Entrelinhas de Mulher

A grande descoberta

Ela acordava bem cedo todos os dias. Passava o café correndo, tomava uns goles entre um naco e outro do pão e saia para trabalhar.
Era a primeira a chegar e a última a sair.
Sempre que podia, emendava uma saída depois do expediente. Uma noite era curso, na outra ia ao salão de beleza, na outra engatava um barzinho ou shopping.
Ela se esforçava para chegar tarde em casa e só ter tempo para um banho. Banho e cama… Uma mulher DVD como ela dizia: deita, vira e dorme.
Ela não gostava muito de ficar em casa. Não gostava de topar com ele. Detesta ficar sozinha com ele. Não gostava das discussões que tinham. Não gostava das coisas que ele urrava aos seus ouvidos…

Você não faz nada direito!
– Você deixa os outros de fazerem de boba!
– Você está gorda!
– Você é uma inútil!

Ela ouvia e chorava… Sentia-se o cocô da mosca, tamanha a sua insignificância.
E toda noite era assim. Ele com aquelas “gentilezas” e ela indo dormir chorando.

Até que um dia

E vida seguia sua rotina, para ela, de lágrimas e dor, para o mundo de cor e flor. Até que um dia, ela chegou chorando ao trabalho. Não aguentava mais! Uma amiga percebeu que algo a afligia e a chamou para conversar.
Ela não se conteve! Contou de sua rotina e sobre tudo que vivia.
A amiga ouviu, acolheu e aconselhou. Desconstruiu com ela cada uma daquelas inverdades!

– Você faz muita coisa direito! Olha como o pessoal aqui do trabalho te reconhece menina!
– Você ajuda a todos e isso não te faz boba!
– Você é linda guria!
– Você é útil!
– Você é o suficiente!
– Você é admirável!

Uma sensação de bem-estar a envolveu… De fato, sua amiga falava a verdade… ele não!
A amiga ainda a orientou a rebater cada uma daquelas frases cruéis! Ela achou que, sozinha, não teria forças, mas como não tinha nada a perder, resolveu tentar!
E logo mais a noite, novo diálogo se fez:

– Você não faz nada direito!
– Mentira! Hoje fiz o melhor relatório de todos!
– Você deixa os outros de fazerem de boba!
– Mentira! Eu adoro ajudar! Se os outros acham que sou boba é problema deles!
– Você está gorda!
– Eu sou gostosa!
– Você é uma inútil!

– Eu sou maravilhosa!

Ele calou-se! Não disse mais nada aquela noite. E pela primeira vez, em anos, ela dormiu sem chorar.
Nos dias que se passaram, novos diálogos se fizeram. Ele falava, ela respondia, ele se calava.

Até que uma noite

Aquela noite ela decidiu ir direto do trabalho para casa. Passou no mercado, comprou alguns itens para preparar uma salada, uma minigarrafa de vinho e rumou para seu lar.
Era bom chegar em casa agora… ele não a atormentava mais e ela curtia mais sua própria companhia porque o amor-próprio pulsava em seu coração.
Quando ela passou por ele, resolveu parar e encará-lo.
Sem medo, sem raiva, sem ansiedade… Apenas fitou-o.

Ele disse:

– Você é linda!
– Você é incrível!
– Você é mais do que suficiente!

Ela se emocionou… foi a primeira vez que conseguiu perceber admiração e respeito. Foi uma grande descoberta sentir aquele amor!

Ela apenas conseguiu repetir:

Você é linda!
– Você é incrível!
– Você é mais do que suficiente!

Deu um beijo nele, o espelho e foi, feliz como nunca, preparar o jantar e planejar uma vida cheia de cor e flor!

Quero te convidar para conhecer um pouco mais do meu trabalho! Acesse http://daniellelourenco.com.br/loja/. Você pode fazer o download gratuito de um “mini-livro” em pdf com textos afetuosos e conversas incríveis, que falam de coração para coração e também comprar meu livro “Amiga. coloque a calcinha para dentro da calça e outras conversas”.
Você pode curtir, também a minha página do Facebook – Entrelinhas de Mulher.