Saúde e Bem Estar

Problemas de audição dificultam relação entre pais e filhos

Será que o seu pai está te ouvindo bem? Como está a audição dele?

Com o Dia dos Pais chegando, é importante refletir sobre como problemas relacionados à audição podem interferir na relação familiar.

Uma verdade (quase que inquestionável) é que a relação entre pais e filhos é um desafio, não é mesmo? Os pais passam grande parte da vida aprendendo como lidar com cada situação (muitas vezes ainda não vividas por eles). Mas, chega uma hora em que o tabuleiro desse jogo parece virar, a situação inverte. Os filhos já não moram com os pais e são eles que passam a aprender a como lidar com que os criou.

Agora imagine a seguinte cena: durante uma conversa em família, o pai não escuta o que o filho disse e pede para a frase ser repetida. O que você acha que o filho provavelmente vai fazer? Infelizmente, o mais comum é ele dizer algo do tipo “Ah pai, tá surdo? Eu não vou ficar repetindo frase por frase!”. O pai, constrangido, se cala e aos poucos vai se privando dos momentos em família. Para ele já não é mais uma alegria participar das conversas, interagir com os filhos e os netos ou contar boas e velhas piadas.

A grande questão é: um pai não aprendeu a depender do filho, pelo contrário, a missão sempre foi ele cuidar dos mais novos. Segundo a psicóloga Pedra Aparecida Bucci, precisamos nos fazer certas perguntas em relação aos nossos pais. “O que eu faço por eles? Observo que eles estão envelhecendo e demandam certos cuidados? Um idoso muitas vezes apresenta certa teimosia e não quer incomodar. É aí que os filhos devem ficar atentos aos problemas de saúde, como uma deficiência auditiva. Ouvir é uma das condições para uma vida social saudável”.

widex curitiba

Pare e pense, como anda a audição do seu pai?

Quantas vezes seu pai teve paciência em repetir alguma coisa para você? Ou então, teve o cuidado de limpar o seu ouvido, levá-lo ao médico, fazer exames e só se sentir tranquilo, ao saber que estava tudo certo. Com o tabuleiro do jogo virando, é a sua vez de, como filho, dar atenção à saúde de seu pai.

Será que seu pai está te ouvindo como ele gostaria? Ou então, será que você está percebendo os problemas que seu pai vem enfrentando como você deveria? A dica da psicóloga Pedra Aparecida Bucci é ficar sempre atento. “Observe mais seu pai. A TV está com volume alto demais? Nos encontros de família ele participa ou fica isolado? Ele interage? Uma das dificuldades da idade é a audição que vai diminuindo, e se não for tratada pode levar ao isolamento, podendo levar até a uma depressão”. Essa é a hora de você agir e cuidar de quem sempre cuidou de você. Existem tratamentos e locais especializados para atender cada situação, como a Widex Aparelhos Auditivos.

A WIDEX Aparelhos Auditivos, empresa parceira do Clube da Alice e com representação em Curitiba, é uma referência mundial na fabricação de aparelhos auditivos de altíssima qualidade, inovação e fidelidade. Fundada há mais de 60 anos na Dinamarca, a WIDEX Aparelhos Auditivos é especializada em ajudar as pessoas a ouvir bem e visa dar aos seus clientes um acesso ilimitado ao mundo do som, por meio de uma audição perfeita. Conheça um pouco mais da WIDEX em http://www.widexpr.com.br .

Não deixe que um problema auditivo atrapalhe a sua vida e da quem você ama. E lembre-se, como todos nós também vamos envelhecer, estarmos atentos à eventuais sinais de problemas de audição é uma missão essencial para uma boa qualidade de vida.

sides curitiba

Conheça mais sobre possíveis problemas de audição. O zumbido é um deles, leia mais sobre em https://clubedaalice.com.br/zumbido-que-barulho-e-esse/