Alice +Leve

Você Mais Leve

Como tem sido os seus dias? Responda com sinceridade: pesados ou leves?

Estamos vivendo uma vida com tantos desafios, obrigações, rotina frenética, …, todo mundo anda muito acelerado! Algumas vezes temos a impressão que somos as únicas que não estamos dando conta do recado e isso é extremamente estressante…

Há quanto tempo você não tira um tempo para respirar e prestar atenção em você mesma? Como anda a sua saúde física e mental? E a sua alimentação? Vc tem tomado água o suficiente?

São tantas perguntas simples, mas importantes, que já ficamos estressadas só de pensar e já bate aquela vontade de deixar este texto de lado… 🙂

Viver o tempo todo acelerada e se cobrando para ser perfeita, a longo prazo poderá ser muito prejudicial a sua saúde.

Nos cobramos muito por não conseguirmos fazer 100% do que nos propomos a fazer, pois se fizermos um pouquinho a cada dia, começaremos a criar novos hábitos… a vida não passaria a ser mais leve?

Que tal aproveitar este início de ano e começar a fazer algumas mudanças nos seus hábitos?

A proposta do projeto Você Mais Leve do Clube da Alice é levar dicas e trazer uma conversa gostosa para juntas descobrirmos o segredo para viver uma vida mais leve.

A primeira dica é sobre uma coisa que fazemos o tempo todo e que sem ela não poderíamos viver: a respiração.

Trocar a ação no piloto automático pela respiração mais atenta e controlada pode ser a senha para entender o que está deixando você estressada.

Inspirar e expirar é tão automático no dia a dia que a gente nem pensa que pode usar essas ações para melhorar o desempenho na ginástica, domar o stress e a ansiedade e até emagrecer. A respiração correta aumenta a oxigenação das células e dos tecidos do organismo, elimina toxinas e garante corpo e cabeça energizados.

Vamos fazer uma experiência? Pare tudo que você está fazendo e se concentre por alguns minutos na sua respiração.

Agora inspire e expire de forma lenta e profunda por alguns segundos. Em seguida, inspire e expire pelo nariz rapidamente, empurrando o ar com a força do abdômen. Repita sem parar durante um minuto, faça uma pausa de um minuto (respirando devagar) e repita essa sequência mais duas vezes. Depois, volte a respirar normalmente.

Me responda, você não se sentiu melhor? Tenho certeza que sim, pois além de ter se concentrado mais em você, entrou mais ar nos nossos pulmões, mais oxigênio no seu corpo e como você lembra que aprendeu na escola: oxigênio necessário para a nossa sobrevivência e precisamos o tempo todo fazer a troca do oxigênio para dentro, gás carbônico para fora.

Quando nascemos, todos nós respiramos a partir da movimentação do diafragma, uma vez que ela se trata de uma função natural e involuntária. Aprender a respirar corretamente é, então, apenas uma questão de reeducar o corpo. Para isso, basta seguir o breve passo a passo a seguir:

1- escolha uma posição que seja confortável para você: sentado com a coluna ereta ou deitado;

2- coloque a mão sobre o abdômen, entre o umbigo e o esterno, para sentir a movimentação abdominal durante a respiração;

3- inspire pelo nariz contando até quatro. Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir;

4- segure o ar dentro dos pulmões por dois tempos;

5- expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até quatro novamente;

6- repita o processo duas ou três vezes, depois continue respirando pelo abdômen sem contar tempos.

Durante esse processo, é importante ficar atento ao peito e aos ombros. Se o tórax se elevar ou os ombros forem em direção à cabeça, mesmo que haja movimentação da barriga, outros músculos estão sendo utilizados na respiração. Corrija as falhas, uma vez que a ideia é que a respiração seja feita unicamente a partir dos movimentos do diafragma.

Gostou desta dica do site namu.com.br? Eu amei pois aprender a respirar corretamente pode nos fazer diminuir seu cansaço, aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar nossa postura e nosso desempenho e principalmente nos deixar mais leve, o que é o nosso objetivo com este projeto.

Se você quer deixar os seus dias mais leves em 2020, se liga nas nossas dicas aqui no Blog, no Instagram e na Fanpage do Clube da Alice.

Quero saber o que acharam desta novidade.

Beijos e até a próxima!!!!