Saúde e Bem Estar

Tempo Seco

Os cuidados que devemos ter com o Tempo Seco.

O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar são características marcantes do inverno. Nas últimas semanas, o Paraná tem registrado índices de umidade muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, alcançando 30%. Para se ter uma ideia, o ideal, de acordo com a OMS, é de que a umidade relativa do ar fique entre 60% e 80%. Além da poeira, essa condição do tempo tem reflexos diretos na nossa saúde. Entre os problemas que podem ser gerados estão o ressecamento das mucosas e o agravamento de crises alérgicas ou relacionadas ao aparelho respiratório. Mas é possível amenizar as possíveis consequências do tempo seco com truques simples e práticos. Veja só!

Problemas causados pelo tempo seco

Mesmo que você não acompanhe a medição da umidade relativa do ar, alguns sintomas podem indicar que o índice está abaixo do ideal. O ressecamento das vias áreas e a desidratação do corpo são os principais deles. Dessa forma, se você perceber irritação nos olhos, na pele ou nas mucosas em geral, fique atenta! É possível que isso seja um alerta do seu organismo para as condições do tempo seco. Busque deixar os ambientes mais agradáveis e mantenha a hidratação, bebendo muita água.

Planos de Saúde e Odontógico Amil – consulte uma corretora parceira do Clube da Alice e confira as vantagens extras que o Clube da Alice oferece para clientes novos Amil

Hidratação redobrada

Não espere sentir sede para beber água. A Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde lembra que nosso corpo é constituído por 70% de água. Por isso, é importante manter a hidratação do organismo, bebendo, pelo menos, dois litros de água por dia. Se você costuma “esquecer” de se hidratar, coloque lembretes no despertador do celular, por exemplo, para beber um copo d’água a cada duas horas. Uma garrafinha sempre à mão também é uma boa aliada.

Alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é pré-requisito para o combate a qualquer problema de saúde. Com a falta de hidratação não seria diferente. Evite alimentos condimentados ou com muito sal, que retém líquido, e dê preferência a frutas, verduras e legumes. É interessante, inclusive, optar por frutas que ajudam na hidratação, como a melancia, laranja e abacaxi, ricas em água.

Umidifique o ambiente

Se o ar está seco, umidifique! O umidificador de ambientes pode ser uma ótima ferramenta de combate ao tempo seco. Verifique a capacidade do produto (eventualmente pode ser necessário ter um para cada ambiente). Além disso, alguns umidificadores também permitem o uso de essências, o que pode ajudar a deixar um cheirinho agradável no local. Caso você não tenha um umidificador, algumas dicas caseiras podem ajudar. Coloque uma toalha úmida no quarto, antes de dormir, por exemplo. A evaporação da água vai ajudar a deixar o ambiente mais agradável.

Evite os horários mais críticos

O Ministério da Saúde orienta que atividades físicas entre as 10h e as 16h sejam evitadas. Isso porque, neste horário, o tempo tende a ficar ainda mais seco. Se este for o único momento possível para que os exercícios sejam feitos, a dica é buscar por espaços mais arborizados, proteger-se do Sol ou até mesmo optar pela academia, com a condição do ar controlada.

Hidratação em dia

Além da hidratação de dentro pra fora – com o consumo de líquidos e alimentos ricos em água – mantenha a hidratação da pele e dos lábios. Mesmo nos dias mais frios, evite banhos muito quentes. A água aquecida retira a hidratação natural da pele. Use cremes ou óleos hidratantes para deixar a pele hidratada. Para o rosto e lábios, use produtos específicos.

Soro fisiológico ou inalação

Se o tempo seco é um vilão para a sua saúde, pense em utilizar soro fisiológico para umedecer as vias aéreas. O Ministério da Saúde recomenda algumas gotinhas para ajudar nesse processo. Em alguns casos, pode ser necessário fazer inalação com produtos específicos. Busque orientação médica para combater os efeitos do tempo seco e garantir a manutenção da sua saúde!