Empreendedorismo & Negócios

Diário de uma Recém formada: Sendo sua própria chefe

Hellooo!!

Eu não sei se você tem seguido a coluna fielmente mas caso você esteja chegando agora quero deixar você atualizado da situação, eu me formei na faculdade e não consegui o tal tão desejado primeiro emprego na minha área, então pra ter alguma coisa pra fazer e ganhar um dinheiro eu embarquei em várias aventuras já vendi brigadeiro gourmet tinha até uma parceira mas ela por motivos pessoais teve que parar de vender pra mim. Eu decidi parar de fazer brigadeiro porque eu já tinha tido um experiência ruim antes e eu sabia que eu não conseguiria vender sozinha e tive uma outra ideia (descobri que ter ideias é comigo mesmo). Eu passei a vender balinhas consagradas no mercado de uma forma totalmente diferente.  As coisas aconteceram tão rápido, mas eu tinha aquele sentimento interno que ia dar certo e conforme os dias foram se passando eu descobri que realmente daria certo.

Foto 1 (2)

Crédito: Visual Hunt

Hoje eu sou empreendedora, eu abri meu próprio negócio e  descobri que eu não sabia ser minha própria chefe.

Os meu maiores problemas eram:

1. Não saber a hora de parar de trabalhar
  2. Não saber me pagar
  3. Não saber me organizar direito
  4. Não saber dizer “não” quando eu tinha uma ideia incrível e ela era meio impossível de se tornar realidade

Confesso que quando eu abri a empresa eu não me preocupei muito com meu pagamento sendo que eu já trabalhei 4 meses em um ritmo louco sem receber absolutamente nada, conforme os meses foram passando eu consegui aprender com os erros.  Passei a contar no custo de cada produto uma taxa que eu chamo “pagamento Catherine”, comecei a perceber que mesmo sem ter um capital de giro eu precisava me pagar. Mesmo que você seja dona do seu negócio você precisa ver os frutos não só na evolução da sua empresa mas no seu bolso também, lembre-se que isso precisa ter um equilíbrio.  Tenha noção de que no começo você não vai ficar rico da primeira vez e que você vai precisar abrir mão de várias coisas para o  negócio dar certo.  Muitas vezes você vai precisar investir primeiro pra depois colher os frutos (um dia você vai colher mesmo que ele demore).

Foto 2 (2)

Crédito: Visual Hunt

Quando você trabalha sozinho você precisa cuidar de exatamente tudo na empresa, na parte financeira, na parte de estoque, na parte da produção, na parte da entrega, na parte de atender os clientes e são muitas áreas para se pensar sozinho e obviamente você vai deixar passar algumas coisas e as consequências são fatais.

Se eu abrisse a minha empresa hoje com a experiência dos erros e acertos que  cometi, eu faria uma lista de coisas que era necessário ver antes de entrar em uma data festiva (datas festivas como dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças…) acabam aumentando muito o seu índice de vendas e se você não se organizou anteriormente você enlouquece e percebe de forma clara que você não estava preparado, então se você sentir despreparado pra entrar em uma data como essas coloque uma meta baixa de vendas e foque seu objetivo nesse número quando atingir ele PARE DE VENDER, aprenda a dizer não pro seus clientes.

Coisas que você sabe que são quase impossíveis de entregar não faça, teste várias vezes um serviço de entrega antes de pedir para entregar pra um cliente seu. Existem muitas pessoas não fazem entregas de forma eficaz, então se precisar cobrar mais caro dos seus clientes para que eles recebam de forma correta COBRE. Tive muitas experiências ruins com serviços de entrega. Algumas coisas que quando eu fiquei sabendo eu tinha vontade de chorar e suspender o serviço de entrega, então avalie muito bem antes de tomar uma decisão definitiva.

Crédito: Visual Hunt

Eu sempre escutei pessoas dizendo: abra sua própria empresa é a melhor coisa que você vai fazer, ser dono do seu próprio negócio, ser seu próprio chefe é maravilhoso!

Olha decidir abrir uma empresa e fazer ela dar certo não é uma tarefa nada fácil, não é um caminho para o sucesso lindo e sem erros.  É um caminho árduo, de muita dedicação e acreditar que vai dar certo mesmo que tudo diga que vai dar errado.

A dica de hoje é:

NÃO DESISTA E BUSQUE AJUDA COM PESSOAS MAIS EXPERIÊNTES.

Pessoas com mais experiência abrem nossos olhos de forma que passamos enxergar nossos erros antes que eles aconteçam e assim conseguimos corrigir as ações.

Você tem sua própria empresa? Já abriu um negócio e não deu certo? Vem me contar o que aconteceu e como você trilhou seu caminho ao sucesso.

assinatura-email-blog-clube-catherine

Acho que você também pode gostar de ler:

Precisando de dinheiro

Escolhi ser Alice