Alice do Bem

Hoje é Dia de Doar – quem tem coração, doa.

Você sabia que 77% da população brasileira faz algum tipo de doação ou de trabalho voluntário e 52% doam dinheiro?

E você, em qual parte da população está?

O ato de doar é tão importante que foi criado um dia especial para lembrar a população que muitas instituições dependem de nós para manterem seus trabalhos.

E por que as pessoas doam?

Entre as motivações estão a  solidariedade com os mais necessitados e  a sensibilidade à alguma causa.

Agora, quando a pergunta questiona as motivações para não doar, as respostas principais são a falta de   dinheiro, não confiar nas organizações que pedem ou não ter  nenhuma causa que sensibilizou.

Hoje é um dia mais que especial, um dia que começou nos Estados Unidos,  em 2012, criado por uma organização chamada 92Y, que fica em Nova Iorque, e hoje é uma campanha mundial, com mais de 35 países oficialmente participando.

Lá fora, o #diadedoar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, e vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).

Se copiamos tantas coisas bacanas vindas da Terra do Tio Sam, devemos copiar, e muito, uma inciativa como essa também.

Desde 2014 essa campanha maravilhosa chegou em no Brasil e entrou para o nosso calendário.

Segundo o site oficial do evento, o #diadedoar é uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo.

O #diadedoar é um movimento, uma mobilização nacional para termos um país mais generoso e solidário, em especial para com as organizações da sociedade civil.

Este ano o dia de Doar é hoje, dia 28 de Novembro, hoje,  e ele é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país, e ao qual qualquer um pode se juntar acompanhando ao grupo no facebook: https://www.facebook.com/groups/culturadedoacao/.

Mas não esqueçam de uma coisa:

Todos os dias é dia de doar. E, uma vez por ano é a hora da grande celebração da doação. Esse é o #diadedoar!

No Clube da Alice nós temos um desafio para o ano de 2018 que é conseguir arrecadar mais de 1 milhão de Reais para ajudar a construir o Erastinho, o primeiro hospital oncopediatrico do sul do país.

Para quem quiser ajudar mais uma causa ligada ao Clube da Alice e também se deliciar, pode passar na loja do Shopping Mueller, piso L2 e comprar uma das guloseimas deliciosas da Panificadora da Escola Nilza Tartuce.  Pode ser para um presente ou para a sua ceia de Natal.

Não deixe para amanhã o que você pode ajudar e doar hoje mesmo.

Doe dinheiro, doe roupas, doe comida, doe seu tempo e principalmente doe seu amor.

Todos nós temos algo de bom para doar e ajudar alguém.

Saiba mais sobre o #diadedoar no site – http://www.diadedoar.org.br/