fbpx
Especial Coronavírus

Vamos aproveitar a quarentena e fazer a terapia do armário?


Querida Alice, nesse momento de quarentena devido ao COVID-19, devemos procurar atividades dentro de casa para aproveitar um Tempo que nunca temos. Então penso que essa é uma oportunidade única para você olhar e analisar profundamente o seu guarda roupa e a sua relação com ele. O método Style Thinking vai  ensinar como você deve organiza-lo para melhorar a sua sensação de bem estar, facilitar na escolha da roupa e diminuir o tempo das suas escolhas. Isso fará você se sentir mais confiante e fortalecida. Vamos aproveitar o tempo livre para esse grande encontro?

Apesar de termos que nos vestir e cobrir o corpo todos os dias, dizemos que vestir-se é um assunto sem importância. Nós também aprendemos a ver a Moda como superficialidade e futilidade. E isso acontece tanto a tal ponto que nos esquecemos de que a nossa forma de vestir é algo que afeta todos os outros setores da nossa vida. O nosso guarda roupa é como nosso espelho. Se soubermos organiza-lo, o nosso reflexo será mais claro e isso afetará diretamente a nossa auto estima.

O primeiro passo é tirar tudo de dentro do armário, isso mesmo, tire tudo. Faça essa atividade num momento que você pode dedicar-se 100% a você mesma, coloque uma música que tenha a ver com o seu estilo e vamos lá.

1. Faça descartes anualmente

Separe três pilhas, a primeira com roupas que você gosta e precisam de ajustes ou consertos, a segunda com peças que ainda estão adequadas para o uso mas que você definitivamente não usa mais e pode doar e a terceira, com aquelas peças que ninguém mais usará e são totalmente descartáveis. Está em duvida do que se desfazer? Bem, tive uma cliente que não queria se desfazer de nada já que tinha investido nas peças e não conseguia se desapegar. Então fiz um acordo com ela (nesse caso, ela tinha armários de sobra) para que ela separasse as peças que tinha dúvida e colocasse nesse armário, se ela não usasse nenhuma peça durante um ano, ela deveria se desfazer delas, caso usasse alguma, ela poderia devolver essa peça ao armário principal. E assim ela conseguiu se desfazer de mmmmuitas peças que não tinham mais sentido em sua vida.

2. Padronize os cabides

Esta é uma sugestão, facilita a visualização e organização. Não é obrigatório.

3. Vire os cabides para dentro

Isso facilita o colocar e tirar do armário e manter mais organização. Procure sempre deixar uma peça por cabide pois isso facilita a visualização e escolha . Se o seu armário é pequeno, coloque um anel da lata de refrigerante” no cabide e use para prender outro cabide nele (vide foto).

4. Use organizadores

Use caixas, divisórias e organizadores nas gavetas. Vai facilitar muito!

5. Proteja as roupas de festa e delicadas

Deixe-as em capas ou sacos próprios de lavanderia.

6. Guarde as peças que menos usa em prateleiras mais altas.

7. As peças mais finas e de uso frequente devem ficar na altura dos olhos e das mãos.

8. Cada coisa em seu lugar

Separe as roupas por tipo

9. Organize por cor

Depois de separar por tipo de modelo, separe por cor de cada modelo

10. Coloque etiquetas de identificação

Você pode colocar nas gavetas onde estão os separadores e até tags nos cabides, por exemplo, se tiver um armário pequeno, você pode colocar um tag com o nome do modelo (exemplo: legging, flare, alfaiataria, etc) e pendurar de 2 a 3  modelos por cabide. Também pode colocar tag nos cabides com calças ou blusas que necessitam de ajuste….e por ai vai. A identificação facilita muito na hora da escolha.

11. Troque as roupas da estação de lugar

Da trabalho, mas se tiver armário pequeno faça rodízio das peças da estação. Esse é um bom exercício para você relembrar o que tem e atualizar o que pode ser descartado.

12. Evite fazer pilhas grandes nas prateleiras

13. Nem tudo vai em cabide

Peças de malha ou tricot podem se deformar se forem penduradas em cabide. Dobre e mantenha em gavetas ou prateleiras.

14. Lave antes de guardar

As peças ficam com a gordura e suor do corpo, portanto, leve-as antes de guarda-las, e se as usou apenas um dia, deixe 24 horas fora do armário pois ela ainda retém a umidade do corpo e guardando-a a seguir pode causar odores.

15. Hidrate o couro

O grande segredo do guarda-roupa organizado

Agora sim vamos arrumar o armário!

Primeiro observe para qual lado do armário você tende a olhar. Se assim que você abrir o armário, você olha para a esquerda, esse será o seu guia. Ou vice e versa! Nesse lado você pendurará suas peças mais utilizadas por modelo, dispondo-as em um degrade de cores.Não esqueça de como dispor os cabides! Primeiro as mais claras e mais curtas, vá formando um degrade  com as cores pastéis indo ate o preto. Se você tem duas alturas de cabideiro, utilize as mais altas para camisas e casacos e embaixo para as calças e saias que são mais pesadas e não tem tanto comprimento. Quando terminar as camisas por exemplo, comece com os casacos da mesma forma em degrade de cores e comprimentos. Os casacos mais longos devem ficar no canto pois são as peças que você manuseia menos. Com as calças e saias faça da mesma maneira deixando no mesmo lado dos casacos os modelos que você menos utiliza. No meu caso, deixo os cabides com as peças que devem ser ajustadas.

Você vai perceber que sua organização ficara praticamente como a arara (cabideiro) de uma loja e isso vai facilitar muito a sua visão e a sua escolha.

Agora vamos às prateleiras….separe em pilhas de tipos de modelos e deixe as mais escuras na parte de  baixo fazendo o degrade de cores até o branco na parte superior. Se precisar etiquete as pilhas com o nome do tipo de peça.

Nas gavetas abuse dos organizadores e separe por cores e modelos o que puder. Existem vários vídeos  que ensinam a dobrar as roupas de maneira bem eficiente!

Espero que você se divirta com essa atividade e aproveite para olhar para si própria com muito carinho! Bom desafio!