fbpx
Alice em Forma

Continue a nadar….


A natação é uma modalidade bastante complexa, mas praticada no mundo todo, e por todos os tipos de pessoa, pensando em motivar suas aulas e resultados o professor Fernando Bazalha, preparou 10 dias para que você mantenha a sua motivação em suas aulas de natação.

A natação por si só é uma modalidade pode trazer muitos benefícios para seus praticantes, , como: a melhora do sistema cardiorrespiratório e circulatório, melhora de força e resistência muscular, coordenação motora e auxílio no tratamento de doenças respiratórias como rinite, sinusite e asma, especialmente na parte da temporada que compreende dias mais frios. Por isso se você esta pensando em começar a nadar ou voltar para esta atividade não pense duas vezes

Chaves et al. (2011) mostrou que cerca de 40% dos adultos praticantes de natação permanecem nesta modalidade devido à busca por fatores relacionados a seu convívio social, saúde, lazer e superação. Estes fatores contribuem positivamente na qualidade de vida destas pessoas.

Obter um bom nado requer paciência pois a modalidade exige muita, técnica, concentração, dedicação e muita persistência, entretanto, a natação é um esporte que pode ser iniciado em qualquer idade, por isso se você não é mais criança ainda pode aprender a nadar. Para superar os desafios deste esporte é necessário todos os dias uma dose extra de motivação, pois é sempre um desafio resistir ao sofá no final de um longo dia de trabalho, ou então ter alguns minutos a mais quando toca o despertador.

Segue algumas dicas para não perder a motivação antes de ir para a piscina:

1 – Estabeleça metas.

Por exemplo, se você deseja nadar mais rápido, busque sempre trabalhar com calma pensando no objetivo final, sem esperar que os resultados apareçam ao final de cada sessão de aula/treino.

2 – Seja generoso consigo mesmo e se recompense após cada meta atingida.

3 – Crie um compromisso.

Assim como você tem horários para entrar e sair no trabalho, deve levar a sério seus objetivos e ter a consciência de que a disciplina e consistência são ferramentas essenciais para atingir resultados positivos.

4 – Não se cobre tanto.

Se você não é um atleta ou um profissional que tira o salário desse esporte, lembre sempre que o mais importante é se sentir bem.

5 – Monitore sua evolução desde o início, ou de agora em diante.

Anote sua distância percorrida, o tempo conquistado a cada distância, o esforço realizado para cumprir cada tarefa ou exercício. Após algum tempo você terá comparativos para mensurar sua evolução.

6 – Transforme a prática do exercício em seu aliado.

Fazendo dele um momento para se desligar de sua rotina e concentrar o pensamento apenas em si mesmo.

7 – Não use os outros como referência.

Cada pessoa tem uma experiência e uma história diferente, então o desenvolvimento de cada pessoa será bastante diferente do seu. Observe, análise, perceba os outros a praticar sua modalidade, mas sua referência deve ser apenas você mesmo.

8 – Leia sobre o que você está fazendo e outras pessoas que fazem o mesmo.

Saber da história alheia é sempre algo enriquecedor.

9 – Socialize com pessoas que tenham objetivos parecidos com o seu.

Isso facilita sua compreensão das dificuldades encontradas com a modalidade.

10 – Não deixe de praticar.

A atividade física libera endorfinas, funcionando como um catalisador de energias e emoções.

A Academia Be Happy oferece descontos para Alices de carteirinha. Veja aqui.

assinatura-email-blog-clube-Gi-Berg