fbpx
Ser Alice

Curiosidades sobre o País das Maravilhas


Quais são suas Curiosidades sobre o País das Maravilhas do Clube da Alice?

Que as mulheres são curiosas, todo mundo sabe.  Agora imaginem mais de 500 mil curiosas juntas. Uauuuu, quantas dúvidas interessantes vão surgir…

O Clube da Alice surgiu de forma despretensiosa, como um simples grupo feminino no Facebook e em 3 anos se tornou uma referência em Curitiba quando se trata de algum assunto do universo feminino.

Esta difícil conversar com alguém em nossa cidade que pelo menos não tenha ouvido falar alguma vez no Clube da Alice, nem que seja relacionado a alguma fantasia misteriosa.

Nós já “surfamos” várias ondas juntas, desde um blog diário na Gazeta do Povo, um programa semanal na rádio 98Fm, 3 corridas que reuniram mais de 2 mil mulheres em cada edição, uma loja premiada nacionalmente no Shopping Mueller. Ahhh e muita coisa boa que vem para o ano de 2018.

Claro que todas as histórias que se tornam famosas trazem junto, e na mesma proporção,  as “lendas urbanas”. Temos que tomar cuidado para que essas lendas não se tornem “verdades” de tanto que são repetidas.

Com o Clube da Alice não é diferente, já ouvi algumas besteiras tão grandes sobre o grupo que me deixaram impressionada com a capacidade e a criatividade das pessoas.

Sempre que posso converso sobre as dúvidas das meninas ou aceito convites para palestras e entrevistas. É muito divertido ouvir algumas das “lendas” pessoalmente e ver a reação das pessoas quando ouvem como tudo funciona de verdade. Elas se surpreendem quando descobrem que tudo é bem mais simples que elas imaginam.

Na próxima semana vamos participar do Programa Backstage, da Revista TopView, para contar um pouco sobre como funciona o Backstage do nosso País das Maravilhas. Aproveitei para colocar no grupo para que as Alices deixassem suas perguntas para serem respondidas no programa, mas foram tantas que achei melhor responder a maioria por aqui.

Vamos ver o que elas querem saber?

A Arlete Bouard e várias meninas perguntaram:
Quando e como Surgiu o Clube da Alice e qual era o objetivo principal ao criá-lo?

O Clube da Alice nasceu em 2015 de uma ideia que eu tive quando participava de um outro grupo de mulheres no Facebook.
Neste grupo eu divulgava um projeto que tinha junto com uma amiga chamado “Palpite de Alice”, uma revista digital que trazia vantagens e descontos para as leitoras.
Convidei esta amiga para criarmos o grupo e ela não queria que perdêssemos o nome da revista e por isso sugeri a mudança para Clube da Alice.
À partir da criação do grupo comecei a procurar amigas e conhecidas de áreas diferentes para ajudar a moderar o grupo e como eu já tinha muitos contatos iniciais não foi difícil chegar a 2 mil participantes no primeiro final de semana do grupo.
O objetivo principal da criação do Clube da Alice  era ter um espaço em que as amigas pudessem indicar seus serviços oferecendo descontos para as participantes.
Como nunca colocamos nenhum pré-requisito para entrar no grupo (apenas ser mulher e ser indicada por uma amiga), não demorou para que o grupo crescesse bastante.
O projeto Palpite de Alice voltou mais tarde, em formato de blog dentro da Gazeta do Povo, onde eu e a Ivy Lemes pudemos reviver durante mais de um ano, a ideia de onde tudo começou.

Por que o nome Clube da Alice? Quem era Alice?

Esta pergunta me fazem frequentemente: por que Alice se o seu nome é Mônica?
Na verdade Alice, tanto a do Clube quanto a do Palpite, é uma inspiração na personagem do conto de Lewis Carroll.
Já pararam para pensar como essa personagem é atual e representa a mulher moderna? Pelo menos ela é o que gostaríamos que as Alices do nosso grupo fossem: éticas, curiosas, corajosas e sempre correndo atrás de seu coelho, que atualmente significa o nosso tempo.
Se me perguntarem o que é SER ALICE, esta seria a minha resposta sem dúvida.

A Patricia Pupo Nizer Rotta fez uma pergunta interessante e que eu não sei responder exatamente:
Qual é a idade da Alice mais velha e também da mais jovem?

Então, sei que temos Alices bem jovens e também sei de senhoras bem mais maduras que apesar de não terem a menor intimidade com a internet acabaram aprendendo o básico para participar do grupo. Sempre recebemos várias visitas na loja e é uma delícia ajudá-las neste mundo novo.

A Patty de Oliveira quer saber como é lidar com o sucesso do grupo.

Nunca imaginei que o grupo pudesse crescer tanto e com isso se tornar este enorme sucesso.
Junto com o sucesso vieram vários problemas que temos que nos acostumar, pois não podemos, e jamais conseguiríamos, agradar a todas.
Sempre que fico chateada com alguma coisa, vem alguém para me contar o quanto o grupo fez e faz diferença em suas vidas. Algumas histórias são muito emocionantes  me motivam a continuar e me fazem ver que o que é ruim é irrisório perto do que é bom.
Saber que famílias vivem do rendimento que tem com suas divulgações no Clube da Alice me colocam uma responsabilidade muito grande para manter o grupo da melhor maneira possível para elas continuem utilizando o canal da melhor forma.

A Marisa quer saber o seguinte: Como você consegue administrar esse grupo com muitas Alices com tantas divergências?

Pode parecer piegas, mas é com muito Amor.
Eu realmente acredito no que faço e faço com amor, então vejo as divergências como algo natural nas relações entre as pessoas.
Se nem duas pessoas pensam igual, imaginem mais de 500 mil mulheres reunidas em um mesmo espaço virtual e com diversos níveis de escolaridade, credos, classes sociais…
É natural que pensem diferente, e que defendam seu ponto de vista, mas ao mesmo tempo tentamos coibir que essas divergências ultrapassem os limites do respeito e do bom senso.

Já a Josiane dos Santos Almeida quer saber qual é o critério para adicionar membros?

Ser mulher e ter vontade de participar do grupo. Antes, nós pedíamos que fossem indicadas por alguma amiga, mas agora elas podem solicitar para entrar no grupo através do nosso e-mail – [email protected]
Temos normalmente muitas pessoas esperando para entrar no grupo, então se você tem uma amiga nessa situação, peça que ela envie-nos um e-mail pois assim agilizamos  sua entrada no grupo.

A Daniela de Fátima foi mais curiosa ainda e perguntou várias coisas, muitas delas já respondi nas perguntas acima, mas ela pergunta também sobre o Clube da Alice Lounge, o nosso espaço físico dentro do Shopping Mueller.

De quem foi a ideia  ter a loja do Clube da Alice e por que no Shopping Mueller? …

O primeiro contato do Clube da Alice com o Shopping Mueller foi através da nossa primeira corrida, e desde então esta parceria só cresceu.
Através da superintendência do Shopping surgiu a ideia de nos convidar para ficarmos por 3 meses em uma loja que estava fechada e que entraria em reformas para ser o espaço do novo elevador do Shopping.
Não existia uma proposta definida sobre o que fazer no espaço, e o formato surgiu naturalmente e foi sensacional.
As Alices amaram e com isso fizeram que dos 3 meses iniciais nós nos mudássemos para um espaço maior dentro do Shopping, e lá já estamos há mais de uma ano.
Além do espaço, o Shopping Mueller é uma das empresas apoiadoras do Clube da Alice através de divulgações, tornando possível a continuidade do projeto, que mesmo provisório, é um dos orgulhos do grupo.
Utilizamos espaços que estão disponíveis para comercialização no Shopping, por esse motivo é um projeto itinerante e temporário, que acontece enquanto houver disponibilidade. Mesmo assim, é uma oportunidade única para empreendedoras exporem seus produtos na vitrine de um grande Shopping.
As meninas que expõe na loja pagam uma taxa semanal, e uma comissão das vendas,  para que possamos manter toda a estrutura. Mesmo sem pagar o aluguel da loja, que é cedido pelo Shopping, temos muitas despesas para manter a mesma.
Este projeto se tornou tão bacana para o Shopping que o mesmo o inscreveu no prêmio ABRASCE-2017, que destaca os melhores projetos de Shoppings Centers por todo o Brasil. E não é que ganhamos o primeiro lugar? Um orgulho.

Carteirinha do Clube da Alice

Uma das perguntas mais frequentes é sobre o objeto de desejo de muitas Alices, a tão famosa carteirinha do Clube da Alice.

