Ser Alice

Carência + falta de bom senso = incoerência

Vocês já repararam como algumas pessoas andam incoerentes nas redes sociais?

Edu Alpendre on VisualHunt

Digo nas redes sociais mas imagino que nas suas “vidas reais” também o sejam.

Vi claramente esta incoerência em um post no Clube da Alice hoje. Uma diarista oferecia seu serviço por R$70,00 a diária e várias comentaram achando um absurdo ela cobrar tão barato. O mais engraçado é que as mais “revoltadas” com o preço baixo, são as mesmas que já vi discursando sobre o preço que consideravam alto em um post de outro trabalho.

Então é assim: se desvalorizar o meu trabalho eu brigo, mas se for para pagar mais barato pelo trabalho do outro eu desvalorizo também para poder pagar menos. Incoerência total.

Eu já reparei, várias vezes, em pessoas que fazem comentários extremistas nos posts alheios, como em suas páginas pessoais pregam coisas bem opostas. A pessoa arma o maior barraco para impor sua opinião e tem como foto de capa uma frase motivacional pedindo respeito as suas opiniões. Ela não respeita a do outro mas exige que respeitem a dela. Uauuuuuu

Voltando a questão de valores de produtos, eu me pergunto onde está escrito que um produto tem que ter o preço de acordo com o seu bolso ou com o que você acha “justo” pagar por ele. Cada um sabe dos seus custos e de quanto quer ter de lucro em seu produto ou serviço, cabe a quem achar caro apenas não comprar. É tão simples mas ao mesmo tempo tão difícil de certas pessoas entenderem, que eu concluo que elas comentam apenas por carência mesmo ou por pura falta de bom senso. Ahhhh ou pelos dois juntos.

Lembrando que tentar negociar é bem diferente que desvalorizar o produto para pagar mais barato. Pedir um desconto é diferente de tentar fazer o fornecedor se encaixar no seu orçamento de qualquer maneira.

Quando a pessoa cria um comentário negativo ou polêmico, ela leva as atenções para ela mesma por alguns instantes. Outras que tem a mesma necessidade de atenção entram na “vibe”, curtem e apoiam. Outras pedem respeito, outras brigam, outras argumentam e por aí vai. O Facebook entende que a polêmica é interessante e com isso ela ganhou várias pessoas dando atenção para ela.

É tipo criança que faz birra e coisa errada para chamar a atenção dos pais ou o cachorrinho que rouba suas coisas para você correr atrás dele. Mesmo contrariados, paramos para dar atenção.

Eu sempre aconselho ignorar certos comentários negativos. Se for no Clube da Alice você pode denunciar os mesmos para que possamos excluir. Se não tem resposta perde a graça ser do contra.

Acho um desrespeito alguém comentar que o preço de tal produto é caro ou que tem em outro lugar mais barato. Se você entra na discussão e dá a atenção que uma pessoa carente está implorando para ter, você estimula a mesma a repetir esse ato.

“As redes sociais estão fazendo com que as pessoas criem imagens idealizadas delas mesmas. Ao invés de expressarem quem realmente são, as pessoas estão construindo uma imagem que acham que os outros querem que elas sejam.” (Jim Taylor)

Adorei esta dica que encontrei no site Vix.com:

“Faça uma autoanálise: Pense em qual imagem você quer transmitir para as pessoas que estão nas suas redes sociais e faça postagens condizentes com esse perfil. Uma dica da coach é entrar no seu próprio perfil e analisá-lo como se fosse outra pessoa, um gestor pensando em uma contratação, por exemplo, para ver se o que é postado está de acordo com o que você busca para sua vida. E, na hora de comentar, pondere o conteúdo, analise se não há ofensas ou possibilidade de má interpretação por parte do outro.”

Gentileza gera gentileza

Mais uma vez a máxima de fazer para os outros o que você espera que façam por você. Nas redes sociais e na vida a gente deveria agir sempre assim. É difícil pois somos humanos e as vezes perdemos o controle. Quando isso acontece vale um pedido de desculpas verdadeiro. Nas redes sociais levantar, respirar e contar até 30 antes de escrever pode fazer você mudar de ideia e também  evitar uma discussão desnecessária.

Já estamos em um mundo complicado, temos tantos problemas na nossa vida para resolver. Será que vale a pena mesmo arrumar mais um se metendo onde não foi chamado? Dar sua opinião e entrar em uma discussão interminável é o que você quer mesmo?

A energia que você envia para o universo é a mesma que ele te manda de volta, então se não for para somar é bemmmmm melhor se calar. Ser mais feliz e ter menos razão.

Beijos no coração de todas.