Culinária

Matcha, você conhece esse chá?

A primeira vez que ouvi falar em matcha foi em Copenhagen. Jantando em um restaurante japonês pedi a sobremesa e para minha surpresa o garçom recomendou o sorvete de matcha. É muito bommm! Tem um gostinho levemente doce misturado com o sabor do chá verde, hummmm.

Aqui no Brasil, eu nunca encontrei o sorvete (quem souber onde tem me conte por favor). Até mesmo, o próprio chá de matcha, não é tão fácil assim de encontrar.

matcha-sorvete

Crédito

No video tem um passo a passo de como fazer o chá de matcha.

Aproveite um momento de relax, com um autêntico chá de matcha na sua casa. O chá verde é cheio de antioxidantes e o sabor único é irresistível.

O que é Matcha?

É o pó do chá verde moído finamente.

E qual a diferença entre Matcha e o chá verde normal?

As plantações de chá que são usadas para o Matcha ficam na sombra por cerca de 20 dias antes da colheita, dessa forma o chá cresce sem a exposição direta da luz solar. Isso aumenta tanto o aminoácido L-theanina como também a cafeína. O resultado é um sabor doce e um aroma diferente.

6199b07170eb6c0a7bcc1246c64b0b1f

Crédito

Como é feito o matcha?

1. Sombra:  Do começo até o meio de abril, as folhas designadas para o matcha ficam na sombra.

2. Colheita: No comecinho de maio as folhas são cuidadosamente escolhidas.

3. Cozimento: Tão logo as folhas são escolhidas, elas passam por um processo de cozimento à vapor para evitar que elas oxidem e para manter o cor verde natural, a fragância e a nutrição. A principal diferença entre o chá verde japonês e outros chás ( chá verde chinês, chá preto, etc) é que as folhas de chá japonês são cozinhadas.

4. Secagem: As folhas passam por vários estágio em uma máquina de ar para esfriar e secar.

5. Moagem: As folhas de chá são moídas em pó fino. Antigamente era moído manualmente, hoje em dia é feito com máquinas.

E o matcha é bom para a sua saúde?

Ele é um poderoso antioxidante. E os antioxidantes são nutrientes mágicos e enzimas responsáveis para que a nossa pele fique mais jovem além de ajudar nossa memória e concentração. Também aumenta nossa energia, dá uma força para  queimar gordurinhas e auxilia na prevenção de algumas doenças graves como câncer.

Quanto tempo dura o chá verde?

Procure armazenar o chá verde em um recipiente fechado ao abrigo da luz. Em geral, o pó chá verde de alta qualidade dura 6 meses.

Utensílios que você precisa para fazer o matcha:

Uma tigelinha –  Chawan em japonês

How-To-Make-Matcha-II

Um batedor – Chasen em japonês ( Este da foto é muito fofooo)

How-To-Make-Matcha-IV

Colhe de chá –  Vejam que graça esta da foto feita de bamboo

Chashaku

Eu achei o kit completo para fazer o matcha  no Alibaba Express. Se você souber de algum lugar que venda aqui no Brasil, conta aqui pra gente please.

assinatura-blog-clube-Thayza-Melo