A Carteirinha do Clube da Alice surgiu como uma brincadeira e no começo era um presente para quem participava dos nossos eventos.
Logo vieram várias empresas parceiras querendo oferecer descontos e vantagens para as participantes, e muitas delas demonstraram interesse em ter a sua carteirinha imediatamente, sem ter que esperar por um próximo evento. Assim surgiu o modelo atual da carteirinha do Clube da Alice.
Também não é para menos, quem quer esperar para ter a sua se pode conseguir promoções sensacionais e exclusivas como descontos no grupo educacional Positivo, ganhar mais um ingresso no Cinema e em alguns shows, ter descontos nos melhores restaurantes e muito mais.
Para fazer a sua basta ir até a loja do Clube da Alice no Shopping Mueller ou fazer pelo site – http://carteirinha.clubedaalice.com.br/
O valor é uma taxa única de R$99,00 e ela vale por um ano.
Você faz sua carteirinha e pode escolher para receber ela em casa ou em algum ponto indicado por nós, em até 30 dias após a confirmação do pagamento. Caso não receba neste prazo pedimos que entre em contato conosco através do nosso e-mail – [email protected].
Ao assinar a sua carteirinha você recebe do Clube da Alice um presente de boas vindas, como também o modelo provisório para que você acesse imediatamente os descontos e vantagens das empresas parceiras.

A Marly Ribeiro quer saber como são feitas as aprovações de postagem e o que ela pode postar.

Todos os posts passam pela equipe de moderação e devem estar dentro das regras do clube para serem aprovados. As regras encontram-se publicadas no nosso site – http://www.clubedaalice.com.br/regras-do-clube-da-alice/
Os maiores motivos de não aprovação de posts são:
-Mais de 1 foto por post;
-Mais de 1  post comercial a cada 7 dias;
-Desapegos (artigos usados);
-Fotos de antes e depois sem citar o nome completo (ou perfil) da pessoa da foto…

A Francielle Vaz fez uma pergunta fofa: Quantas pessoas atendem a demanda das aprovações dos posts? Esses colaboradores são social mídia ou Alices com o olhar que o coelho maluco dá?

Temos uma equipe de moderação que trabalha na aprovação de posts das 8 às 00h, são 5 perfis diferentes participando dessa operação em horários pré definidos. Elas não são nem uma coisa nem outra…
Hoje, 15 pessoas prestam serviços para o Clube da Alice, direta e indiretamente.

A Gisele Josnei Costa e a Debora Kristina fizeram perguntas difíceis de responder, principalmente quando falam sobre qual a importância e a relevância das questões levantadas pelas integrantes do Clube.

Na minha opinião, as questões levantadas por integrantes são FUNDAMENTAIS para que tenhamos uma dinâmica saudável e produtiva, que realmente promovam reflexões e mudanças de hábitos.
Sem essas questões, as indicações reais, os produtos produzidos e comercializados pelas Alices, e tudo mais que elas postam e comentam, o grupo não existiria.
O grande sucesso do Clube da Alice esta aí, na interação e na identidade que construímos juntas.

A Tatiane Izabel Ferreira quer saber se o grupo consegue rendimentos financeiros?

Como grupo no Facebook não, pois não existe nenhum custo para postar no clube. Os rendimentos do grupo vem de empresas apoiadoras, eventos, parcerias comerciais e anuidades das carteirinhas.

Esse conjunto é que torna possível a manutenção do grupo Clube da Alice, um espaço gratuito, saudável e de alto engajamento, que possibilita à muitas mulheres a oportunidade de conversar e mostrar seus trabalhos.

Inclusive, complementando a pergunta acima tem a dúvida da Enegelly Andre Tebaldi de Castro sobre o Clube da Alice hoje não ser mais um mero grupo de face, como ela citou e perguntou: É uma empresa? Um grupo?

Sim, o Clube da Alice é uma marca de uma empresa que mantém as atividades online e offline do grupo.

A Vania Damasio perguntou: O clube da Alice foi idealizado para ajudar os seguidores ou tem um objetivo lucrativo para os fundadores do clube?

O Clube nasceu com a ideia de ser um espaço para divulgação de negócios e serviços das participantes e com o seu crescimento se tornou uma empresa, por razões naturais. As receitas advindas das atividades já mencionadas permitem que continuemos mantendo o espaço gratuito no grupo do Facebook, onde as participantes podem realizar as divulgações de seus negócios, sem nenhum investimento em publicidade.

A Luciana Simião Messias quer saber se o grupo é só para Curitiba?

