Tudo já existe

Menos plástico, mais vida

Nesse mês, o desafio #plasticfreejuly – um desafio internacional para reduzir o consumo de plástico.

Pense rápido: quantos itens de plástico você usou nos últimos dias? Ou nas últimas horas? Ele faz parte do nosso dia a dia de diversas formas. Facilita a rotina quando é descartável, protege alimentos, ajuda a carregar as compras… O plástico foi criado com um propósito nobre: ele substituía o marfim lá no fim do século XIX (não era exatamente o plástico como conhecemos hoje, mas um parente distante, que deu origem ao que temos no mercado atualmente).

Como o passar do tempo, ele ocupou funções em todas as áreas da nossa vida. Está nas embalagens de quase tudo o que consumimos. Está dentro da nossa boca, escovando os dentes. No acessório do cabelo, nos brinquedos das crianças, nas teclas desse notebook de onde escrevo para você.

E deixa eu contar uma coisa: todo o plástico que já foi criado no mundo ainda existe. Isso mesmo.

Parece loucura, não é? Mas a verdade é que, em média, o plástico leva 400 anos para se decompor. Ou seja: desde quando foi criada a primeira pecinha de plástico até hoje, tudo ainda está no planeta Terra.

É claro que muita coisa é reciclada. Mas veja só: um levantamento da Science Advances, em 2017, aponta que a humanidade produziu 8,3 bi de toneladas de plástico em 65 anos e reciclou só 9%. NOVE- POR-CENTO. E para onde vai todo o restante, que vai esperar centenas de anos até se decompor?

Infelizmente, muita coisa está no mar. Você talvez já tenha visto vídeos e imagens de peixes, tartarugas e aves com os estômagos cheios de tampinhas, canudos ou sacolas. A verdade é que existem ilhas de plástico nos oceanos e estima-se que até 2050 vai haver mais plástico que vida marinha =\

“Mas Ana, eu não jogo meu plástico no mar, nem moro perto da praia, que eu tenho a ver com isso? Como é que tudo isso foi parar lá?” Olhe a sua volta: o oceano começa exatamente ali no bueiro da esquina da sua casa. É ali, onde caem os resíduos dos saquinhos de lixo na hora em que o coletor joga tudo no caminhão. É para ali que vão os resíduos levados pela água da chuva. E dali eles seguem para os rios e – ora ora veja só – vão para o mar. Esse é só um exemplo, mas há também os resíduos do turismo (seja nas areias ou nos navios) e várias outras formas de poluição. Mas então como mudar essa realidade? O que nós, tão pequenas e únicas poderíamos fazer para ajudar a diminuir essas montanhas de plástico?

A primeira dica é: reduza. Reavalie a necessidade do plástico no seu dia a dia. Você precisa mesmo de tantas sacolinhas no supermercado? Para embalar um tomate na feira, é preciso colocar naquele saquinho transparente? O plástico filme que embala a maçã na lancheria das crianças é mesmo indispensável?

O segundo passo é: reuse. Se não for possível deixar de usar, que tal dar um novo significado para o plástico que já faz parte da sua vida? Reaproveitar potes, reutilizar as sacolas para outros fins, fazer artesanato… O que você pode fazer com todo esse plástico?

Em terceiro lugar: substitua! A sacola de plástico pela retornável (aquelas de pano, que são super charmosas). O canudinho pelo copo – ou então por aqueles de bambu, vidro ou aço inox, nos casos em que ele é indispensável. Leve na bolsa um kit pequeno com talheres para dispensar aqueles descartáveis (que, convenhamos, vivem quebrando e deixando a gente, literalmente, na mão).

Se quiser ir mais longe, tem Alice que vende escova de dente de bambu com cerdas de carvão ativado, 100% biodegradável (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1688313844605475&set=p.1688313844605475&type=1&theater).

Outra faz os porta-talheres para carregar na bolsa (https://www.facebook.com/groups/clubedaalicesecreto/permalink/2458522817569216/).

Tem copo de silicone dobrável (https://www.facebook.com/groups/clubedaalicesecreto/permalink/2525450747543089/).

Tem também aqueles paninhos ecológicos, encerados, que substituem o plástico filme para embalar frutas verduras ou vedar potes (https://www.facebook.com/panecoeco/videos/vb.2228238004093869/2228964223813504/?type=2&theater).

Enfim, tem muitas opções aqui no Clube que ajudam a levar uma vida produzindo menos resíduos.

Um passo de cada vez

Mesmo que nossas ações pareçam pequenas, saiba que com essas substituições você pode fazer uma grande diferença. Por exemplo: se você usar quatro copinhos descartáveis por dia no escritório, terá usado 1056 copos por ano. Sacola então, não dá nem para contabilizar quantas nós podemos deixar de usar ao substituir. Imagine então o que 500 mil mulheres, juntas, são capazes de fazer para diminuir a quantidade de plástico do nosso dia a dia.

E aí, topa o desafio #julhosemplastico?