fbpx
Alice TV

Proteção dos animais: um dever social


Pets são muito importantes na nossa vida, fazem parte da família e ajudam em diversas coisas do nosso dia a dia, alguns são até terapêuticos pois auxiliam no tratamento de depressão, ansiedade, conseguem acalmar crianças com autismo e fazem a nossa vida muito mais feliz. A proteção dos animais é responsabilidade não apenas do poder público, mas da sociedade como um todo. 

E hoje, aqui no País das Maravilhas, esse é o nosso tema: a causa animal! O entrevistado é o delegado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Matheus Laiola e com as criadoras do projeto Fucinho do Ganchinho. Ele ficou conhecido pelo caso da Rinha de Mairiporã, um evento muito triste, mas com muito esforço eles conseguiram acabar e resgatar os animais envolvidos. 

“Qualquer Rinha é ilegal, não existe permissão legal para isso, qualquer rinha é ilegal no país”, explicou o Dr. Matheus. 

A proteção dos animais são responsabilidade de todos nós!  

O Delegado explicou que uma grande parte dos animais resgatados pela Delegacia de Proteção Ao Meio Ambiente, infelizmente, não são absorvidos pelo poder público, eles normalmente acabam indo para ONGs e protetores independentes, e existem muitos municípios que não possuem nenhum tipo de iniciativa pela causa animal. Então é muito importante que todos procurem fazer a sua parte para preservar a vida e a integridade dos nossos amigos de patas.

Curitiba é uma cidade que tem muitas iniciativas para a proteção dos bichinhos, como multirões de vacinas, microchipagem, atendimento emergencial, etc. Mas, mesmo assim, eles dependem de todos nós, e a indicação é que, se você encontrar um bichinho e puder cuidar, ele vai ficar muito feliz num novo lar e você ajudará a salvar mais uma vida. 

“Publica o bichinho nas redes sociais, peça ajuda, faz viralizar, alguém sempre acaba ajudando”, indicou o Dr. Matheus. 

Ao adotar, tem que ter muito amor, cuidado, carinho e responsabilidade! Se você adotar um gatinho, por exemplo, não deixe ele ter acesso à rua e coloque tela sua casa, se você estiver apenas como Lar Temporário, procure saber todas as condições que a família para a qual você está entregando o bichinho tem para cuidar dele e garantir que ele esteja seguro, amado e saudável. 

Muitas outras dicas e informações importantes foram passadas durante este Chá das Cinco, para acompanhar tudo clique aqui e assista a nossa live completa!