fbpx
Alice em Forma

Pergunta para o Personal: Caminhada emagrece?


Olá meninas, bom dia.

Iniciamos hoje uma série de textos com as perguntas que sempre quisemos fazer para os profissionais que nos ajudam na luta diária pelo corpo e mente em forma.

Você tem alguma dúvida? Manda já para nós que vamos procurar um profissional para te responder, basta enviar par o nosso e-mail – [email protected]

Estreamos apresentando o super e querido personal Alessandro Dias.

Formado em Educação Física na Universidade Federal de Goiás e em Fisiologia do exercício na PUC- Pr, o Ale trabalha há 13 anos com modalidades de ginástica de sala, treinamento individualizado e grupos de corrida. Além de ser Crossfit Level 1 Trainer.

A pergunta que ficou para ele hoje é a seguinte:

Caminhada emagrece?

“Este é um questionamento que muita gente se faz quando pensa em perder aqueles quilinhos indesejáveis e iniciar uma atividade física.

A caminhada é um exercício seguro e que pode ser praticado em qualquer tipo de ambiente. Alguns pontos devem ser considerados ao iniciar uma atividade física:

√ Buscar um profissional / orientação especializada formado em educação física;

√ Fazer um check up com o seu cardiologista o qual atestará sua aptidão para o inicio de uma atividade física;

√ Usar roupas leves e confortáveis;

√ Se hidratar bem ao longo do período em atividade principalmente em dias de verão mais quentes;

√  Usar um calçado adequado a sua pisada evitará que você  tenha problemas futuros relacionados aos impactos nas articulações. Muitas lojas fazem testes de pisada e indicam o melhor tênis pra você.

Ao iniciar uma atividade física devemos observar e organizar nossa rotina, ter uma frequência semanal e se comprometer com ela trará sucesso nos seus objetivos. Ter uma alimentação saudável, fazer um plano alimentar personalizado para que o organismo utilize a gordura como fonte de energia durante o exercício.

A verdade é que eu só emagreço quando a meu gasto calórico é maior que a minha ingestão calórica diária.

Então precisamos reorganizar um todo. Procure uma nutricionista para mapear sua rotina e adequar sua ingestão calórica de acordo com seu ritmo de trabalho, sono, atividades e exercícios. Tudo deve ser levado em consideração.

Ter uma variedade maior de exercícios ou a combinação com outras atividades pode gerar maiores estímulos e promover mais rápidas adaptações.

Estudos comprovam que quanto maiores os ganhos de massa magra, maior a mobilização de gordura como substrato energético para manutenção desses músculos. Outro aspecto importante é que músculos fortes desempenham um papel importante na proteção das articulações e coluna vertebral, consequentemente, você poderá evoluir nos seus treinamentos.

Comece com um ritmo leve e aumente progressivamente respeitando os seus limites. Programe-se para começar com 15 a 30 minutos de sessões diárias, estabeleça percursos, convide amigas pra ir junto, crie um grupo.

Mas então professor, a caminhada emagrece ou não?

Foto – Ed Yourdon – Visual Hunt

Qualquer tipo de atividade sendo bem orientada e planejada trará bons resultados.

Estudos recentes indicam o treinamento intervalado como um bom método para emagrecimento. Você pode alternar um período com maior intensidade e outros em recuperação.

Se você é um iniciante comece períodos mais curtos, a verdade é que você sempre precisa promover estímulos diferentes em seu organismo. O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) se mostra mais eficiente do que o treinamento aeróbico tradicional quanto à queima de gordura e condicionamento físico geral. Esse aumento de intensidade pode ser pela velocidade, inclinação do terreno, tiros curtos ou longos, tempo de recuperação, frequência cardíaca (zonas de treinamento aeróbico e anaeróbico) entre outros. Várias academias atualmente viraram moda com aulas de treinamento intervalo (HIIT), estas aulas são geralmente curtas ( 15 a 20 minutos) na esteira ou até mesmo em parques com características de um treino forte.

Então Alices, posso assegurar que a melhor saída sempre é o movimento, o que não se movimenta enferruja e acumula poeira, nesse caso gordura.

Varie os seus estímulos, faça seu corpo conhecer novas possibilidades e a caminhada pode ser o seu primeiro passo pra uma vida de atleta. E lembrem-se, uma atividade repetida por algumas vezes se torna um hábito e garanto que lhe trará benefícios e qualidade de vida. Tenham persistência e um objetivo, estabeleçam metas que servirão de parâmetros para comparar a sua evolução. No mais, o que eu desejo é que você corram, suem e desfrutem de suas conquistas.”

 

Obrigada pelas dicas Ale, vamos te enviar muitas perguntas ainda, aguarde…

Quem quiser conhecer mais o trabalho do Alessandro pode acompanhá-lo no Insta e na Academia Forum, onde as Alices de Carteirinha tem descontos especiais – @alediaspersonaltrainer  

Beijos meninas e até a próxima!!!!

 

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO