fbpx
Cuidando do seu dinheiro

Seu salário não dura até o final do mês?


Seu salário não costuma durar até o final do mês e a culpa é do dinheiro?

A maioria das pessoas preferem acreditar o que acontece de ruim com elas é culpa do dinheiro. Se o salário não dura até o final do mês, está endividado, fazendo empréstimos e contas os dias para o salário cair na conta de novo, é porque não ganha o suficiente.

Quando se está nessa situação, é importante ter consciência de que a culpa não é do seu salário. Para sair dessa situação, primeiro é preciso aceitar a culpa, depois disso evitar alguns pensamentos que podem afundar financeiramente qualquer pessoa.

Acreditar que dinheiro é pra ser gasto: É muito comum as pessoas pensarem que “Quem poupa não aproveita a vida”. Logo é possível perceber que pessoas que pensam assim, são pessoas que estão sempre endividadas. Não se permita pensar dessa forma, pois o dinheiro não existe para ser gasto, mas sim para gerar tranquilidade e garantir seu futuro. Acreditar nessa filosofia é errado, e acaba com o seu dinheiro sem nenhum propósito.

É importante que você saiba que existe espaço para tudo no seu bolso, para se divertir, pagar as contas, para economizar e investir. Ter equilíbrio é muito importante para manter a estabilidade financeira e a mental.

Eu mereço: Essa desculpa é a que mais abre buraco no orçamento das pessoas. E o pior, serve para tudo! Você ganhou uma promoção no trabalho? Logo pensa, eu mereço trocar de carro. Você trabalhou duro a semana inteira? Eu mereço ficar uma semana em um resort de luxo.

Perdi meu emprego que estava a 10 anos. Eu mereço umas férias prolongadas.

O problema não está em usar o dinheiro para se divertir, o problema é quando se usa todo o dinheiro para se divertir. Infelizmente isso que acontece bastante. Dessa forma, gastar dinheiro acaba se tornando uma compulsão, o que é extremamente problemático, tratar essa compulsão é o primeiro passo.

Manter as aparências: Esse pensamento é bem comum, o ser humano gosta de mostrar que a falta de dinheiro não é problema, quando na verdade é. Querem mostrar que não se preocupam com o preço de nada, e geralmente optam pelo mais caro, somente para ostentar. Mas quando a conta do cartão chega, não tem dinheiro o suficiente para pagar, acaba usando o cheque especial, e não sobra nada para economizar e investir naquilo que realmente importa. Não vale a pena gastar dinheiro para impressionar ninguém, a única coisa que tem que ser impressionada é seu bolso, ostente sua conta bancaria para você mesmo. Pois no final do mês ninguém vai pagar sua conta.

Não saber o que acontece com seu dinheiro: O hábito de não ter total controle do dinheiro que entra e do dinheiro que sai, empobrece muita gente. Separe pelo menos dois dias no mês para anotar todo dinheiro que vai entrar e todo dinheiro que vai sair do seu bolso, desde o cafezinho até a conta de luz, você vai se surpreender com os números, e isso vai te ajudar a controlar mais seus gastos e economias.

Não ter objetivos: O habito de planejar tudo com antecedência, poupa muito tempo e dinheiro. Viajar sem um planejamento, sai muito mais caro do que já ter tudo planejado: lugar onde vai ficar, lugares para visitar, compras de lembrança. Esse método pode te poupar muito dinheiro em combustível, hospedagem e muita dor de cabeça. Planeje e saiba para onde vai seu dinheiro, quanto vai gastar e quanto vai poupar. Tenha em mente que essas pequenas atitudes podem garantir sua independência financeira.

Faça seu planejamento financeiro e separe 10% dos seus ganhos para poupar para o futuro. Defina
uma data para se livrar das suas dívidas e faça de tudo para alcançar esse objetivo no tempo definido. Dessa forma economizar vai ficar mais fácil e seus objetivos mais claros.

 

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO