Ser Alice

Empreendedorismo feminino, hoje é o nosso dia

Hoje é 19 de novembro, um dia muito importante tanto para as mulheres como para o mundo dos negócios. É nesta data que se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que tem como principal objetivo celebrar e apoiar a entrada de mulheres no universo corporativo.

O Clube da Alice ficou conhecido como a casa das empreendedoras curitibanas e temos uma razão muito especial para este título. Hoje, as empresárias de Curitiba e região, encontram em nosso grupo um espaço saudável para divulgar seus negócios para uma comunidade engajada e com mais de meio milhão de participantes (83% residentes em Curitiba e região metropolitana).

Segundo o site da Revista Exame, dia 19 de novembro é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, e o mesmo foi lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras. Elas vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, tendo uma fatia de 51% do mercado de empresas no Brasil, entretanto possuem muitas dificuldades e uma delas é o acesso ao crédito.

Eles também citam que apesar do número alto de mulheres empreendedoras, elas possuem muitos problemas e necessidades. Segundo um estudo feito pela RME e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) as maiores necessidades são gestão de tempo, contratar mais funcionários, pagar dívidas pessoais, marketing, fazer networking e principalmente ter acesso a crédito para investir no negócio.

Em encontros com as empreendedoras do Clube da Alice, percebemos as mesmas dificuldades, principalmente na gestão financeira dos negócios e na gestão do tempo na sua vida pessoal. As mulheres ainda assumem vários papeis e o tempo se torna seu maior inimigo em muitos momentos.

As empresas comandadas por mulheres, normalmente estão livres de dívidas, mas as empreendedoras estão muitas vezes, inadimplentes, devendo-se a dificuldade em obter crédito empresarial para financiar o negócio, sendo assim, tomam crédito pessoal. Além disso, estando as propriedades normalmente em nome dos homens, as empreendedoras não conseguem oferecer garantias às instituições financeiras.

No Paraná este cenário poderá ser diferente após a criação do Banco da Mulher Paranaense que é um programa para estimular o empreendedorismo feminino por meio de linhas de financiamento com taxas de juros reduzidas para apoiar micro e pequenos negócios de mulheres empreendedoras. Para maiores informações basta clicar no link – http://www.fomento.pr.gov.br/

Eu acredito que hoje é um dia que temos muito o que comemorar, pois vemos diariamente no Clube da Alice o quanto o empreendedorismo destas mulheres tem feito a diferença na vida de suas famílias e na economia de nossa cidade.

Desejo a todas as empreendedoras muita sabedoria para enfrentar os desafios e muita força para vencê-los. Finalizo com uma frase de uma das mulheres mais poderosas do país, Luiza Helena Trajano, à frente da rede Magazine Luiza há cerca de 20 anos, inspira e motiva empreendedores e empreendedoras por todo o Brasil.

“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível”