uma composição harmônica e atrativa da imagem pessoal.

Esse conceito de harmonia e estética facial se aplica em diversas características, como corte e cor do cabelo, maquiagem, acessórios e, claro, a armação de óculos de grau ou até mesmo de sol. Escolher a armação certa para o seu formato de rosto ajuda a valorizar seus pontos positivos e a suavizar os negativos.

Como identificar seu formato rosto?

É simples. Tire uma foto do seu rosto, com os cabelos presos e sem nenhum acessório. Depois, faça uma linha vertical da testa até o queixo e uma linha horizontal logo abaixo dos olhos de um lado até o outro do rosto. Depois, veja qual forma geométrica que se encaixa melhor no formato da sua face.

Principais Formatos de Rosto

1. Rosto Quadrado. Neste formato, o comprimento do rosto é quase igual à largura. A largura da testa, do maxilar superior e do inferior são bem próximas. Em geral, a linha do queixo e do cabelo é quadrada.
    Tipo de armação: Evite armações que chamem atenção para a parte inferior do rosto. Escolha uma armação que acompanhe a maior largura do rosto. As armações estilo “gatinho”, por exemplo, são boas escolhas, assim como as redondas ou ovais.
  2. Rosto Redondo: São os rostos que lembram uma lua cheia. O comprimento é igual à largura. O queixo costuma ser mais curto, largo e arredondado.
    Tipo de armação: Rostos redondos pedem óculos com armações mais delicadas. Evite armações muito largas ou as redondas. Prefira os modelos mais discretos e retangulares. As armações grossas em cima e estreitas em baixo funcionam bem.
  1. Rosto Oval: Este tipo de rosto é aquele em que as maçãs do rosto são mais evidentes. É o rosto que vai afinando até chegar no queixo, portanto é mais largo na parte superior do rosto. Costuma ter a mesma distância da linha dos cabelos até as sobrancelhas.
    Tipo de armação: Escolha uma armação que tenha a mesma largura ou que seja um pouco maior que a largura do rosto, de preferência quadrada, com hastes largas. Outro ponto importante é a armação deve seguir a linha das sobrancelhas.
  2. Rosto retangular: É um formato de rosto que lembra o quadrado, mas é mais longo no comprimento e mais estreito na largura.
    Tipo de armação: Como é um rosto longo, a ideia é escolher uma armação que ajude a criar a impressão de um rosto mais largo e mais curto. Modelos ideais: gatinho e aviador.
  3. Rosto Triângulo Invertido (rosto coração): A testa é mais larga e o queixo mais estreito, lembrando assim um triangulo de ponta cabeça.
    Tipo de armação: Prefira uma armação que tenha a mesma largura ou que seja apenas um pouco mais estreita que a testa. Modelos redondos, gatinho, ovais e aviador são ótimas dicas.

Dicas extras da Dra. Tatiana

E se você acha que acabou, tem mais. Na hora de escolher uma armação, principalmente de óculos de grau, você precisa levar algumas outras coisas em consideração.

• Se seu rosto é pequeno e delicado, evite armações grandes e pesadas
  • Quando a distância entre os dois olhos for pequena, prefira cores mais claras no meio e mais escuras nas laterais
  • Para os olhos mais afastados, laterais claras e pontes mais escuras
  • O modelo também deve ser confortável e não deixar marcas no nariz
  • A armação não pode ultrapassar ou ficar em cima das sobrancelhas
  • Cuidado com armações que ficam apoiadas nas maçãs do rosto, pode deixar marcas e não promovem uma boa harmonia facial
  • Cuidados com as cores, lembre-se que devem combinar com seu tom de pele e olhos

Gostou das dicas? Então que tal um óculos novo com 25% de desconto na armação e nas lentes?

Simmmmmm, o Clube da Alice tem uma parceria com as Óticas Carol e todos os produtos fora de promoção tem 25% de desconto para todas as Alices. Basta você mostrar pelo seu celular que faz parte do Clube para garantir este desconto especial.

E tem mais….

Em qualquer compra nas Óticas Carol você ganha a carteirinha do Clube da Alice para usar em nossos parceiros por um ano inteirinho.

Confere a lista das lojas das Óticas Carol participantes clicando no link – https://www.clubedaalice.com.br/empresas/oticas-carol/

Confere alguns dos modelos que me apaixonei quando estive na loja da XV de Novembro.