O foco principal é Curitiba e região metropolitana pois temos 80% das participantes que residem nesta região.
A Keite Freitas Moreira acha que não é possível imaginar Curitiba sem o Clube da Alice, um local onde tantas empreendedoras mudaram suas vidas. E ela pergunta: Por que não levar essa ideia e implantar outros Clubes por mais cidades do Paraná, depois por outros Estados?
Então Keite, estamos pensando seriamente sobre essa possibilidade e logo teremos novidades a respeito.
Temos 20% das Alices dividas em outras cidades no Paraná, em outros estados e outros países.

A Camila França tem uma curiosidade: qual o maior motivo de exclusões do grupo e pelos números que vcs tem acesso, qual tipo de publicão tem maior número de visualizações: foto, folder, lista ou texto?

O maior motivo de exclusões do grupo são pessoas que não respeitam os posts das outras ou fazem comentários preconceituosos.
Inclusive a Dircilene Ventura pergunta como eu me sinto quando as ALICES começam a se atacar nos comentários e a resposta é: muito triste. Eu realmente me entristeço com a intolerância e a falta de respeito que se vê na internet hoje em dia.

Os posts com maior visualização depende muito da época pois o Facebook muda constantemente, mas no momento acredito que os vídeos tenham maior alcance.

As perguntas pessoais foram muito legais e vieram com elogios que muito me emocionaram. Muitas querem saber como faço para ter tanta paciência, como consigo fazer tantas coisas ao mesmo tempo, de onde tiro todo o meu pique, como me sinto ao saber que o grupo muda a vida de tantas pessoas, como dou conta das demandas, se tenho outra atividade, se imaginei que o grupo teria essa dimensão, se consigo acompanhar todos os posts, como era a minha vida antes do grupo e qual a minha maior realização pessoal?

Eu sempre fui empreendedora, criativa e cheia de ideias. Como fotografa comecei o projeto Palpite de Alice e no grupo sempre divulguei meu trabalho como diretora de produção de musicais.
Nem me lembro mais como era a minha vida antes do grupo mas hoje tenho tanto amor por ele que também não me imagino mais não fazendo isso todos os dias.
Sempre fui acostumada a fazer mil coisas ao mesmo tempo e é assim que me sinto feliz.
Eu amo pessoas e venho de uma família muito envolvida no terceiro setor, por isso acho que ajudar pessoas seja muito natural  para mim. Quando ouço que pelo grupo muitas vidas mudaram para melhor, está aí minha maior realização pessoal.
Não tenho ideia da dimensão exata do que o grupo faz, mas o pouco que sei me basta para reconhecer que estamos no caminho certo.
Eu não sou uma pessoa movida por dinheiro, é claro que ele é importante, mas não é o que me faz ter vontade de realizar alguma coisa.
Minha energia se renova com novos projetos e fazendo muito exercício físico.
Não consigo acompanhar todos os posts, também são mais de 3 mil por dia, mas sempre que possível estou lendo o que vocês postam e comentam. Todas as dúvidas da moderação passam por mim.
Eu não tenho paciência como muitas acham, eu compreendo que existem pessoas que pensam diferente ou que tem maiores dificuldades para entender as coisas. Me coloco no lugar delas e respondo como imagino que elas gostariam de ser respondidas.
E quanto aos conflitos, eles fazem parte do pacote. Penso que os mesmos são tão pequenos perto de tudo de bom que acontece no grupo que realmente não dou bola. Dificilmente alguma coisa me atinge pessoalmente, mas fico muito triste quando vejo atingir alguma participante do grupo.
A palavra de ordem no Clube da Alice, cada vez mais, será RESPEITO. Vou continuar lutando por isso no grupo.

Para encerrar deixei uma pergunta da Juscelane Valerio:

O principal objetivo do grupo, vem sendo atingindo, ampliado e renovado diante das perspectivas, necessidades e desafios de nossa vida atual?

Uma só pergunta e uma resposta bem complexa. Acho que o principal objetivo do grupo não foi atingido, ele foi superado. Trabalhamos duro e diariamente para que o nosso país das Maravilhas continue sendo o lugar ideal para que mais mulheres se renovem, se reinventem e enfrentem os desafios da vida com mais força e muitas amigas para apoiá-las.

 

Obrigada a todas pelas perguntas e pelo carinho sempre. Espero ter matado a curiosidade e aguardo novas perguntas para um outro post.

Enfim, somos loucas, louquinhas mas as melhores pessoas são assim!!!!!

Beijos e boa semana para todas!!!!

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO