Alice do Bem

MAIO AMARELO – ACIDENTES CAUSAM DEFICIÊNCIA

Olá, Clube da Alice!

Estão apoiando o Maio Amarelo?

Sou a Drª. Quéren, fisioterapeuta, idealizadora do Clube dos parafusados, uma comunidade composta de pessoas que operaram e colocaram implantes metálicos (parafusos) e Pessoas com Deficiência.

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O tema deste ano é “Perceba o Risco. Proteja a vida.”. Em decorrência da pandemia do COVID-19, o movimento está sendo de forma digital, as ações presenciais foram transferidas para setembro de 2020, com o intuito de proteger a população.

Muitas pessoas perdem a vida devido a acidente de trânsito, outras adquirem lesões e até deficiência, gerando um impacto por toda a vida.

Vamos pensar um pouco sobre isso? Quando alguém se envolve em um acidente, além de todo estrago material do veículo e os gastos para conserto, essa pessoa precisa ter atendimento de saúde. Dependendo da gravidade do acidente é necessário deslocamento de: Polícia Militar, SAMU/ambulância, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Agente de Trânsito e, em caso de óbito, Polícia Civil – tudo isso gera gastos ao governo. A pessoa é encaminhada ao Hospital e tem todo o gasto com atendimento, seja pelo SUS ou particular. A família da pessoa é atingida e sofre estresse pelo susto de receber uma ligação de um familiar que acidentou e por todo tempo despendido em acompanhar a vítima. Tudo dando certo e a pessoa saindo do hospital, ela terá que se recuperar e reabilitar. Esse tempo todo ela deixou de ir ao trabalho e vai precisar solicitar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), isso se a pessoa for segurada do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), ou seja, mais um tipo de gasto do governo. Aqueles trabalhadores informais que não contribuem ao INSS, não têm nenhum tipo de auxílio, mas poderão solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) caso tenham adquirido deficiência e se a renda familiar permitir. No processo de reabilitação a pessoa gasta bastante com medicamento (nem sempre encontra pela Farmácia do SUS) e com intervenção fisioterapêutica, incluindo a compra de órteses (muleta, cadeira de rodas), uma vez que nem todos conseguem esperar o fornecimento pelo SUS, outro gasto do governo. Vale lembrar que quem sofre acidente de trânsito tem direito ao seguro DPVAT, tanto indenização por morte, por incapacidade permanente, quanto por reembolso de despesas médicas. Se essa pessoa conseguir recuperar a função, tem alta pelo INSS e volta ao trabalho, porém muitas vezes é demitida após um tempo, já que ficou limitada e não rende o serviço como antes. Sem emprego, limitada fisicamente e, muitas vezes com dores crônicas, a preocupação em manter e sustentar a família leva a pessoa a uma situação de depressão e Síndrome do Pensamento Acelerado. Onde começa um outro ciclo de tratamento para o psicológico, muitos não conseguem superar, não conseguem trabalhar, não encontram apoio e acabam cometendo suicídio. UFA! Já tinha parado para pensar em tudo isso? Acidentes impactam toda a vida de uma pessoa e de sua família.

Por isso, precisamos fazer tudo que está ao nosso alcance para conscientizar a população da importância em estar atento ao trânsito, em obedecer a legislação, em não usar celular enquanto dirige, não dirigir em alta velocidade, respeitar o semáforo, dar preferência aos pedestres, não beber e dirigir e todo o Código de Trânsito Brasileiro.

O Relatório Estatístico de janeiro a março de 2020 da Seguradora DPVAT traz os seguintes dados do Estado do Paraná:

• 568 pessoas morreram em acidente de trânsito e suas famílias receberam indenização
  • 3.115 pessoas adquiriram deficiência permanente e receberam indenização
  • 1.052 pessoas tiveram despesas médicas e foram reembolsadas

A motocicleta foi a categoria de veículo com o maior número de indenizações pagas nos três primeiros meses de 2020 no Brasil. Apesar de representar apenas 29% da frota, concentrou 79% das indenizações. A maioria das vítimas é do sexo masculino.

Você conhece alguém que se acidentou e precisou colocar parafusos ou adquiriu deficiência? No clube dos parafusados damos suporte a essas pessoas orientando sobre saúde, inclusão social, acessibilidade e o passo a passo de obter todos os direitos como Pessoa com Deficiência ou Pessoa com Mobilidade Reduzida para garantir uma melhor qualidade de vida.

Encontre-nos no Facebook: Clube dos parafusados

Siga no Instagram: @clubedosparafusados