Como surgem as ideias para empreender

Eu sou a Regiane vim compartilhar com vocês a minha jornada de empreendedorismo através do meu projeto, que você pode acompanhar no link: Bonita Para Sua Idade e aqui no blog do Clube da Alice!

Como falar de Empreendedorismo sem falar de inspiração? Uma coisa está ligada a outra, todo novo negócio surge de uma ideia, ou seja, de uma inspiração. A inspiração tem várias maneiras de surgir. Pode vir de uma necessidade não atendida, uma oportunidade que ninguém ainda viu ou até mesmo de um hobby que você pratica.

Todo negócio começa pela ideia, mesmo que você seja convidado para uma sociedade onde a ideia já exista alguém precisou ter aquela ideia antes de te convidar e se você resolver abrir uma franquia a ideia original desse negócio não foi sua, mas em algum momento surgiu uma inspiração para quem fundou esse negócio.

A inspiração de empreendedores de sucesso

Irei resumir dois casos de empreendedores de sucesso para que você possa conhecer como surgiu uma ideia baseada na necessidade e uma na oportunidade.

Uma história interessante de como uma inspiração pode surgir de uma necessidade é a da designer de moda nova-iorquina Vera Wang, ela já havia trabalhado na revista Vogue, mas ficou conhecida mesmo quando resolveu empreender. A ideia de negócio dela surgiu depois que ela saiu em busca do seu vestido de noiva e não encontrou nada que a agradasse. Foi então que resolveu desenhar seu próprio vestido e pouco tempo depois, decidiu abrir um ateliê de vestidos de noivas. A história de sucesso dela aconteceu então diante de uma necessidade pessoal e que acabou virando um negócio muito lucrativo. Hoje ela é uma das empreendedoras mais bem-sucedidas do mundo da moda.

A inspiração baseada em uma oportunidade que vou contar é de uma empresa muito conhecida mundialmente o AIRBNB, aplicativo de locação de casas e apartamentos.

Os fundadores do AIRBNB eram designers e moravam em San Francisco – EUA, eles haviam saído de seus empregos e pensavam em fazer algo, mas ainda não sabiam o que, como estavam desempregados, começaram a ter dificuldades para pagar o aluguel. Na mesma época teria uma conferência de designers em San Francisco, eles então ficaram sabendo que não havia mais hospedagem nos hotéis da cidade e assim muitos designers não poderiam participar da conferência por não ter onde se hospedar.

Foi então que resolveram unir a sua necessidade de pagar o aluguel com a oportunidade de fazer um dinheiro naquele momento. Tomaram então a melhor decisão de suas vidas, decidiram alugar colchões de ar para quem não tivesse reserva em hotel e quisesse se hospedar em sua residência. Gostaram tanto da experiência que em seguida tiveram a ideia de lançar um site de hospedagem para congressos e conferências.

Claro que no começo não foi fácil e as coisas não saíram como eles queriam. No meio do caminho precisaram mudar sua estratégia e começaram a focar em aluguel para viagens de férias.

Hoje o AIRBNB é uma empresa bilionária, conhecida no mundo todo.

A minha história de inspiração

Algumas pessoas resolvem empreender a partir de uma ideia. Ela surge e percebendo que se trata de uma grande oportunidade decide então investir nessa ideia, iniciando um negócio. Mas não necessariamente os negócios começam a partir da ideia.

No meu caso em primeiro lugar resolvi empreender por sentir dificuldades em me recolar no mercado de trabalho. Possuo ótima formação acadêmica e experiência, mas acredito que hoje as empresas prefiram pessoas mais jovens e existem poucas vagas para pessoas com mais de 40 anos. Como me sinto muito produtiva e com vontade de realizar muitas coisas ainda, resolvi empreender.  No momento que tomei essa decisão não tinha a menor ideia em qual ramo empreender. Foi então que comecei a minha busca por uma inspiração. Pensei em franquias, também pesquisei muito na internet, conversei com amigos e quando estava em viagens estava sempre em busca de alguma oportunidade. Claro que para que essa inspiração surja as vezes demora um tempo, e nesse assunto não podemos ter pressa.

Foi preciso avaliar bem várias ideias que surgiram nesse caminho. Até que em uma viagem de família para Fortaleza me surgiu a vontade de empreender na área de moda praia. Me identifico com essa área por gostar muito de moda e também de praia, especialmente acho linda a moda praia. Então no meu caso esse é um negócio que estou tendo um enorme prazer de estudar e me especializar para então poder começar essa empresa.

Assim que tomei a decisão que era isso que gostaria de fazer, fui em busca de informações sobre a área. Queria conhecer histórias de pessoas que haviam começado uma marca, fiz várias buscas na internet, especialmente no Youtube pois queria acompanhar um caso real de um empreendedor pequeno que tivesse começado uma marca de roupa. Não encontrei muita coisa, foi então que acabei vendo aí uma oportunidade de algo novo em minha vida, decidi então eu mesma começar a minha marca mostrando para as pessoas todos os passos que vou seguir. Comecei meu canal do Youtube Bonita Para Sua Idade e meu Instagram @bonita_para_sua_idade, para que as pessoas possam acompanhar minha trajetória no empreendedorismo.

Espero que você possa se inspirar com a histórias que contei aqui e assim seguir seu caminho no empreendedorismo, pois é muito gratificante!

Esse canal não é só para as mulheres, mas principalmente para elas.

Obrigada por ler até aqui, espero contribuir para que a sua jornada seja cada dia menos solitária e cada vez mais incrível!