Saúde e Bem Estar

Cuidar da Saúde Mental

Como cuidar da saúde mental?

A depressão e a ansiedade são doenças que crescem a cada dia em todo o mundo. E isso é comprovado em números. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro ano da pandemia de COVID-19, o número de casos de ansiedade e depressão aumentou em 25%. No Brasil, os índices são ainda mais preocupantes. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o país é o primeiro entre 11 nações com mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%). Os dados são de 2021. Em seguida, aparecem Irlanda e Estados Unidos.

Da mesma forma, a rotina agitada, cheia de tarefas a cumprir, contribui para o aumento de casos. Mas como prevenir, tratar e se recuperar dessas doenças? Confira algumas dicas para cuidar da saúde mental!

Cuidar da saúde mental: prevenção

A prevenção é o primeiro passo para manter a saúde mental. Neste caso, é importante manter hábitos saudáveis, cuidados com a alimentação e prática de atividades físicas. Dessa forma, para prevenir doenças mentais, foque em:

• * Praticar exercícios físicos ou esportes de forma regular;
  • * Manter uma dieta saudável e equilibrada;
  • * Estabelecer uma rotina, para não sobrecarregar seus dias;
  • * Fazer psicoterapia;
  • * Consumir conteúdos que façam bem para a mente. Dessa forma, evite consumir somente notícias negativas;
  • * Meditar! Estudos comprovam que cinco minutos de meditação por dia ajudam a desacelerar os pensamentos;
  • * Evitar relacionamentos tóxicos. Para isso, observe como você fica ao se encontrar com algumas pessoas. A medida vale para parentes, amigos ou colegas de trabalho. Relações que geram dor e tristeza não são benéficas. Assim, busque por amizades positivas e incentivadoras

Planos de Saúde Amil | Consulte uma Corretora Parceira Clube da Alice e acesso benefícios extras do Clube

Amil Cuidado Certo

Cuidar da saúde mental: diagnóstico

Alguns sinais podem indicar a doença mental. Lembre-se: é uma doença, portanto, não há vergonha nem culpa por desenvolver a condição. Fique atenta aos sintomas e busque orientação médica:

• * Medo de algo específico ou generalizado;
  • * Transtorno de ansiedade, que inclui palpitações, falta de ar e muito desespero diante de uma situação;
  • * Síndrome de pânico, que pode incluir medo de andar entre outras pessoas ou em ambientes muito movimentados;
  • * Choro frequente e mudanças de humor muito rápidas.

Nosso corpo dá alertas sobre alterações na nossa mente. Por isso, é extremamente importante buscar orientação médica. Somente assim é possível chegar a um diagnóstico correto e iniciar o melhor tratamento.

Cuidar da saúde mental: tratamento

Ainda existe muito preconceito sobre a medicação para o tratamento de doenças mentais. Mas ela é essencial para restabelecer a saúde e só pode ser recomendada por um profissional da área. Por isso, se perceber que precisa de apoio médico para cuidar da saúde mental, busque orientação de um psicólogo e também de um psiquiatra. Se for preciso, eles vão indicar outros profissionais. Em alguns casos, uma equipe multidisciplinar vai trabalhar em conjunto no tratamento. Afinal, você não está sozinha! Por isso, busque ajuda e cuide da saúde mental!

Cuide-se e até a próxima!