fbpx
Casa & Decoração

Prático, mas nem tanto


No últimos dias falamos muito no Clube da Alice sobre como dobrar lençois de elástico corretamente. Mas afinal de contas, eles são ou não são práticos?

Muitas Alices confessaram não saber dobrar e outras, como eu, nem com a explicação ao vivo conseguiram se entender.

Segue o vídeo que fizemos na loja da Karsten no Batel com a personal organizer Letícia Lepchak da Cadê minhas coisas? – (fb.com/cademinhascoisas).

##Resultado – Parabéns Divangela Matioski, vc ganhou o nosso sorteio e pode retirar seu presente na loja da Karsten no Batel##Vc sabe dobrar um lençol de elástico corretamente?Hoje nós estamos na loja de fabrica da Karsten no Batel p te passar muitas dicas com a personal organizer Leticia Lepchak.Comenta a live p concorrer a um presente especial para vc curtir o verão depois de deixar seus armarios igual ao de uma loja.A loja da Karsten no Batel fica na Rua Cap. Souza Franco esquina com a Carlos de Carvalho.

Posted by Clube da Alice on Tuesday, January 22, 2019

Fui procurar na internet mais sobre o assunto e achei este blog do Dr. Lava Tudo, cheio de dicas para limpeza e organização da casa. Olha que legal o que eles postaram:

“Se tem algo que todas as pessoas que cuidam de casa têm dúvida ao menos uma vez na vida é: como dobrar lençol de elástico. Você até que tenta, mas ele parece nunca ficar igual ao da loja, naquele momento em que você o comprou e veio embalado e dobrado perfeitamente.

O seu, parece um monte de tecidos embolados, que só deixam o armário bagunçado e ocupando muito mais espaço do que deveria.

Por isso, hoje vamos ensinar como dobrar lençol de elástico de um jeito simples!

 Prático… mas nem tanto!

 

como dobrar lençol de elástico

 

A verdade é que a invenção do lençol com elástico facilitou muito a nossa vida. Ele ajuda na hora de arrumar a cama, deixando-a lisinha e mais confortável para dormir.

Além disso, não temos mais que passar por aquela situação chata de dormir, mexer durante a noite e o lençol se soltar. Quando menos percebemos, estamos deitados diretamente no tecido do colchão.

Você sabia que depois de apenas dois anos de uso, 10% do peso do colchão é composto por ácaros Esses são aqueles bichinhos indesejáveis, que causam doenças respiratórias e alergias. Por esse motivo, é tão importante ter um lençol limpinho e bem preso na cama.

No entanto, apesar da praticidade para arrumar a cama e dormir bem, na hora de passar e dobrar o lençol, a situação é bem diferente!

Quer ter a cama perfeita? Aprenda também outras dicas de como dormir bem.

 Como dobrar lençol de elástico? Um miniguia para você!

Para ter o lençol de elástico dobrado perfeitamente, criamos um miniguia com todos os passos para fazer a dobra ideal. Ao final, ele ficará retangular, sem partes mais altas ou amassadas.

Então vamos lá, veja como dobrar lençol de elástico em seis passos:

O mais importante aqui é entender que, ao finalizar, todas as pontas com elástico estarão unidas, facilitando que o lençol fique em formato retangular.

 

como dobrar lençol de elástico

 

  1. Vire o lençol do lado avesso e coloque suas mãos dentro das pontas “curvadas”. Deixe a parte mais comprida do lençol entre seus braços.
  2. Depois, una as mãos, encaixando bem as costuras. A ponta da mão direita deve passar por cima da ponta esquerda, assim ela ficará do lado certo do lençol (e não mais do lado avesso).
  3. Onde estava a sua mão esquerda, coloque a mão direita. Passe a mão esquerda pelo lençol para deixá-lo retinho e alinhado e encaixe-a dentro das outras pontas do lençol.
  4. Passe novamente as pontas da mão direita em cima da mão esquerda. Dessa forma, todas as pontas com elástico estarão unidas, encaixadas no mesmo canto do lençol.
  5. Agora é hora de colocar o lençol sobre uma superfície plana. Passe a mão para deixar tudo lisinho e esticado.
  6. Por fim, esconda as partes com elástico dobrando-as para dentro e forme um retângulo do tamanho que quiser. Prontinho!

 

como dobrar lençol de elástico

 

Outras dicas para lidar com o lençol de elástico

 

Além de saber como dobrar lençol de elástico, é importante também saber como lavar, passar e empilhar da melhor maneira.

 

  • Como lavar lençol de elástico

 

O lençol de elástico deve ser lavado exatamente como outros tipos de lençol. A indicação é trocá-los uma vez por semana, já que os tecidos acumulam muitos microrganismos que fazem mal à saúde, além de resíduos do corpo.

Antes de lavar, balance bem o lençol para retirar sujidades maiores, sobretudo se você tiver animais de estimação que soltam muitos pelos.

Confira a etiqueta do lençol antes de lavar, para checar as orientações do fabricante. Lembre-se também de dividir as roupas de cama por cores, lavando as claras e escuras separadamente.

Se for lavá-las na máquina, a dica é optar pelo sabão líquido, que não deixa resíduos, e lavar usando o ciclo para roupas delicadas. Use amaciantes com aroma suave, para evitar alergias e que você se enjoe do odor ao longo da noite.

 

  • Como passar lençol de elástico?

 

Passar o lençol de elástico parece difícil, mas é muito simples.

Dobre-o ao meio e coloque uma ponta dentro da outra, encaixando-as nas extremidades da tábua de passar roupas.

Lembre-se que é importante que o tecido esteja ainda um pouco úmido quando for passar. Usar um ferro a vapor também é uma boa dica, já que ajuda a esticar o tecido – geralmente feito de algodão.

 

  • Como empilhar e guardar?

 

como dobrar lençol de elástico

 

A maior dica quando falamos em empilhar os lençóis é dobrá-lo corretamente, da forma que ensinamos hoje.

Caso contrário, se você o guardar embolado, formará uma pilha irregular, que pode cair a qualquer momento. Sem contar que seu armário e prateleiras ficarão uma verdadeira bagunça!

Dessa maneira, passe o lençol, dobre-o corretamente e coloque um por cima do outro, deixando as peças maiores por baixo, para equilibrar a pilha.

  • Junte as peças de um mesmo jogo de lençóis

Outra dica na hora da organização que facilitará muito sua rotina é guardar todas as peças de uma mesma roupa de cama juntas.

Como o lençol que cobre o colchão, em geral, é maior, empilhe o lençol com o qual você se cobre e as respectivas fronhas dos travesseiros e coloque tudo no meio do lençol de elástico – como se fosse uma embalagem. Assim, quando você for trocar a roupa de cama, o conjunto já estará prontinho.

 

  • Como comprar o lençol de elástico perfeito para sua cama?

Antes de comprar um lençol de elástico, meça seu colchão. Ele poderá ser de criança, solteiro, viúva, casal – queen ou king sizes – e por aí vai. As variações são muitas, portanto considere a largura, comprimento e espessura do colchão.

Caso contrário, mesmo o lençol sendo de elástico, ele poderá se soltar facilmente da cama ou ainda ficar maior que o colchão, formando uma aparência desleixada.

 

E você? Tem alguma dica legal para compartilhar com a gente? Envie para [email protected], quem sabe ela não aparece aqui no blog também.

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO