Especial Coronavírus

MODOS DE SE UTILIZAR A ÁGUA SANITÁRIA DE FORMA CORRETA PARA HIGIENIZAÇÃO NO COMBATE AO COVID-19

1 – Água clorada combate o coronavírus, segundo a Defesa Civil do Estado do Paraná.

2 – Informações extraídas do site* da ABICLOR – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ÁLCALIS, CLORO E DERIVADOS sobre as formas de se utilizar corretamente a Água Sanitária:

– Para lavagem de verduras, frutas e hortaliças: Lave as verduras, frutas e hortaliças com água corrente em abundância, agite-as e mergulhe-as por 30 minutos numa bacia plástica com uma mistura na proporção de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água. Depois, lave-as novamente com água de torneira para retirar a água sanitária.

Atenção: a mistura de água com água sanitária utilizada na desinfecção dos alimentos não deve ser ingerida; recomenda-se aproveitar a mistura para a lavagem de pias, pisos, bancadas e utensílios domésticos em geral, incluindo toalhas e panos de limpeza.

– Para limpeza de sanitários: Utilizar solução preparada com 1 copo (200 ml) de água sanitária para cada balde de água com capacidade de 10 litros.

– Para limpeza doméstica depois de inundações**: Use água sanitária na proporção de 4 colheres (sopa) para cada litro de água, para lavar as paredes, pisos e outras superfícies molhadas pela inundação. Tenha certeza de que desinfetou e limpou todas as superfícies contaminadas, tanto interior quanto exterior.

– Para limpeza de caixas d´água: Deve ser limpa a cada seis meses. Para retirar o lodo, escove as paredes e lave-a com jatos d’água. Depois, encha-a com uma solução de 1 litro de água sanitária ou 1 copo (400 ml) de hipoclorito de sódio diluído em 1000 litros de água. Deixe desinfetar por 2 horas. Depois, esvazie a caixa d’água, abrindo todas as torneiras da casa. Encha novamente com água tratada para consumo.

* http://www.abiclor.com.br. Acesso em 27/03/2020.

** Observação do Clube da Alice: Essa diluição pode ser utilizada para limpeza de superfícies e embalagens; combate o COVID-19. Usar pano ou borrifador.

Luciana Assumpção Jorge