Entrelinhas de Mulher

Caminheiro ou carregador?

Desde que me entendo por gente gosto de estar com pessoas. Sempre fui um ser sociável. Minha parte preferida dessa interação: a conversa. Conversar é uma das trocas de energia mais espetaculares que conheço. Talvez por este motivo tenha escolhido uma caminhada profissional na qual a “conversa” é uma ferramenta fundamental: educadora, palestrante, gestora de pessoas e coach life.
A gente aprende tanto ouvindo a história do outro, compreendendo a visão de mundo do outro, tentando sentir, pela empatia, o coração do outro. Também, por meio do diálogo, fala de si, ensina o que sabe, traduz em palavras o que o que vai na alma.

E nem só da fala vive a conversa!

Escrever é também uma forma de conversar. Uma conversa assíncrona com o leitor.
O olhar é uma forma de dialogar! Um bate-papo que só acontece depois que a cumplicidade fez morada no coração.
O toque é uma verdadeira conferência! As mãos que encontram outras mãos falam de parceria. As mãos que tocam, suavemente, o rosto falam de doçura e respeito. As mãos que deslizam pelo corpo, expressam amor e desejo.
A música é uma prosa com a alma.
A oração é um colóquio com Deus.

E os desdobramentos das conversas? Histórias, metáforas, contos e piadas! Tem como não amar? Todas manifestações criativas da comunicação que conversam com a mente e o coração!
A minha preferida? A metáfora, sem dúvida! Uma forma original e linda de falar sobre o mundo que nos cerca!

E já que estamos falando em metáforas, bora conversar sobre os caminheiros e os carregadores…

Caminheiros e carregadores

Nossa existência pode ser comparada a uma grande e longa caminhada na estrada da vida. Desde pequenos, levamos nas costas uma mochila. A medida que avançamos na trilha, vamos acumulando “pertences” de acordo com nossa preferência: amores, amigos, habilidades, conhecimento, valores, memórias, esperança como também medos, dificuldades, culpas, mágoas, desilusões e pedaços do coração partido.

Photo on Visual Hunt

Há dois tipos de viajantes nesta estrada: os caminheiros e os carregadores.

Os caminheiros são aqueles que se jogam na trilha, apesar do medo do desconhecido. Sabem que o inesperado os espera mas tem uma grande dose de fé que os faz acreditar na chegada! No sucesso! Na felicidade!

Photo on Visual Hunt

Eles sabem que o caminho se faz ao caminhar e apreciam a paisagem. Entendem que todos a sua volta são igualmente viajantes e assim sentem os mesmos medos, sonham e erram como eles próprios. Suas mochilas são leves porque não guardam as pedras das mágoas, os pedaços do coração partido ou o peso do ódio. Os caminheiros são solidários, dividem as frutas recém-colhidas e dão a mão ao parceiro para levantá-lo do chão. Não tem pressa de chegar porque sabem que a vitória é sobre si mesmos!

Os carregadores são aqueles que acumulam um enorme peso nas mochilas: rochas de rancor, correntes de medo e cacos de coração. Andam “tombados” para frente porque suas colunas frágeis são incapazes de sustentar tamanho fardo. E assim, não veem nada além de seus próprios umbigos e o chão de terra batida. Julgam-se injustiçados pelo universo por sua carga ser muito maior do que os demais viajantes, que leves, correm, pulam e se divertem. Bradam aos sete ventos sobre seus infortúnios e sua solidão.
Os carregadores também são aqueles que não entendem que, embora sigamos em grupos, ninguém pode peregrinar pelo outro, porque o caminhar é individual! São aqueles que insistem em carregar o fardo alheio, entendendo estarem ajudando ou manifestando amor. (e na verdade, não fazem nem uma coisa nem outra… apenas roubam. Roubam as possibilidades do outro amadurecer e crescer.)

Photo on Visual Hunt

Os carregadores sofrem. Gastam energia dobrado. Desgastam-se. Não andam no ritmo natural de seus corpos e perdem a possibilidade de apreciar a beleza da caminhada.

Quem é você nesta trilha?

Se você é um caminheiro, segue firme! Um passo de cada vez, sendo que cada passo feliz vale por três! Conversa, compartilhando suas descobertas e aprendizados!

Se você é um carregador, para, tira a mochila das costas e descansa. Respira. Sua jornada não precisa ser assim! Cuida desse peso incômodo! Deixa o outro caminhar pelas próprias pernas! Confia! Conversa!
Conversa com um companheiro de viagem e com Deus! Conversa com uma música, conversa com a natureza e conversa com seu coração! Sempre é tempo trazer a leveza para a alma!

Uma linda e bela viagem para todxs nós!

Com amor,

Dani