fbpx
Comportamento

Diário de uma recém formada: Intercâmbio antes, faculdade depois?


Depois que eu me formei fui fazer um intercâmbio, fui para Toronto no Canadá. Sempre foi meu sonho viajar o mundo, e ir morar fora por um tempo foi bem empolgante pra mim.

Foto 1
Foto:  Catherine Luize

Fui para fazer um curso que durava 5 meses, era um curso que eu achava que seria mais voltado para a minha religião. Mas quando cheguei lá descobri que na verdade essa minha experiência diria mais sobre eu mesma do que qualquer outra coisa. Além disso fiz um curso de inglês, um curso básico de design e ao término do curso viajei para a Inglaterra. Essa oportunidade de conhecer um país novo, conviver com uma cultura diferente, aprender um novo idioma, esquecer o português e depois reaprender, experimentar comidas diferentes, ter colegas que nasceram em partes do mundo totalmente diferentes, passar por situações engraçadas foram experiências que passei nesse período.Foto 2  Eu morei na escola onde tinha as minhas aulas, tive 3 colegas de quarto com nacionalidades diferentes. Morei mais ou menos com 40 pessoas no mesmo prédio, tive que passar por escalas de limpeza do prédio e da cozinha. E se, chegasse atrasada nas aulas ganhava como brinde uma conversa com a direção, e detenção depois (bem High School americano).

Foto 3
Foto: Minhas colegas de quarto, nosso quarto era o 205 – Catherine Luize

Se você está saindo do ensino médio, terminando a faculdade ou tem um(a) filho(a) que está nessa situação, vem a melhor pergunta: Fazer ou não intercâmbio ?
Sou suspeita pra falar sobre o assunto, mas… SIM, FAÇA INTERCÂMBIO!

“Mas porquê Catherine?”

A experiência de sair do país, morar em um lugar com uma cultura diferente, ver coisas que você só veria em filmes, falar uma nova língua e outras milhões de experiências só te amadurece, talvez até mude o que você quer pra sua vida, ou fortaleça uma decisão sua.Você volta pro Brasil outra pessoa e quando chega aqui tem vontade de nunca ter voltado. Hoje eu planejo viagens para visitar meus amigos, e eles pedem pra vir me ver também. Morar no Brasil não faz parte mais dos meus planos, na verdade eu nunca quis desde cedo fica aqui. Sempre quis morar em outra parte do mundo e essa experiência só fortaleceu algo que eu já sabia.

Foto 4Foto: Catherine Luize

Coisas para pensar antes de decidir ir ou não:

1. Você quer ir mas não sabe se vai antes ou depois da faculdade. Minha dica é: Vá antes!  Antes! A-n-t-e-s!
Eu sou daquelas que tem a certeza que quando saímos do ensino médio somos muitos novos para descobrir o que queremos e viajar ajuda decidir o seu futuro.

2. Se você tem medo de viajar sozinha ou tem medo de morar em um país diferente, saiba: eu também tive medo.
Lembro que passei muito mal no dia da minha viajem, eu tremia de tão nervosa. Graças a Deus passei algumas horas no aeroporto de São Paulo e a viajem de 10 horas até lá me ajudou muito. E outra, a companhia aérea que peguei tinha uma tripulação que falava português, o que me deixou mais calma. Tudo bem que quando eu cheguei lá tinha pessoas que já conhecia, mas as pessoas são tão queridas, simpáticas e prestativas que você perde qualquer medo. Elas te explicam tudo que você precisar, e até te corrigem se você estiver falando algo errado.

ENTÃO AMIGA, SE JOGA QUE TUDO ANDA FAVORÁVEL.

3. Se você não sabe para onde ir…

Bom, escolha um lugar que te desperte curiosidade. Eu fui para o Canadá mas no começo não tinha nem curiosidade de saber como era. Me deixou um pouco frustrada no início, eu não gosto de frio e lá faz MUITO frio, até na primavera. Mas depois do primeiro mês aquilo tudo se tornou a experiência mais linda de todas.
Voltaria pra lá SEMPRE!
Além de ir pro Canadá, no final da minha viajem fui para a Inglaterra. Fiquei um mês lá e aaaaahhh a terra da Rainha é, apaixonante, desde o primeiro dia.
Além de conhecer a Inglaterra, fui para Montreal nas minhas férias (férias? Sim!!!! No meu curso eu tive 5 dias de férias).

4. Se você não tem dinheiro

Comece planejando sua viagem muito antes. Isso te ajuda a pagar em várias vezes o custo da passagem, moradia, seguro de vida e ainda a guardar dinheiro pros passeios, compras e etc.

Meninas, viajem!

Vão conhecer o mundo, isso muda muita coisa dentro de você, e ter amigos ao redor do mundo é a melhor parte.Se vocês estavam interessadas em ir e com a minha ajuda decidiram de vez que irão, no meu próximo post eu vou falar sobre:

“Eu quero ir e agora?”. Vou deixar dicas de como começar, as primeiras coisas para decidir, os primeiros detalhes para ver, etc.
Não percam!!!!
A gente se vê.

Se quiser dar uma espiada em dicas sobre como buscar o primeiro emprego comece por aqui.
Um abraço
De uma também Alice:

assinatura-email-blog-clube-catherine

Diário de uma recém formada: Intercâmbio antes, faculdade depois?