Empreendedorismo & Negócios

Colocando em ordem as Coisas de Alice

Colocando em ordem as Coisas de Alice (e da sua marca)

Organizar uma espaço colorido como o lounge do Clube Da Alice é divertido. Mas valorizar produtos de tantos segmentos diferentes em uma mesma loja nem sempre é tarefa fácil.

Valorizar produtos. Esse é um dos principais objetivos do trabalho de um visual merchandiser que, muito mais que um decorador de vitrine, deve pensar na organização da loja e disposição de todos os itens dentro dela (do mobiliário aos produtos) sempre com foco em vendas. Na minha profissão a criatividade é muito importante, mas a visão comercial precisa andar de mãos dadas com ela e com técnicas que contribuam para que cada produto seja visto da melhor forma.

Não existe fórmula mágica: cada caso é um caso, e grande parte do sucesso visual de uma loja depende de testes, testes e mais testes. Porém, existem princípios e “truques” básicos que funcionam na maioria dos casos, e é sobre três deles que vou falar hoje.

– Tudo precisa fazer sentido

A vitrine da Coisas De Alice é uma penteadeira. Portanto, a organização dela e os produtos escolhidos, são itens que poderiam estar em uma penteadeira. Essa penteadeira pode ter várias “donas”, uma personalidade de Alice a cada momento; mas os elementos de cada semana precisam estar em harmonia entre si. Já tivemos uma penteadeira flower power, com turbante, bolsa de franjas e garrafas revestidas com retalhos como decoração. Agora, ao lado de um arranjo de flores clássico, escolhemos objetos delicados tanto no estilo como na cartela de cores. Pense no conjunto. E isso vale tanto para o conjunto de produtos como para os objetos decorativos que os acompanha.

– Objetos menores ganham “força” quando agrupados

Produtos pequenos, como os itens de papelaria do Clube Da Alice, aparecem mais quando agrupados. Criar espaços com produtos coordenados, como um criado mudo com uma xícara e um bloco de papel, faz muito sentido em uma loja com o conceito da Coisas De Alice, mas não deixe de reservar um espaço para concentrar produtos pequenos. Dessa forma, eles atraem a atenção e facilitam a operação de loja, oferecendo ao cliente todas as opções da categoria em um mesmo espaço.

Foto: Ivy Lemes.

– Suportes diferenciados ajudam na visibilidade, “aumentam” o espaço e reforçam a identidade da marca.

Crie displays de diferentes alturas ou use pequenos cubos para concentrar ou dar altura aos produtos. Na Coisas De Alice, eles sempre estão presentes nas prateleiras ou vitrine: otimizam o espaço, tornando possível a exposição de um maior número de produtos, além de ajudar a criar simetria com produtos maiores. Outra boa ideia é criar displays personalizados, com “a cara” da sua marca. A marca de acessórios para cabelo Fu Chik, por exemplo, apresenta seus acessórios em bandejas que os mantém bem organizados e agrupados. Além de contribuir para a visibilidade do produto, como comentei no item acima, displays próprios valorizam o produto e reforçam a identidade da sua marca em qualquer espaço; estratégia muito importante para marcas menores que expõe ao lado de muitos outros produtos em lojas colaborativas ou feiras.

Foto: Ivy Lemes

Quer saber mais sobre visual merchandising e descobrir formas de valorizar seu produto?

Meu nome é Ivy Lemes, sou visual merchandiser, e presto consultoria visual e de conteúdo (voltado para sites e fanpages) para marcas e lojas. Entre em contato através do [email protected] e ou acesse facebook.com/cenamoda e saiba mais.

assinatura-blog-clube-Ivy-Lemes