Saúde e Bem Estar

O Clube da Alice adverte: a automedicação é prejudicial à saúde.

Saudações Alices!

Este é meu primeiro post para o site do Clube da Alice, sejam bem vindas!

Sou mãe de dois meninos lindos e sapecas, sou também Pediatra e Professora de pediatria, amante dos cuidados e doenças de pele das crianças.

Estarei por aqui falando sobre alguns assuntos ligados à saúde que aparecem lá no País da Maravilhas.

E para começar, um assunto polêmico e muito frequente no Clube: a automedicação e exposição de situações de doenças na era da internet.

automedicação

Vou fazer um desafio: coloque na lupa do grupo as seguintes palavras FEBRE, GARGANTA, DERMATITE, TOSSE e veja o que aparece.

Vão aparecer vários posts com histórias como:

“ meu filho está com infecção de garganta e no ouvido … febre … dei novalgina … a febre subiu novamente… posso intercalar com o paracetamol?”

“ vcs conhecem um xarope que acalme a tosse?”

“ Preciso de indicação de algum remedinho bom para prisão de ventre que não de dependência”

A prática da automedicação é algo cultural, é comum em nosso país que a primeira opção frente a uma tosse ou febre seja a procura por uma opinião amiga ou a ida até uma farmácia para um remédio milagroso.

Nos dias de hoje é ainda mais fácil buscar ajuda na internet. Por que não colocar uma foto de uma lesão de pele e “escutar” a opinião de outras mães ou pessoas experientes? Ou então, basta digitar no portal de busca os sintomas e pronto, problema resolvido.

As propagandas de remédios contribuem e incentivam a automedicação. Prometem alívio rápido das dores e orientam que se procure o médico somente se os sintomas persistirem.

Na semana passada acompanhei um post no Clube da Alice de uma mãe que colocou a foto do filho com um problema de pele. Contou a historia e pediu ajuda. As respostas foram inúmeras, os diagnósticos diversos.

Dermatite, psoríase, alergia, infecção.

Ela foi orientada a passar diversos tipos de cremes, pomadas, hidratantes e também a dar xarope e antibiótico para o filho tomar.

Tive a oportunidade de conversar com esta mãe e perguntei a ela: “Valeu a pena ter colocado a foto dele no grupo?”

Ela me disse: “Não, fiquei bastante confusa com todas as respostas que li. Não sabia o que fazer”

Todas as medicações podem causar algum efeito indesejável, mesma aquelas que são compradas sem receita e usadas com frequência.

-Paracetamol é causa de insuficiência hepática (fígado).

-Dipirona pode causar uma dificuldade da nossa medula óssea produzir novas células do sangue.

-Ibuprofeno pode se responsável por causar problemas e dificuldade de funcionamento dos rins.

-Pomada com corticoide faz a pele ficar mais fina, surgirem espinhas e pelos.

-Antibióticos usados de forma errada fazem com que as bactérias se tornem resistentes, ou seja, o mesmo antibiótico pode não funcionar quando for preciso.

Estes são somente alguns exemplos de efeitos ruins que medicações comuns e usadas corriqueiramente podem ter em nosso corpo.

Medicações fitoterápicas também podem ter efeitos indesejáveis. Só porque é natural não quer dizer que não possa fazer mal.

Os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil e podem levar a morte.

Medicamentos devem ser guardados em local seguro, longe do alcance das crianças.

O uso de medicação por conta própria pode esconder sintomas importantes, atrasar o diagnóstico certo e agravar problemas de saúde.

Lembre-se que cremes e pomadas também são medicamentos e podem causar problemas de pele e no restante do corpo.

Um remédio que funcionou para mim pode causar graves problemas em uma outra pessoa.

Não poste fotos de doenças ou pergunte sobre dicas de remedinhos, mesmo aqueles ditos naturais.

Vamos deixar o nosso país das maravilhas de fora da automedicação, pois ela é prejudicial à saúde.

Por Dra Juliana Loyola Presa

Pediatra – presidente Departamento de Dermatologia da Sociedade Paranaense de Pediatra

FB: www.facebook.com/drajulianaloyolapresa

assinatura-blog-clube-Juliana-Loyola