Comportamento

Afinal de contas, onde foi parar a ética?

Vocês já perceberam como algumas pessoas esquecem totalmente da ética quando estão em redes sociais?

Eu fico muito chateada quando vejo uma pessoa comentando e indicando outro produto ou profissional no post de um anúncio. E quando o comentário é para fazer críticas que “é muito caro”, “nossa, no Paraguai é a metade do preço”,… e coisas do tipo, tenho muita vontade de perguntar para essa pessoa onde ela deixou sua educação, se é que já teve alguma vez.

Será que essas mesmas pessoas teriam atitudes semelhantes se estivessem cara a cara com a mesma vendedora, ou só são corajosas atrás de seus teclados?

Muitas vezes eu li comentários dizendo que se a pessoa postou, ela tem que estar preparada para críticas e debates. Eu não entendo isso, onde está escrito que somos todos obrigados a gostar da mesma coisa e temos que contar para o mundo que não gostamos?

Eu achei ótimo este post que recebi de uma amiga pelo WhatsApp e é uma grande verdade. Tem gente que parece regredir a espécie quando entra em uma discussão. Perde totalmente a noção de educação.

Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Na minha opinião ser ético é agir como esperamos que ajam conosco na mesma situação.

Dentro do Clube da Alice nós temos nossas normas internas para postar. Quando uma pessoa sabe das mesmas e tenta “burlar” o sistema, ela age de forma desonesta, e na minha opinião já sai perdendo como profissional, pois se não é honesta nem para fazer um post, imagina para entregar seu produto ou serviço.

E quando um profissional segue as regras do grupo mas não segue as normas do código de ética profissional da sua profissão?

Muitos alegam não seguir as regras por serem muito restritivas, mas se é a profissão que você escolheu deve seguir as mesmas e não alegar desconhecimento.

Há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência e etc, mas a ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho.

Se os profissionais da área de saúde não podem fornecer preços em propagandas, não adianta ficar insistindo nos comentários. Se não podem dar conselhos devem se calar quando verem alguém pedindo. As pessoas não são obrigadas a saber o código de ética de cada profissão ao pedir uma solicitação, então não custa avisá-las com educação.

Se pudesse dar um conselho para todas as pessoas seria: Seja cortês.

Sempre diga “por favor”, “obrigado” e “não há de quê”. Seja paciente, observador e compreensivo. Trate as pessoas com respeito, mesmo aquelas que você particularmente não quer conhecer.

Seja mais feliz e tenha menos razão, mas acima de tudo, seja honesto!!!!