fbpx
Saúde e Bem Estar

Sarampo – a prevenção ainda é o melhor remédio


Infelizmente, após 20 anos tivemos um caso de Sarampo registrado em Curitiba.

O sarampo é uma doença grave, que no passado foi a causa de morte de muitas crianças.

O início da vacinação trouxe uma outra realidade em que as crianças ficaram imunes a doença. Pessoas com sarampo podem apresentar febre alta, irritação nos olhos, mal estar importante, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, nariz escorrendo.

Muitas cidades do Brasil estão em alerta por surto de sarampo. Esse problema levantou muitas dúvidas sobre a vacinação contra a doença.

Você sabe se está protegido? Quando tomar a vacina?

A primeira dose da vacina geralmente é tomada aos 12 meses de vida, e a segunda aos 15 meses. O Ministério da Saúde fez uma recomendação esta semana de que bebês entre 6 a 12 meses devem tomar uma dose da vacina.

Nesse caso, o calendário continua normalmente, ou seja, quando fizer um ano, vai tomar uma dose e uma terceira dose quando completar 15 meses.

As pessoas que têm um calendário vacinal atualizado, ou seja, as que tomaram as duas doses da vacina quando crianças, e as que já tiveram sarampo na infância não precisam tomar a vacina. Em ambas as situações a imunização é permanente.

Se você perdeu sua carteirinha de vacinação, confirme se está imunizado em uma unidade de saúde da sua cidade. Caso não esteja, é necessário tomar a vacina.

Pessoas com até 29 anos precisam tomar duas doses, e pessoas entre 30 a 49 anos precisam tomar uma dose da vacina tríplice viral. Quem possui 50 anos ou mais, bem como imunodeprimidos ou gestantes, não devem tomar a vacina. Profissionais de saúde que não sabem se estão imunizados contra o sarampo precisam tomar duas doses da vacina.

A prevenção é o melhor remédio!

Alguma dúvida? Converse com o pediatra de seus filhos, confira a carteira de vacinação. Consulte a unidade de saúde mais próxima de você!

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO