Curitiba protegida contra o Coronavírus: quais medidas foram tomadas?

Hoje o Chá das Cinco teve um convidado muito especial para tirar dúvidas sobre o momento difícil que estamos enfrentando com o isolamento social devido ao Corona Vírus. O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, aceitou dar um passeio pelo País das Maravilhas e esclarecer coisas importantes sobre as medidas que foram e serão tomadas para a segurança da nossa amada cidade.

Durante a nossa conversa, tivemos a ilustre presença da Alice e apresentadora, Giselle Suardi e do parceiro do Clube, Felipe Guerra. Além disso, a fundadora do Clube, Monica Berlitz, também participou da live.

O prefeito abriu a conversa elogiando o Clube da Alice, que desde sempre procura incentivar suas participantes a interagir com o comércio local, trocar ideias, experiências e indicações sobre produtos e serviços, tudo isso tem sido muito importante durante o período de isolamento social:

“Eu vejo como uma comunidade extraordinária as Alices, que se ajudam dando ideias, trocando experiências, receitas, indicando endereços de dicas coisas gostosas, delícias Curitibanas. E nesse momento isso é muito importante para união entre as pessoas”

Como Curitiba está se protegendo

Além do fechamento das escolas e universidades, um decreto recomendando que apenas os serviços essenciais continuassem abertos na cidade foi feito para que o isolamento social pudesse ser garantido e a proliferação do vírus na cidade fosse contida. Apesar disso, o consenso sobre o fechamento do comércio de rua de Curitiba foi feito pela Associação Comercial.

As portas dos terminais de ônibus, hospitais, das UPAS, estações tubo foram higienizados com um produto a base de água oxigenada com doações do produto feitas para a prefeitura. Outros lugares da cidade foram higienizados com hipoclorito de sódio e um sistema de telemedicina foi instalado na cidade, através do número de telefone 3350-9000 é possível ter contato com um médico por telefone.

Em sua mensagem final, o prefeito disse que “Nossa cidade tem a luz no nome: Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba. Nós queremos que a luz brilhe nesse momento com cura, esperança. Que Deus nos cubra de bênçãos, evitem óbitos, protejam os curitibinhas, as mães curitibanas, os nossos vovôs e vovós”

Para ver a entrevista completa e saber sobre todas as medidas tomadas pela prefeitura de Curitiba, basta assistir a nossa live na íntegra através deste link: shorturl.at/cfJQV

Como manter o covid-19 bem longe?

É muito importante que, além de ficar em casa o máximo possível, algumas medidas de higiene sejam tomadas para garantir que o vírus não de prolifere.

Algumas das mais importantes, segundo o Ministério da Saúde, são:

– Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%

– Sempre utilizar máscaras descartáveis ou de tecido ao sair de casa

– Manter os ambientes limpos e ventilados

Você também pode baixar o aplicativo “Coronavírus-SUS” no seu celular, lá você tem acesso a muitas dicas de prevenção, cuidados e informações sobre como proceder caso haja suspeita de infecção.